Como atingir a autorrealização

autorrealização na vida

Faça um balanço na sua vida e descubra o que te deixa realizado e satisfeito

Buscamos sempre aquilo que nos agrada, que nos faz bem, que nos traz realização. Somos seres motivados pelas nossas vontades e desejos. Acordamos todos os dias com o intuito de fazer do nosso dia uma jornada rumo ao alcance de nossos objetivos.

Ter uma casa, um carro, constituir família, estudar, tornar-se um grande profissional, conhecer o mundo, estes e muitos outros desejos estão presentes nas mentes dos seres humanos. Dia a dia procuramos dar um passo rumo a nossa autorrealização, mas não existem fórmulas secretas e nem prontas para isso.

Mas, o que seria a autorrealização?

A autorrealização é estar realizado com todos os aspectos de sua vida, que incluem carreira, relacionamentos, saúde, educação e espiritualidade. É se sentir completo e com a sensação de que tudo está no lugar e você atingiu a maioria das coisas que sempre almejou, ou de que está no caminho para concluí-las.

E como atingir a autorrealização?

Antes de tudo, você precisa fazer um balanço em sua vida para entender o ponto que você está e aonde quer chegar. Faça uma grande reflexão sobre a sua existência, seus sonhos, o que te faz feliz e te mantém satisfeito. Pense naquilo que você já tem e o que quer atingir, seja a curto, médio ou longo prazo. Esse momento é importante também para você avaliar o que não te deixa feliz, que te prende e te desmotiva, pois você ou cortar o que te deixa para baixo ou pensar em alternativas que possam reverter a situação.

Após fazer essa avaliação, está na hora de planejar. Com os seus objetivos de vida em mente, comece a traçar planos para atingir suas metas. Nessa etapa, é muito importante você ter consciência do que consegue atingir e em quanto tempo isso é possível, pois estipular mais do que você consegue fazer pode gerar frustrações. Com um planejamento pessoal em mãos, está na hora de cumprir tudo o que foi estipulado dentro de seu prazo, e ir diariamente anotando o que foi feito e como você se sente com essas pequenas mudanças e melhorias. Um ponto importante durante o andamento desse processo é manter o foco, lembrando-se sempre do que é mais importante e mantendo-se motivado a alcançar os seus objetivos.

Ao chegar ao seu objetivo, comemore, celebre sua conquista e faça uma reflexão de tudo que fez, ou seja, realize um autofeedback, pois ele te ajudará a enxergar melhor os pontos o qual você foi excelente e os que não foram tão bons assim. Retire o que foi positivo de toda essa experiência, pensando não só no que conquistou como também no que fez durante essa jornada. No mais, após um objetivo alcançado, nada melhor que iniciar novos planos. Defina seu objetivo, suas metas, planeje e mantenha o foco. Boa Sorte!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010