Vida plena: dicas para manter a alegria de viver

Vida Plena

Veja as dicas para manter a alegria de viver

 

“É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe!” Assim cantava o eterno poeta, Vinícius de Moraes, na canção “Samba da Benção”.   E é assim que seguimos a vida dia após dia. Ser feliz é ter uma vida plena é o grande sonho da maioria das pessoas. Mas por que será que muitas vezes este acaba sendo um sonho tão distante?

É possível ser feliz em todas as áreas da vida? Há quem duvide, mas temos uma boa notícia. Sim! É possível e a palavra-chave para alcançar esta tão almejada felicidade plena é equilíbrio. Saber levar a vida de maneira leve e equilibrada tira muitos pesos e estimula o desenvolvimento saudável da existência individual e coletiva.

Você está infeliz

com seu corpo?

Logo do desafio 21

Temos um desafio incrível que vai te ajudar na conquista da mente necessária para ter o corpo dos seus sonhos.

Dicas para ser feliz

Todos nós estamos sempre em busca da felicidade, algo que nos traga realização plena em todos os âmbitos da vida. Mas muitas vezes o que nos falta de felicidade está ligado ao nosso bem-estar. É fundamental estarmos de bem com nós mesmos, nosso corpo, nossa mente e com nossos sentimentos para levarmos uma vida equilibrada, tranquila e saudável.

Para que isso seja possível, é primordial que sejam adotados hábitos mais saudáveis e harmoniosos para que a vida plena passe do campo dos sonhos impossíveis para a realidade. Confira algumas dicas:

  • Autoconhecimento e aceitação: ninguém é melhor do que ninguém, e todas as pessoas cometem erros. Aprender a valorizar as próprias qualidades é muito importante para alcançar a felizes. Em um mundo focado em vaidades, quem aprende a se livrar desses valores superficiais se destaca e inspira a todos.
  • Alegria: a alegria é contagiante! Portanto, livre-se do negativismo e interprete os problemas como possibilidades de crescimento pelo viés positivo da vida. Busque atividades simples e prazerosas, pois são elas que realmente farão da sua vida algo especial.
  • Boa alimentação: sabe aquela história de corpo são e mente sã? A partir do momento que você começar a cuidar melhor do seu organismo, você vai ver como ela faz sentido. Coma alimentos saudáveis, que ajudam seu corpo a se desenvolver com força e vitalidade. É isso que lhe dará munição para enfrentar o dia a dia de maneira bem disposta.
  • Paciência: tudo na vida tem o momento certo. A paciência é o melhor remédio contra a ansiedade que nos impede de realizar projetos com objetividade e clareza. Os problemas nunca são eternos, e as conquistas só vêm após o trabalho árduo.
  • Valorize o que tem: sua felicidade é vida plena não estão condicionadas aos bens materiais. Muito pelo contrário, em uma sociedade tão ávida por consumo, devemos acabar com a sensação de que não possuímos o suficiente. Olhe a seu redor e agradeça por suas conquistas. A vida mais simples é sempre a que traz mais felicidade!
  • Mantenha a mente aberta: aproveite a diversidade, as novidades e as informações sobre as coisas que não fazem parte do seu dia a dia. Ser curioso e descobrir coisas novas são ações que fazem com que você se sinta mais interessado e pareça mais interessante aos olhos dos outros. Uma pessoa que sabe conversar e que possui conteúdo é muito mais rica do que uma que só possui bens materiais.

