O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que pode fazer toda a diferença na hora de tomar decisões a respeito do dinheiro da empresa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que permite o controle da movimentação financeira de uma organização, apontando os números referentes à entrada e saída de recursos na empresa. Esta é uma forma de gestão que indica qual o saldo do caixa para o período projetado, permitindo que o setor financeiro da empresa saiba qual o valor de todas as obrigações assumidas, o que se tem a receber e qual o saldo em caixa.

Na hora de analisar o fluxo de caixa, é preciso estar atento ao saldo, que representa a diferença entre recebimentos e pagamentos. Se o saldo estiver negativo, significa que a empresa tem mais saída de dinheiro do que entrada — ou seja, mais gastos. Diante dessa situação, o gestor precisa rever os gastos para aumentar a entrada de dinheiro.

O fluxo de caixa, portanto, é fundamental para que os gestores estejam informados da real situação financeira da empresa, adotando as melhores decisões e estratégias financeiras e administrativas.

Como fazer o fluxo de caixa?

Para realizar um bom fluxo de caixa, existem alguns caminhos a serem seguidos. Confira algumas dicas a seguir:

Simplifique

Em vez de inserir diversos níveis de receitas ou despesas, agrupe essas informações sempre que possível. Essa simplificação é essencial para ter um negócio bem organizado.

Utilize ferramentas de controle

A principal ferramenta de controle é a planilha de fluxo de caixa, que contém todos os itens necessários para organizar, analisar e tirar as informações essenciais do fluxo de caixa. Quem não gosta de utilizar planilhas pode utilizar um livro caixa ou sistemas específicos para gestão de fluxo de caixa.

Faça análises e mensurações periódicas

É necessário analisar os gráficos, indicadores financeiros e dados que indiquem a real situação do seu fluxo de caixa, identificando se ele está positivo ou negativo.

Aproveite os resultados para elaborar estratégias

Com os dados de fluxo de caixa em mãos, é possível diagnosticar se a empresa está percorrendo um caminho positivo ou negativo. Ao ver esses caminhos, pense nas melhores estratégias sobre aquilo que precisa ser mudado para que sejam alcançados bons resultados.

Vale destacar, por fim, que fazer um fluxo de caixa exige que o empreendedor tenha disciplina para registrar todas as movimentações. E para entender melhor o comportamento de consumo, é necessário detalhar ainda mais o seu fluxo de caixa.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo e lembre-se de curtir e compartilhar o conteúdo suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Georgejmclittle / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010