Como expressar-se e encontrar apoio quando ninguém quer saber dos seus problemas?

Como encontrar apoio em momentos de fragilidade?Todo mundo tem problemas. Sem exceções. Até mesmo aquela pessoa que você acha que é a mais feliz do mundo tem dificuldades em alguma (ou várias) área da vida. Não pense que você sofre sozinho porque isso não é verdade. Tampouco acredite nas redes sociais, pois elas são apenas um recorte dos melhores momentos de cada um, o que também não corresponde à realidade, ao menos não completamente.

O que pode nos ajudar a lidar e até a resolver os nossos problemas é exatamente compartilhá-los com as pessoas da nossa confiança. A questão é que nem sempre elas estão receptivas para nos ouvir. E aí? O que fazer? Continue a leitura deste artigo e confira algumas sugestões!

Por que uma rede de apoio é importante?

Quando compartilhamos as nossas dificuldades com alguém em quem confiamos, é como se aliviássemos a pressão de termos aquela preocupação apenas dentro da nossa mente. Além disso, a pessoa que nos ouve pode contribuir com a resolução da questão, seja com uma ajuda prática, seja com um uma postura compreensiva, de apoio emocional.

Como citamos, também é relativamente comum que o outro se identifique com a nossa própria dor. Pode ser que ele mesmo já tenha passado por um problema parecido, o que gera uma identificação e uma sensação de que não estamos sozinhos. Esse processo nos fortalece e nos ajuda a superar os desafios da vida com mais ânimo e coragem.

Como encontrar alguém que possa nos ouvir?

Infelizmente, nem sempre as pessoas têm tempo ou conhecimento para nos ouvir e nos ajudar. Nessas ocasiões, ficamos tristes e com um sentimento de solidão, mas você não precisa entrar nessa. A seguir, confira algumas dicas que vão ajudar você nessa situação delicada.

  • Verifique as pessoas mais solícitas

Se você deseja se abrir e desabafar com alguém, seja seletivo. Nem todo mundo precisa saber da sua vida. O ideal é escolher um familiar, um amigo ou até um colega de trabalho que já tenha dado demonstrações de ser alguém confiável. Você pode recorrer a alguém que já o tenha ajudado antes ou que tenha mais experiência no problema que você estiver enfrentando. Selecione as pessoas com as quais você tem uma abertura emocional, sentindo-se confortável para fazer o seu relato.

  • Escolha um momento adequado

Além de selecionar bem a pessoa que poderá ajudá-lo, seja cauteloso também com relação ao momento escolhido para desabafar. Se a pessoa estiver tendo um dia corrido ou complicado, a chance de você obter uma resposta desagradável aumenta. Assim, converse com a pessoa e fale que você gostaria de ter um diálogo particular sobre a sua vida, em um momento mais tranquilo. Então, ela mesma poderá se organizar para ouvi-lo com mais calma e atenção, mesmo que por telefone. Seja paciente.

  • Fuja das soluções óbvias

Diante das adversidades da vida, é comum que as pessoas recorram aos pais ou aos melhores amigos para obter conselhos, o que muitas vezes funciona. No entanto, dependendo da situação que você estiver enfrentando, essas pessoas “de sempre” podem não compreendê-lo ou não saber como ajudá-lo, o que pode deixá-lo frustrado. Nesse caso, saiba que você pode se surpreender com pessoas que não eram a sua primeira escolha. Um primo ou um amigo não tão íntimo pode ser a companhia de que você precisa!

  • Seja específico e direto

Quando conversar com a pessoa escolhida sobre as suas dificuldades, procure ser claro e direto. Comunique-se de forma franca, sem esconder as coisas. Admita os seus erros e as suas dificuldades. Não tenha medo de mostrar-se vulnerável, pois o outro também tem as adversidades e falhas dele. Além do mais, seja específico, detalhando a situação e os seus sentimentos para que a pessoa tenha uma compreensão profunda do seu momento. Só assim ela poderá entendê-lo e ajudá-lo efetivamente.

  • Esteja aberto também a ouvir

Muitas vezes, um desabafo individual pode virar uma troca muito rica de vivências e impressões sobre a vida. Por isso, além de falar, esteja disposto também a ouvir o que o outro tem a dizer — opiniões, conselhos e até os problemas dele. Essa reciprocidade permite que você tanto ajude quanto seja ajudado. Assim, você constrói um ambiente mais propício para receber apoio quando você precisar.

  • Tente escrever

Existem alguns estudos que indicam que nós conseguimos lidar melhor com os nossos pensamentos quando os escrevemos à mão em um papel. É a mesma lógica do desabafo: nós os “tiramos” da nossa mente, aliviando a tensão emocional e favorecendo um raciocínio para encontrar possíveis soluções. Dessa forma, escrever um diário pode ser um meio muito útil de colocar as suas angústias para fora e até de obter mais autoconhecimento, ao menos enquanto você não consegue desabafar com alguém.

  • Procure grupos de apoio

Com alguma frequência, as pessoas se sentem mais confortáveis e até mais confiantes quando encontram outras pessoas que sofrem de um mesmo problema. Podem ser pessoas desconhecidas que se reúnem em um lugar justamente para trocar as suas experiências. Há muitos desses grupos, tanto no mundo físico quanto nos fóruns da internet. Essa troca de vivências e essa identificação permitem que você desabafe e ouça o desabafo de outras pessoas, ora ajudando, ora sendo ajudado.

  • Considere a ajuda profissional

Por fim, lembre-se de que as questões da vida podem ser complexas demais para um aconselhamento de um amigo. Muitas vezes, é melhor relatar a situação que você está vivendo para um profissional treinado para ouvi-lo e orientá-lo a uma vida de mais qualidade. Psicólogos, terapeutas e conselheiros oferecem um espaço seguro e confidencial para que você relate os seus problemas e os seus sentimentos, onde você não será julgado. É uma forma de cuidar da sua saúde mental.

Como você pode notar, você não precisa se sentir sozinho se achar que ninguém pode ouvi-lo. Se quiser desabafar sobre as suas angústias, você pode conversar com um amigo, escrever, buscar grupos de apoio ou contar com o auxílio profissional. Em qualquer caso, sempre há alguém disposto a ouvi-lo e ajudá-lo. Sempre tem solução. Não desista!

E você, querida pessoa, como se expressa e encontra apoio quando parece que ninguém quer saber dos seus problemas? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010