Como gerenciar equipes de trabalho de alto risco

Todos nós estamos propensos a enfrentar riscos. Eles fazem parte da vida de qualquer pessoa ou organização. Pensando nisso, chefes, gestores e líderes devem proporcionar e, acima de tudo, garantir a segurança de seus colaboradores.

Gerenciar equipes de profissionais que realizam trabalho de alto risco é uma necessidade de toda empresa que oferece algum tipo de ameaça à vida, saúde e integridade física e psicológica de cada um de seus funcionários. Elas devem planejar, calcular, minimizar e assumir possíveis riscos que podem acontecer.

Confira algumas dicas que podem ajudar a gerenciar equipes, evitar e agir em caso de riscos:

Jogue Limpo
Antes de recrutar um profissional para um cargo perigoso, os gestores devem deixar claro para o colaborador qual será sua função e os perigos que ele pode enfrentar. Isso é de extrema importância para resguardar a vida dele como também a empresa. Assim, caso aconteça algum acidente, o profissional estará ciente de que poderia ou não acontecer e evitará desgastes e dor de cabeça para solucionar o problema.

Ofereça Benefícios
Se os cargos disponibilizados pela empresa são de alto risco, é fundamental que a organização ofereça benefícios, além dos obrigatórios, ao colaborador como, por exemplo, o Seguro de Vida. Essa atitude não diminuirá os riscos, mas, com certeza, aumentarão o comprometimento dele com o cargo e sua segurança.

Motive sua equipe
A motivação é um fator fundamental para garantir o sucesso de qualquer equipe ou negócio, seja ela de alto risco ou não. Procure motivar seus colaboradores, dê feedbacks constantes, reconheça-os sobre a qualidade de uma atividade bem executada e ressalte a importância que cada um tem nos resultados finais. Só assim eles cumprirão suas tarefas com mais dedicação e afinco.

Esteja preparado para o que vier
Nem sempre as coisas irão acontecer da maneira que prevemos. O futuro é uma caixinha de surpresas. Ao mesmo tempo em que podem surgir coisas boas, coisas negativas também e, em virtude disso, é importante que empresas e gestores estejam preparados para o que vier. Em caso de acidentes no ambiente de trabalho, esteja preparado para dar total assistência ao profissional e seus familiares. Visar pelo bem estar dos colaboradores é uma responsabilidade primordial de qualquer empresa. O colaborador deve estar em primeiro lugar sempre.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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