Cuide do seu bem-estar

Lembre-se sempre de que é impossível ter uma carreira bem sucedida quando a vida pessoal não anda bem, e vice-versa. Para garantir uma vida plena é preciso atentar para alguns dos pontos:

  • Você não precisa passar 2 horas por dia na academia se não quiser, mas isso não exclui o fato de que fazer exercícios físicos é importante. Procure por uma atividade que você goste para exercitar seu corpo.
  • Você não precisa pular refeições para ficar mais magro. Mas, de forma alguma deve se descuidar da sua saúde!
  • Você não precisa passar horas no salão de beleza ou na clínica de estética se não quiser. Porém, é essencial ter cuidados básicos com a pele, os cabelos e as unhas. Não se esqueça de que alguns comportamentos são mínimos para que se tenha uma rotina higiênica.
  • Você não precisa deixar de trabalhar para estar com a mente descansada. Os exercícios e a proporção correta de horas para dormir podem ajudar nesse setor.
  • Você não precisa sair de casa todas as noites com os amigos, mas não faz mal a ninguém sair de vez em quando. Divertir-se faz parte do descanso.

O poder do coaching no equilíbrio e bem estar emocional

Ao contrário do que queremos imaginar, faz parte da vida passar por situações difíceis, conflitantes e de muito estresse. Não tem como escapar! No entanto, é justamente nestas circunstâncias que precisamos de uma “força extra” para enfrentar a dificuldade de forma positiva e sem afetar todas as áreas da vida.

Neste contexto, a metodologia do coaching pode ser um excelente aliado na luta pelo bem estar emocional. Afinal, esta é a mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que existe hoje em dia.

Todo o processo de coaching visa o desenvolvimento pessoal e a promoção de mudanças positivas e permanentes na vida dos indivíduos, bem como alcance de resultados rápidos e assertivos em qualquer área da sua vida, seja pessoal, profissional, financeira, social, familiar ou espiritual.

Com ajuda deste poderoso método, é possível conquistar harmonia e equilíbrio por meio do uso de conhecimentos, de técnicas e de ferramentas focadas na autossatisfação, realização, estabilidade emocional e, consequentemente, no aumento do bem-estar e da qualidade de vida.

Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) criou uma série de cursos e formações que têm transformado a vida das pessoas. Realmente transformado, pois o método coaching tem a capacidade de despertar o que há de melhor nas pessoas e ainda desenvolver aquelas características que precisam de mudanças, pois sabotam o dia a dia. Tornando-se um coachee, você terá a habilidade de evoluir diariamente e de se tornar uma pessoa melhor tanto no seu ambiente de trabalho quanto fora dele.

Entre as formações do IBC, hoje eu destaco o Professional & Self Coaching (PSC), a melhor e mais completa formação sobre o assunto no Brasil. Trata-se de uma experiência única para aqueles que buscam mais equilíbrio na vida. E, além disso, é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e o aperfeiçoamento de competências que farão você realizar seus planos e alcançar uma vida plena.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Roda da Vida

Quando falamos da influência do coaching no equilíbrio da vida, falamos de um processo de aceleração das potencialidades de indivíduos, é uma ótima estratégia para quem quer aperfeiçoar e levar todas essas dicas para o dia a dia. Dito isso, dentro das regras para ser feliz, que são abordadas no treinamento em Coaching, existe a ferramenta da Roda da Vida.

A Roda da Vida é uma técnica milenar hindu, que ajuda a organizar e avaliar o desenvolvimento de cada aspecto de nossa existência. Geralmente, ela se divide entre assuntos relacionados aos relacionamentos, vida pessoal, vida profissional e qualidade de vida. Dentro desses assuntos, existem subgrupos como família, amor e vida social; saúde, desenvolvimento intelectual e equilíbrio emocional; realização, recursos financeiros e contribuição social; lazer, plenitude e espiritualidade.

Após avaliar cada um desses aspectos, as pessoas conseguem enxergar melhor quais áreas estão se desenvolvendo de maneira satisfatória e quais ainda precisam de atenção para o alcance de uma vida feliz e equilibrada. Vale a pena investir no que realmente transforma nossa existência! Faça o teste e aproveite os benefícios do coaching!

Você concorda? Conhece outra dica para ser feliz? Compartilhe sua opinião!

 

Copyright: 462424552 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gpointstudio

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010