Gestão Estratégica – O que é e como implementar

empresário com mãos fechadas e na sua frente estratégia de planejamento com figuras de xadrez

Descubra a melhor maneira de levar uma gestão estratégica para o seu negócio para potencializar os seus resultados e maximizar os seus lucros.

Toda empresa que está em busca do sucesso, está em constante evolução. Os líderes de mercado mantêm-se na primeira posição porque não permitem que suas marcas fiquem estagnadas e porque desenvolvem bons modelos de gestão.

A forma como gerenciam o empreendimento permite que as suas operações aconteçam de forma harmônica e fluída.

Esse tipo de gestão tem nome: Gestão Estratégica. É utilizando os princípios desse modelo que muitos negócios se tornam mais viáveis e rentáveis.

Ficou interessado e com aquela vontade de implementar uma gestão mais eficaz na sua empresa? Então continue lendo o artigo e confira o passo a passo para inserir a gestão estratégica no contexto da sua empresa.

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O que é Gestão Estratégica de Negócios?

A palavra “gestão” no Dicionário de Língua Portuguesa significa entre outras coisas, “ação de gerir, de administrar, de governar ou de dirigir negócios públicos ou particulares; administração.”

Já a palavra “estratégia”, de acordo com o Dicionário de Língua Portuguesa, significa entre outras coisas, aquilo que é  “1. relativo aos métodos ou aos meios usados para se alcançar ou obter alguma coisa;
2. Que age de maneira hábil, buscando obter o que pretende; astuto.

Portanto, Gestão Estratégica é uma ferramenta que une uma administração hábil, que utiliza métodos específicos para obter um objetivo.

Uma Gestão Estratégica pode ser definida como um conjunto de ações que tornam os processos de um negócio mais otimizado e organizado com o intuito de conquistar mais autonomia e gerar resultados mensuráveis.

É a mesma coisa que um Plano Estratégico?

Pode parecer, mas não é. O plano estratégico é uma das etapas para que a Gestão Estratégica funcione de maneira eficiente.

Na Gestão Estratégica é onde se organizam as ideias e as metas para que a empresa cresça de forma sustentável. Por exemplo: melhorar o atendimento, reduzir tempo de espera, aumentar a margem de lucro, entre outros objetivos. Geralmente, estipular essas metas é responsabilidade dos gestores e líderes.

No Plano Estratégico acontece a consolidação da gestão estratégica. É o momento em que se traça uma rota segura e bem-estruturada para alcançar os objetivos da gestão estratégica. 

É a hora de colocar a mão na massa mesmo. Por exemplo: investir em tecnologia para melhorar o atendimento, criar uma operação roteirizada para diminuir o tempo de espera, inovar no setor de marketing para conquistar maiores margens de lucro em determinado produto/serviço, etc.

Vale lembrar que tanto o plano estratégico quanto a gestão estratégica precisam estar em perfeita sinergia e complementando um ao outro. Sem essas duas partes do processo, não é possível alcançar as metas definidas.

Como implantar a Gestão Estratégica na sua empresa

Como já foi dito, a Gestão Estratégica possui diversos fatores e etapas para funcionar da maneira adequada. E para levar esse método para a realidade do seu negócio, você precisa estar atento ao passo a passo que facilita a implementação dessa gestão poderosa e competente.

O passo a passo consiste primeiro em 3 fases:

  • Diagnóstico;
  • Formulação;
  • Implantação e acompanhamento.

Essas 3 fases vão de encontro com o sistema PDCAPlan, Do, Check, Act (Planejar, Fazer, Checar, Agir) – criado pelo físico Walter Andrew Shewart no século 1920. Essa metodologia permite ter um maior e melhor controle sobre processos e produtos.

Mas voltando às 3 fases de implementação, vamos conhecer cada uma delas com mais detalhes.

Diagnóstico

É a fase preliminar. Onde será analisado todos os pontos importantes para a empresa. Um excelente método para obter um diagnóstico transparente e completo, é com a Análise SWOT. Com ela é possível visualizar tanto o macroambiente quanto o microambiente e identificar oportunidades e obstáculos.

Para saber como fazer uma boa Análise SWOT e conhecer todos os benefícios dessa ferramenta, leia também os artigos do IBC sobre o tema.

É importante lembrar, que neste momento, é necessário realizar uma investigação para encontrar dificuldades, gargalos, e problemas que seu negócio esteja enfrentando. Seja sincero com o diagnóstico para saber o que realmente merece a sua atenção e empenho para ser otimizado e potencializado.

Formulação

Na segunda parte do processo, entram em ação os planos estratégicos que já comentei acima. Depois de encontrar as falhas no diagnóstico, o time partirá para uma pesquisa para encontrar novas ferramentas, plataformas e sistemas que possam ajudar a sanar as disfunções e dessa forma, propor novos processos para a empresa.

Todas as ações e estratégias são definidas nesse momento. Nomeei os responsáveis, estipule prazos e os temas específicos para cada pessoa da equipe. Assim, esse processo será mais organizado e coerente.

Implantação e acompanhamento

Depois de encontrar as ferramentas de gestão que mais combinam com o seu modelo de negócio e suas necessidades corporativas, chegou a hora de implementá-las na rotina da empresa.

Prepare seus funcionários para que todos sejam treinados e entendam como lidar com as novas funcionalidades. Certifique-se que as ferramentas que escolheu estão funcionando adequadamente da maneira que você planejou.

Não menos importante, fique de olhos bem atentos aos feedbacks  da equipe e dos seus clientes. Monitore os resultados e compare com os dados que obteve no diagnóstico.

É imprescindível que depois de implantar os novos mecanismos você acompanhe o desempenho como um todo e faça ajustes sempre que acreditar ser necessário para garantir a fluidez do trabalho. 

Lembre-se que agora você tem um processo orgânico e contínuo que sempre precisará de manutenção e atenção.

Adotar uma Gestão Estratégica na sua empresa, pode auxiliar em diversos departamentos do seu negócio gerando economia em recursos financeiros, aumentando a produtividade do seu time e melhorando a qualidade dos seus produtos e serviços.

E então? Pronto para seguir o passo a passo e incrementar a Gestão Estratégica nos seus negócios? Garanto que os seus resultados podem ser incríveis e o sucesso será só uma questão.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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