Organização! Confira 13 dicas de como organizar a sua mesa trabalho

mesa de trabalho organizada

Uma mesa desorganizada pode atrapalhar a produtividade do profissional e causar atrasos.

Por ser um local onde as pessoas passam grande parte do dia, a mesa de trabalho deve ser sempre organizada e servir de inspiração para o profissional. Uma mesa desorganizada é sinônimo de perda de tempo, pois ela pode atrapalhar a produtividade e causar atrasos e estresse.

Um colaborador que consegue manter a ordem em sua mesa de trabalho economiza tempo e consegue realizar suas atividades de forma eficaz, uma vez que encontra documentos com maior facilidade. Além disso, ele garante um ótimo cartão de visitas.

Neste artigo você vai descobrir quais são as grandes vantagens que a organização pode promover no seu ambiente de trabalho e mais, vou te passar uma lista com dicas verdadeiramente eficientes e que vão te ajudar nesse processo de se tornar mais organizado. Acompanhe-me nesta leitura.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Importância de ter uma mesa de trabalho organizada

Olhando de fora parece muito mais do que óbvio que precisamos nos manter organizados, não é mesmo. Seja quando estamos falando do nosso ambiente de trabalho ou, também, na nossa vida pessoal.

A organização é uma prática fundamental para desenvolver de modo eficiente as nossas tarefas do dia a dia. Ao ponto que, a desorganização pode prejudicar consideravelmente a nossa produtividade e, deste modo, prejudica a conquista dos nossos objetivos.

E, quando falamos de organização no trabalho, não existe uma figura mais representativa do que a mesa com a qual realizamos, dia após dia, as nossas atividades profissionais. E, embora a maioria das pessoas saibam que a organização é muito importante, não é difícil olharmos por aí e percebermos locais de trabalho bastante desorganizados.

Inúmeras são as causas que geram esse tipo de resultado, mas lembre-se, é possível tomar atitudes que contribuam para que toda essa bagunça fique bem longe, e, fazer isso, pode acarretar em inúmeros benefícios para você e, também, para a empresa.

Alguns desses benefícios são:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior controle em relação ao tempo;
  • Redução dos níveis de estresse e ansiedade;
  • Conforto e bem-estar;
  • Maior possibilidade de reconhecimento/promoções/benefícios;
  • Reduz as chances de perda de documentos;
  • Otimiza sua rotina diária e muito mais.

Já deu pra notar que vale muito a pena um esforço para manter a organização, não é mesmo? Mesmo que não parta nenhuma iniciativa dos seus líderes e gestores, existem várias atitudes que podemos colocar em prática desde já.

Confira uma lista com 13 dicas que vão te ajudar nesse processo de se tornar mais organizado e logo logo você vai perceber os resultados positivos dessa ação. Vamos lá!

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!

Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Dicas para manter sua mesa de trabalho organizada

1. Não fique procrastinando

O primeiro passo é começar: se a bagunça for grande, inicie a arrumação por pequenas áreas e se livre, de uma vez por todas, da procrastinação.

2. Descarte o que não tem utilidade

Separe o que é lixo: canetas que não funcionam mais, revistas antigas, papéis de publicidade, cartões de visita, cabos estragados e catálogos devem ser eliminados de sua mesa.

3. Organize a papelada

Organize papeis e documentos, classificando-os de acordo com o assunto. Em seguida, arquive tudo em pastas ou catálogos.

4. Utilize a quantidade mínima de papel

Jogue fora todos os papéis que você não precisa e estão apenas ocupando espaço na sua mesa. Para aqueles que você ainda precisa, a melhor saída é digitaliza-los: existem inúmeros aplicativos e sites que desempenham essa função. Com isso, você ainda estará ajudando o meio ambiente.

5. Arquive documentos

Os documentos que não forem mais tão úteis e que você não precisa acessar com tanta frequência podem ser arquivados em um local diferente da sua mesa de trabalho, como em armários e prateleiras.

6. Cuidado com os enfeites

Não enfeite demais a sua mesa com objetos pessoais, pois eles podem acabar ocupando um local que deve ser de trabalho.

7. Arrume as canetas

Não deixe canetas e itens de escritório espalhados pela mesa. Em vez disso, organize-os em porta-canetas e garanta que elas estejam em locais acessíveis.

8. Atenção com gavetas e caixas

Acessórios como caixas, gavetas e pastas podem auxiliar bastante na hora de organizar sua mesa, mas também ocupam espaço. Por isso, cuidado para não abarrota-los, pois você estará apenas transferindo a bagunça de lugar.

9. Use divisórias

Coloque divisórias nas gavetas, separando os objetos para encontra-los com mais facilidade.

10. Não abuse dos post-its

Não encha a sua mesa e seu monitor com post-its, pois eles podem tirar a sua concentração. Se você precisa fazer muitas anotações, tenha um caderno exclusivo para isso.

11. Cuidado com restos de comida

Não deixe copos, jarras e embalagens de comida sobre a mesa. Este é um hábito prejudicial à higiene e que pode causar acidentes.

12. Identifique documentos importantes

Organize e identifique tudo em sua mesa, de modo que qualquer pessoa consiga ter acesso às suas coisas, caso necessário.

13. Não acumule

Não deixe a bagunça se acumular: crie o hábito de sempre manter sua mesa organizada ao sair do expediente de trabalho.

Lembre-se, bagunça física é sinônimo de bagunça mental. Por isso, siga as dicas acima e mantenha sua mesa de trabalho sempre organizada.

Os resultados serão percebidos logo logo e, com isso, você vai promover não apenas um ganho de desempenho nas suas atividades mas um profundo desenvolvimento de sua consciência profissional.

Questão que contribuirá significativamente para que você se torne cada vez mais apto a conquistar as metas e objetivos das quais você sempre almejou para a sua vida.

E aí, está pronto para se livrar da bagunça? Comece agora mesmo e, se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais e confira também meus outros artigos que vão te ajudar a potencializar verdadeiramente as suas habilidades.

Imagem: Stokkete / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds