Como deve ser um bom departamento de Recursos Humanos

Recursos Humanos Bom departamento de Recursos Humanos – Vantagens

 

Para que uma empresa tenha sucesso no mercado em que atua, é preciso investir, principalmente, nos profissionais que dela fazem parte. Digo isso, pois é somente através do empenho e dedicação destes que os trabalhos serão realizados com maestria e haverá uma entrega de produtos e serviços que gerem satisfação e fidelização dos clientes, efetivamente e na prática.

Neste sentido, uma área que é de extrema importância neste processo é o departamento de Recursos Humanos – RH, visto que é dele a responsabilidade de encontrar os mecanismos necessários para contribuir com o aprimoramento, desenvolvimento e com o crescimento destes profissionais, para que assim, estes se sintam plenamente inspirados e motivados a darem o melhor de si em prol da conquista das metas e objetivos da empresa.

Assim, com o intuito de entender melhor como funciona, quais as responsabilidades e o que um departamento de RH deve ter e desenvolver, para ser considerado verdadeiramente bom, vou falar um pouco mais sobre este setor de real importância para todo e qualquer tipo de organização.

Continue me acompanhando nesta leitura e confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O papel do RH nas empresas

O departamento de Recursos Humanos – RH é um dos principais departamentos das organizações. Por mais que muitos pensem assim, não se trata apenas da área que admite e demite colaboradores. Sua função não é apenas burocrática, como se imagina, ela vai muito mais além.

Estamos falando do departamento responsável por gerir o capital humano na empresa, ou seja, administra e conduz os colaboradores para que eles alcancem os objetivos da organização, efetivamente e na prática.

A seguir, compartilho com você alguns dos principais pontos que um bom departamento de RH precisa desenvolver dentro de uma empresa, para que traga resultados extraordinários aos negócios de uma forma geral.

Seleção assertiva de profissionais

Um bom departamento de Recursos Humanos deve, primeiramente, ser constituído por profissionais capacitados, que possuam a habilidade de selecionar colaboradores, que realmente tenham as competências essenciais para ocupar determinado cargo dentro da empresa.

Assim, é preciso ter um olhar treinado para identificar no profissional, durante as entrevistas e dinâmicas de grupo, por exemplo, se ele realmente tem o que a organização precisa para ir além continuamente.

Desenvolvimento de profissionais

Outra função dos profissionais de Recursos Humanos é de aprimorar a capacidade e as habilidades técnicas e comportamentais, dos colaboradores. Ou seja, é o responsável por contratar cursos, formações e também aplicar treinamentos que possibilitem o desenvolvimento de profissionais, equipes, líderes, gestores e executivos, em prol do alcance dos objetivos da organização.

Esta é uma forma extraordinária, não só de desenvolver, mas também de manter as equipes dentro da empresa motivadas e inspiradas a irem além sempre, já que terão a sensação ainda mais de pertencimento e de reconhecimento por parte da empresa.

Retenção de talentos

Atualmente, tem sido cada vez mais difícil encontrar no mercado de trabalho profissionais verdadeiramente comprometidos em ajudar a empresa no alcance dos resultados extraordinários que almeja. Assim, quando estes são encontrados, é preciso desenvolver estratégias que os faça continuar dando o melhor de si e também permanecer na organização, já que pode serem realmente bons no que fazem, acabam sendo disputados por outras empresas.

Neste contexto, o papel do RH é exatamente este, ou seja, o de encontrar formas de desenvolver e valorizar continuamente estes talentos, como forma de retê-los, para que eles não se sintam atraídos por outras propostas que venham a surgir em seu caminho.

Testes e dinâmicas

A realização de dinâmicas e aplicação de testes de personalidade também é responsabilidade do RH. Por meio deles os profissionais que fazem parte da empresa têm a oportunidade de identificar competências nos colaboradores que possibilitem remanejamentos, promoções, retenção e desenvolvimento dos mesmos.

Entre estes testes, um que posso citar como exemplo é o Coaching Assessment, que trata-se de uma ferramenta desenvolvida exclusivamente pela poderosa equipe aqui do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, para mapear e determinar o perfil comportamental dos colaboradores de uma empresa, no sentido de compreender se as habilidades e competências que estes possuem estão de acordo com o cargo que ocupam e com o trabalho que desenvolvem.

Além disso, ela permite que os profissionais da área de RH conheçam melhor os colaboradores e elaborem estratégias assertivas para o seu desenvolvimento e aprimoramento contínuos.

Entenda melhor como a ferramenta funciona, no vídeo abaixo:

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Coaching

Com as técnicas e ferramentas do Coaching um profissional em Recursos Humanos, estará munido dos conhecimentos mais profundos sobre desenvolvimento humano, pois o método lhe proporcionará uma visão sistêmica e ao mesmo tempo individual, enxergando cada colaborador como uma pessoa única, respeitando seus anseios pessoais e profissionais, alinhando com os objetivos da organização.

Além disso, terá conhecimentos para identificar perfis de personalidade e comportamentais, que permitam que ele conduza com mais assertividade os processos de Treinamento e Desenvolvimento, trazendo resultados mais rápidos e positivos para a empresa.

Tudo isso é possível através de formações como o Professional & Self Coaching – PSC, o melhor e mais completo curso de Coaching do país, que traz conhecimentos, técnicas e ferramentas essenciais para que, tanto o profissional, quanto o departamento de RH como um todo, tenham um desenvoltura de excelência, contribuindo, assim, para que os negócios sejam prósperos e a empresa alcance resultados extraordinários em seu mercado de atuação.

Seja um profissional de RH de sucesso!

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? O que você achou de saber um pouco mais sobre o departamento de Recursos Humanos de uma empresa? Deixe um comentário, com a sua opinião e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de continuar nos acompanhando, pois diariamente postamos conteúdos novos aqui, em nossas redes sociais e em nosso canal no Youtube, que vão contribuir significativamente para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial também.

Copyright: 109567859 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chagin

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010