Quais características devo priorizar de uma empresa que considero boa para trabalhar?

Características de uma empresa É importante que os profissionais levem em conta as características da empresa, avaliando se elas atendem às suas expectativas, antes de decidir trabalhar nela.

 

Quando estamos à procura de um emprego, entramos em contato e encaminhamos nosso currículo para várias empresas. Empresas estas que avaliarão quem, dentre todos os candidatos, têm o perfil ideal para se tornar um de seus colaboradores

O perfil é traçado com base em características que a empresa julga importante que o candidato selecionado tenha, para que ele um trabalho de excelência, que contribua, efetivamente e na prática, para o alcance das metas e objetivos almejados por esta.

Este cenário que tracei é bastante comum a todos nós, não é mesmo?! Porém, o inverso também pode acontecer, ou seja, muitos profissionais podem desenvolver o hábito de avaliar as empresas que consideram boas para trabalhar, priorizando as características que estejam verdadeiramente de acordo com o que desejam para suas próprias carreiras.

Você prioriza empresas com características que você considera importantes? Quais elementos você acredita que uma empresa deva ter para ser considerada um local bom para se trabalhar? Fiz uma lista para que você possa se orientar e avaliar assertivamente a próxima organização na qual está pretendendo trabalhar. Continue a leitura e confira!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Características de uma empresa boa para trabalhar

Por mais que você não esteja acostumado a se colocar no papel de avaliador, é importante que você o faça, pois a empresa na qual você escolhe estar pode lhe trazer uma grande oportunidade de crescimento em sua carreira ou pode acabar atrasando seus planos de desenvolvimento e sucesso. 

Sendo assim, para que você saiba o que deve priorizar, aqui vão as características mais importantes que um empresa deve ser para ser considerada realmente boa para se trabalhar.

1 – Investimento no desenvolvimento de habilidades

Uma empresa que acredita e valoriza o desenvolvimento de habilidades profissionais é um ótimo local de trabalho. Em organizações assim, os colaboradores estão motivados a crescer profissionalmente, pois sabem que estão em um local são verdadeiramente valorizados. 

2 – Cultura organizacional autêntica 

Tem empresas que possuem características próprias, que se trata basicamente de uma autenticidade presente não só na comunicação externa como nos processos internos. Valorize uma empresa que conduz o seu negócio com autenticidade e criatividade, que possui tais características em sua cultura organizacional. 

Isso atesta que elas (as empresas) lidam com o mercado com base em suas próprias soluções e não plagiando as práticas dos concorrentes. Atitudes assim também reforçam que esta empresa valoriza o capital humano. 

3 – Flexibilidade em seus processos 

Quando falamos em valorização do capital humano e soluções próprias, falamos também de processos flexíveis e ajustes, não só para os clientes, mas também para os colaboradores. A flexibilidade nos processos de gestão mostra que a empresa escuta seus colaboradores e que a gestão não é pautada somente pelo cumprimento de ordens. 

4 – Empresas inspiradoras

Tem empresas que se tornam referência de sucesso nos mercados em que se encontram. Empresas que se tornam um exemplo a ser seguido, seja pela gestão ou pelo modelo de negócio. Se a organização em que você está ou que deseja trabalhar em um futuro próximo se enquadra em um dos exemplos acima, acredite: ela é uma boa empresa para se trabalhar.

5 – Oportunidades claras de crescimento

Algo que desestimula bastante os profissionais que fazem parte de uma empresa é a falta de oportunidade que estes têm para crescerem, efetivamente e na prática, em suas carreiras, o que acarreta no aumento do turnover nos negócios. 

Neste sentido, as organizações consideradas realmente boas para se trabalhar são aquelas que tem e que oferecem um plano de carreira e crescimento claro e bem estruturado a seus colaboradores. Assim, a minha dica é que você pesquise e verifique com o recrutador, no momento da entrevista, por exemplo, se a empresa conta com esta tipo de planejamento, para que, dessa maneira, você conheça exatamente o seu próximo local de trabalho. 

6 – Feedbacks constantes

Outra característica que torna uma empresa um bom local de trabalho é a sua capacidade de oferecer feedbacks constantes a seus colaboradores. Este é um elemento de verdadeira importância, pois é através desta poderosa ferramenta, que os profissionais têm a oportunidade de saber onde estão errando, onde estão acertando, seus pontos fortes, os pontos em que precisam melhorar, bem como as expectativas que a organização tem com relação a eles. 

A partir disso, as chances de se tornarem profissionais e indivíduos melhores, e de que crescerem em suas carreiras, aumentam de forma significativa.

7 – Reconhecimento

Todo e qualquer tipo de profissional deseja ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve dentro da empresa da qual faz parte e com certeza com você esta realidade não é diferente. Neste sentido, ao avaliar se a próxima organização na qual você pretende estar é é realmente boa, verifique se ela tem programas de reconhecimento, como premiações, formas de parabenização pelo bom desempenho, bonificação, seja financeira ou não, progressão salarial, entre diversas outras. 

Identificando que a empresa possui esta filosofia e esta cultura de reconhecimento, com certeza você estará diante de uma organização que, não só reconhece, como também valoriza seus colaboradores. 

8 – Ambiente saudável

Toda empresa que se preze sabe que, para que seus colaboradores tenham um bom desempenho diariamente, ela precisa se empenhar para lhes oferecer conforto, não só físico, mas também emocional, e isso é possível através da forma como esta lhes proporciona um ambiente agradável e saudável para trabalharem. 

Assim, algo que você deve observar para realmente considerar se a empresa é boa é se o seu ambiente é agradável, se existem momentos em que os colaboradores têm a oportunidade de aliviar as longas jornadas de trabalho, se existe uma boa estrutura, inclusive com espaço de lazer e descompressão, entre diversas outras características que contribuam para que os profissionais sintam-se confortáveis e verdadeiramente à vontade. 

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

9 – Confiança

A relação entre empresa e colaboradores precisa ser uma relação em que haja real entre ambas as partes confiança. O que quero dizer é que profissionais tendem a se sentir melhor em organizações que confiem no trabalho que estes desenvolvem, bem como em suas competências, habilidades e em sua capacidade de contribuírem para o crescimento empresarial e para o alcance dos resultados extraordinários que a empresa almeja. 

Neste sentido, uma organização que fomenta a autonomia entre seus colaboradores, que confia no que cada um está fazendo, tem grandes chances de ser considerada uma boa empresa para se trabalhar.

Uma das maiores sensações que você pode ter em uma empresa que é realmente boa para se trabalhar é a de pertencimento. Neste tipo de ambiente você sentirá que, além de ter reconhecimento, você é verdadeiramente valorizado, pois é ouvido, suas ideias são colocadas em prática, existe colaboração entre todos os profissionais, entre diversos outros fatores, que te motivam e fazem com que você realmente queira estar neste lugar todos os dias. 

Procure um ambiente assim e com certeza você estará em uma empresa considerada boa para trabalhar. 

E para você, existem outras características que você acredita serem importantes para que uma organização seja considerada realmente boa para se trabalhar? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: Aekotography / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010