Qualidade de vida – O que é e como desenvolvê-la

Conheça quais são os impactos positivos que podemos obter ao nos preocuparmos com a nossa qualidade de vida.

Ao longo da vida, basicamente tudo o que todo ser humano deseja é viver de forma plena e feliz, cercado pelas pessoas que mais ama. Diariamente, nos esforçamos ao máximo para conquistar este objetivo, para que, desta maneira, tenhamos a oportunidade de experimentar momentos de verdadeira felicidade, que é o que nos dá a sensação de real completude. 

Para que, em nosso dia a dia, nos sintamos cada vez mais realizados e felizes, precisamos cuidar dos mais diversos aspectos que envolvem o ser humano, como de nossa saúde mental, física e espiritual, pois com esse tripé bem amparado e bem desenvolvido, temos mais chances de alcançarmos a qualidade de vida que, de fato, merecemos. 

Por falar em qualidade de vida , ela é considerada algo tão importante para todos nós, que a própria Organização Mundial da Saúde – OMS se dedicou a explicá-la melhor e a elaborar os pilares fundamentais, que contribuem para que todo e qualquer tipo de pessoa tenha a oportunidade de alcançá-la. 

No artigo de hoje, vamos falar exatamente sobre este conceito e também compartilhar com você dicas essenciais para que você tenha cada vez mais qualidade de vida em sua jornada. Continue nos acompanhando ao longo desta leitura e confira!

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O conceito de qualidade de vida, segundo a OMS

Conforme dissemos acima, o conceito de qualidade de vida elaborado pela OMS, diz, basicamente, que ela se trata da “percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. 

Entendemos, com isso, que qualidade de vida, para uma pessoa, envolve seu bem-estar físico, mental, espiritual, psicológico e emocional. Além disso, ter boas relações entre amigos, familiares, no trabalho, bem como ter acesso à saúde, educação, habitação, saneamento básico, entre diversos outros fatores, contribui para que cada indivíduo alcance verdadeiramente a sua qualidade de vida. 

Sabemos que este conceito pode se diferenciar de pessoa para pessoa, mas acreditamos, verdadeiramente, que, em certa medida, estes aspectos citados pela OMS, se bem desenvolvidos em nosso dia a dia, são capazes de fazer com que nos sintamos completos, felizes e realizados, que é o que, de fato buscamos. 

4 passos para desenvolver a sua qualidade de vida

Nos parágrafos a seguir, vamos compartilhar com você um passo a passo, que pode servir como uma espécie de pontapé inicial, para que você comece a caminhada em direção à sua própria qualidade de vida. Continue conosco e confira abaixo:

1 – Hábitos saudáveis 

O primeiro passo para uma vida com mais qualidade é adotar hábitos saudáveis, que envolvem basicamente, uma boa alimentação; não fumar; evitar o consumo em excesso de café e bebidas alcoólicas; não dirigir depois de beber; ter pelo menos oito horas diárias de sono; praticar exercícios físicos e também os de lazer, com regularidade; buscar pela resolução dos problemas e adversidades, sempre de forma racional, lembrando que em todos os desafios, existem os aspectos positivos; fazer uma boa gestão do seu tempo, realizando uma atividade por vez e, por fim, mas não menos importante, cultivar o bom humor diariamente. 

2 – Trabalho

O passo seguinte envolve as questões profissionais e de trabalho. Neste ponto, o ideal para que você conquiste a qualidade de vida que almeja é trabalhar de forma saudável, ou seja, programar e tirar suas merecidas férias anualmente; evitar ao máximo levar serviço para casa; procurar, sempre que possível, prezar pela limpeza no ambiente de trabalho, mantendo-o limpo, iluminado, ventilado e por aí vai. 

Além disso, no momento em que as adversidades surgirem e a tensão profissional aparecer, procure realizar exercícios de relaxamento e respiração lenta e pausada, para que, dessa maneira, você se acalme e consiga pensar na melhor forma de resolver seus problemas. 

3 – Atividades físicas e lazer

Já está mais do que provado que as atividades físicas levam, à vida de qualquer tipo de pessoa, benefícios, não só físicos, como psicológicos também. E, por mais que a maioria pense que são necessários grandes exercícios, para que realmente seja feita a diferença, na verdade, 30 minutos de caminhada; subir e descer escadas, ao invés de usar o elevador; praticar um esporte que você goste; dançar; fazer passeios ao ar livre, sair com os amigos e familiares; e, o principal de tudo, reservar um tempo só para você, com toda certeza vai te ajudar a ter a tão desejada qualidade de vida, sem que seja preciso um esforço enorme para isso. 

4 – Alimentação 

Por fim, algo de extrema importância, são os cuidados que todos nós devemos ter com a nossa alimentação. Para uma vida saudável, precisamos fazer ao menos cinco refeições por dia, sendo elas café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar.

Nestas refeições, o ideal é incluir frutas, legumes, verduras, carnes magras; beber de seis a oito copos de água diariamente; se alimentar em ambientes calmos e sem a interferência da televisão e do celular, se possível. 

Além disso, evitar refrigerantes, alimentos com alto teor de sal, açúcar e gordura, comer em excesso ou quando estiver nervoso ou ansioso, contribui bastante para a qualidade de vida que queremos. 

Seguir este passo a passo com certeza vai te levar à plenitude que você almeja. Basta começar, para que você obtenha resultados extraordinários em sua jornada. 

Agora, conte-nos o que você faz para alcançar e manter a sua qualidade de vida? Deixe nos comentários e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e de enviar também para seus amigos. 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63