Alinhamento Organizacional – O que é e como aplicar?

Colegas de trabalho em reunião

Saiba o que é Alinhamento Organizacional.

O Alinhamento Organizacional é imprescindível para empresas que desejam ascender e se consolidar em seus mercados. Ter todos os setores e colaboradores alinhados na realização de uma estratégia é o segredo para ter um empreendimento de sucesso.

Continue lendo para conhecer melhor o conceito de Alinhamento Organizacional e entender como aplicá-lo na prática.

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O que é Alinhamento Organizacional?

O Alinhamento Organizacional se refere à concordância entre setores e colaboradores de todos os níveis hierárquicos com a estratégia corporativa. Em outras palavras, significa ter um alinhamento completo em relação à missão, visão e valores da companhia. É essencial que haja essa conexão para o fortalecimento da cultura corporativa, assim, a empresa como um todo anda unida rumo ao sucesso.

A construção do Alinhamento Organizacional dentro de uma empresa a torna muito mais forte. Ter todos os setores e profissionais voltados para o mesmo objetivo é o que permite amplificar a motivação para cumprir um propósito único. Companhias de grande porte adotam essa metodologia para se manter em constante crescimento.

O Alinhamento Organizacional e a cultura

Os mercados nunca foram tão competitivos como nesse momento e, por isso, é cada vez mais relevante investir na Cultura Organizacional. A priorização de esforços para definir metas e objetivos estratégicos é crucial para as empresas que estão caminhando para uma gestão mais estratégica. E, para reforçar esse caráter estratégico, é determinante enfatizar também o viés cultural. 

Há muitas empresas que têm seus valores bem definidos, mas que não se preocupam efetivamente com o seu cumprimento. Companhias que se dedicam a apoiar comportamentos e esforços para vivenciar tais valores saem na frente no mercado. A maneira como as atividades dos colaboradores são executadas é tão relevante quanto o fato de serem executadas. 

Alinhamento Organizacional: conheça os fatores fundamentais

A seguir explicaremos os fatores fundamentais para o desenvolvimento do Alinhamento Organizacional. A partir do conhecimento de tais elementos, é possível compreender como essa estratégia é aplicada no dia a dia da companhia.

Missão e Visão

A missão e a visão da empresa são duas representações das intenções da companhia no mercado. As duas são fundamentais para a compreensão dos objetivos corporativos.

A missão é responsável por guiar a atividade realizada pela companhia. Por sua vez, a visão é responsável por indicar qual é o desempenho esperado da empresa. 

Objetivos Estratégicos e Valores

Os valores, assim como os objetivos estratégicos, contribuem para que tenhamos uma compreensão mais ampla de qual é o rumo da empresa. A função dos objetivos estratégicos é determinar a maneira como a empresa direciona seus esforços, no sentido de realizar a missão e a visão. Já os valores são responsáveis por definir quais são as principais características da companhia ao longo da trajetória.

Metas e Práticas

As metas e as práticas têm como função a institucionalização de estratégias e valores. Trata-se das bases para pensar nas decisões que levarão ao cumprimento dos valores e estratégias. Através das metas e práticas, passamos por todos os objetivos estabelecidos pela companhia e de que maneira serão realizados. 

Atividades e Comportamentos

Chegamos ao tópico que diz respeito à execução daquilo que se intenta. Explicando de outra forma, podemos dizer que se trata dos fatores mais relevantes para o bom desempenho da companhia.

Esses fatores representam o que se passa no cotidiano das empresas, desde a maneira como os colaboradores usam seu tempo, até a forma como se comportam durante o trabalho. 

Alinhamento Organizacional: como aplicar?

Certamente, já ficou claro que a missão e a visão, assim como os valores e estratégias, somente têm valor quando se convertem em ações. Dessa forma, servem para representar a essência das organizações e direcionar seus colaboradores no tocante a determinação de prioridades. Também ajuda a entender a escolha de comportamentos dos funcionários.

As empresas chegam aos resultados de acordo com atividades e comportamentos evidentes. A forma que a companhia escolhe para a mensuração dos seus resultados tem relação direta com a sua capacidade de se manter caminhando rumo ao sucesso. Diz muito também sobre a sua capacidade de empregar uma gestão estratégica.

Logo, quando se fala a respeito de Alinhamento Organizacional se está falando sobre o alinhamento entre objetivos e valores culturais. Os valores da empresa precisam estar alinhados com as estratégias e ter a assimilação dos envolvidos. Os objetivos do grupo precisam, necessariamente, derivar da estratégia da empresa e ter como base boas práticas de gestão. 

Também é determinante que as atividades e comportamentos dos colaboradores sejam condizentes com a missão, estratégia e valores. E, claro, é essencial que os sistemas e políticas da companhia apoiem as atividades e comportamentos. É a junção de todos esses elementos que ajudará a construir uma equipe com excelente desempenho e que levará a companhia a ascensão.

Qual é a importância da gestão estratégica?

A estratégia adotada por uma empresa está exposta a diversas variáveis incontroláveis, como o comportamento dos consumidores ou da concorrência. Exatamente por esse motivo, é importante ficar atento à aplicação de uma boa estratégia. Para que sua gestão converse com o Alinhamento Organizacional, é necessário focar na mensuração de resultados.

Utilizando indicadores para verificar quais têm sido as respostas da companhia em diferentes cenários, é possível compreender sua situação. Se um setor não está conseguindo corresponder às expectativas, é válido voltar sua atenção para ele, no sentido de entender qual é o problema. Tendo feito o alinhamento que explicamos ao longo do artigo, é relativamente simples encontrar o problema.

Uma vez tendo identificado o que não está funcionando corretamente, é possível consertar e direcionar para um novo estágio. Uma gestão estratégica está de olho no futuro, mas sem deixar de cuidar do presente.

Lembre-se de que o verdadeiro Alinhamento Organizacional é aquele em que a empresa funciona como um todo. Cada parte da companhia faz diferença para que o todo caminhe rumo à concretização das estratégias. É uma forma sistemática e muito interessante de trabalhar. 

Gostou de saber mais sobre o Alinhamento Organizacional? É possível aplicar essa estratégia na sua empresa! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e enviar o conteúdo para amigos que possam se beneficiar desse conhecimento!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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