Construindo confiança em um relacionamento à distância

Relacionamento à distância Como sustentar um relacionamento à distância? Saiba mais.

 

Existem diversos tipos de relações amorosas ou não. Hoje vamos falar sobre as dificuldades de construção de confiança em relacionamentos a distância. Eles podem não ser os mais simples, mas podem ser aquelas que mais prezamos. Para conhecer mais sobre esse tema é só continuar lendo o artigo!

Construa relacionamentos sólidos e saudáveis com ajuda do Coaching
Acesse meu desafio “Detox da Mente” e vida uma vida mais leve e feliz!

Quais são os tipos de relação que encontramos no cotidiano

Na vida pessoal, podemos destacar alguns tipos como amoroso, amigos, pais e filhos e outros familiares. Já na vida profissional, podemos destacar os relacionamentos entre colegas da mesma área, de setores diferentes, de líder e liderados e muitos outros.

Cada um desses relacionamentos pode ser vivido de formas diferentes. Por exemplo, dois amigos podem ficar anos sem se falar por conta da distância e, quando se encontrarem, conversarem por horas e horas. Um exemplo de âmbito profissional, um gestor e o seu colaborador podem conversar sobre as demandas somente por Skype. Tanto em um caso como no outro, é possível manter um relacionamento saudável para os dois lados.

Apesar de ser possível, nem sempre as pessoas envolvidas no relacionamento conseguem alcançar esse nível de maturidade. Afinal, cada ser humano é diferente, portanto, cada um se comporta de modos distintos.

A importância da confiança

Não importa qual seja o seu tipo de relacionamento e se acontece a distância ou não, é fundamental que os envolvidos tenham confiança mútua. Já pensou se o seu companheiro (a) achar que você está mentindo a todo o momento? Ou ainda, já imaginou se você não consegue confiar nos seus liderados para fazerem as entregas das tarefas?

A confiança é fundamental para a construção e a sustentação de qualquer tipo de relacionamento. Imagine que sem ela, a relação entre duas pessoas pode ficar sem conexão, como se a ponte que as ligassem, não existisse mais.

Como sustentar um relacionamento a distância

Agora que você já sabe mais sobre a importância da confiança, é interessante considerarmos esse fator em um relacionamento a distância. Ser honesto e transmitir confiança é um dos pontos fundamentais em uma relação que se sustenta por conversas no Whatsapp, Facetime ou e-mail e poucas visitas físicas.

Falando nisso, é provável que você já tenha feito uma das 5 coisas abaixo se está em um relacionamento a distância:

  1. Ficar muito animado com a chegada do feriado prolongado, pois é a oportunidade para viajar.
  2. Não sair todas as vezes com os amigos para guardar dinheiro para as viagens.
  3. Conhecer todos os sites de viagens e ficar super antenado nas promoções
  4. Passar horas em ligações telefônicas ou conversando pelo Whatsapp com a pessoa amada.
  5. Começa a usar a webcam com mais frequência.

E aí, já fez alguma das coisas acima? Conte para nós nos comentários no fim do artigo! E se tiver mais algum item que não colocamos, pode escrever por lá também.

Só que nem sempre tudo ocorre conforme o planejado, não é mesmo? Para evitar qualquer tipo de problema, é importante que você e seu companheiro (a) estabeleçam quais são as regras que devem ser seguidas por ambos.

Quem conhece esse tipo de relacionamento pode se identificar com alguma das regras abaixo:

  • Não deixar de se falar por mais de 2 dias.
  • Não deixar de se ver por mais de 15 dias.
  • É preciso avisar sempre que sair a noite com os amigos somente para informar.
  • Marcar dias para as conversas por webcam ou Facetime.

É essencial lembrar que cada casal funciona de uma forma. Por exemplo, existem pessoas que preferem manter relacionamentos abertos. Não é bacana julgar ninguém por causa disso. De qualquer forma, sabe de mais alguma regra que não está na lista acima? Compartilhe nos comentários!

O descumprimento de uma das promessas demonstra falta de respeito e atenção com o outro. O acontecimento desse tipo de situação pode contribuir com uma sustentação de falta de honestidade no relacionamento, impactando até no sentimento que um tem pelo outro (a).

Para esses momentos, é importante que a pessoa que sofreu com a falta de confiança tenha a inteligência emocional muito bem construída para conseguir ter um dia de trabalho normal. Afinal, é possível que o lado pessoal influencia no lado profissional, não é mesmo?

Para que o impacto seja menor, é interessante buscar por coaching. O método é uma excelente forma de conhecer melhor a si mesmo e também de aprender a gerenciar os seus sentimentos de forma assertiva em momentos de tristeza ou pressão. Assim, mesmo em um momento de mágoa no relacionamento, você consegue trabalhar e fazer suas entregas com a mesma qualidade.

Além disso, ter o apoio de amigos e familiares nesse momento é importante. Eles podem ouvir seu desabafo e ainda aconselhar sobre os próximos passos. E se você é o amigo, confira uma lista de 5 coisas que você não deve fazer caso alguém te conte que está em um relacionamento amoroso a distância. Preste atenção, pois é possível que você faça isso sem querer. Vamos lá:

  1. Fazer perguntas íntimas de forma intrusiva.
  2. Questionar a validade do relacionamento.
  3. Palpitar sobre como eles deveriam seguir com o relacionamento.
  4. Sugerir o término por não acreditar a possibilidade da relação durar.
  5. Fazer brincadeiras sobre falta de confiança e traição.

Tome cuidado com as suas palavras, pois elas também podem machucar.

Construa relacionamentos sólidos e saudáveis com ajuda do Coaching
Acesse meu desafio “Detox da Mente” e vida uma vida mais leve e feliz!

Será que dá certo?

Para concluir, se você está pensando se vale a pena ou não ter um relacionamento a distância, tome um bom tempo refletindo sobre o assunto junto com a outra pessoa. É possível que vocês consigam manter uma relação super saudável e amorosa, mas também é possível que vocês não aguentam a distância física. Tudo depende de cada pessoa. Não reflita o sucesso ou a falta de sucesso de outros casais para o seu relacionamento.

Se você tem alguma história ou dica que gostaria de compartilhar a respeito de relacionamentos a distância é só escrever nos comentários abaixo! E se você tem algum amigo (a) que não sabe se vai conseguir sobreviver a um relacionamento a distância com alguém, mande esse artigo.

 

Copyright: 1125433322 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010