Conheça qual é o perfil de profissionais de sucesso

 

Homem vitorioso celebrando

Cada pessoa tem uma idealização de sucesso diferente e, por isso, não há um caminho específico e nem regras engessadas para conquistá-lo.

O sucesso é uma idealização individual e particular, mas que todo profissional almeja atingir. Sua definição é variável e, enquanto para alguns significa chegar ao posto máximo da empresa em que faz parte, para outros pode ser apenas o mesmo que exercer sua função da melhor maneira possível.

Cada pessoa tem uma idealização de sucesso diferente. Por isso, não há um caminho específico e nem regras engessadas para conquistá-lo. No entanto, existem comportamentos e atitudes que, aplicadas a qualquer contexto, contribuem significativamente para o desenvolvimento da carreira.

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, as empresas buscam diferentes formas de se destacarem no mercado e, assim, manterem a lucratividade saudável. Nesse sentido, as organizações têm dado uma atenção cada vez maior à qualidade de seus funcionários, valorizando os que apresentam desempenho acima da média.

Ter capacitação é essencial, mas o grande diferencial de um profissional de sucesso está na maneira como ele utiliza os conhecimentos adquiridos para aproveitar as oportunidades e sanar as necessidades do mercado. Continue lendo para conhecer mais sobre o perfil de profissionais de sucesso.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

10 Atitudes que fazem parte do perfil de profissionais de sucesso

Confira abaixo quais são as atitudes fundamentais para se destacar, construir uma carreira de sucesso e atingir resultados extraordinários!

1. Trabalhar bem em equipe

Profissionais bem-sucedidos sabem lidar com as diferenças, estimulam o comportamento positivo e a cooperação e ajudam a construir um ambiente saudável. Isso porque compreendem que os grandes resultados são conquistados com a junção de talentos e habilidades complementares, que fortalecem a capacidade individual e potencializam o desempenho da equipe como um todo.

2. Flexibilidade

As movimentações do mercado nunca estiveram tão aceleradas como atualmente. Logo, a facilidade em se adaptar às mudanças que acontecem a todo o momento é uma habilidade indispensável. Os profissionais flexíveis têm facilidade para se tornarem bem-sucedidos porque não hesitam em se adaptar ao mercado, encontrando, assim, grandes oportunidades de crescimento.

3. Confiança

Os campeões têm em comum uma boa dose de confiança em si próprios e a certeza de sua capacidade em transformar cenários, atingir seus objetivos e se superar a cada dia. O autor Brian Tracy, do livro “O ciclo de sucesso”, afirma que a autoconfiança é fortalecida por quatro fatores:

  • Clareza (sobre quem você é e o que quer);
  • Convicção (de seus valores);
  • Compromisso (com o próprio plano de ação);
  • Consistência (foco e persistência para atingir o que foi determinado).

Se uma pessoa não confia em si mesma, dificilmente irá se permitir agir, arriscar e ousar ir além. Então, como tudo começa na mente é fundamental que se alimente ideias autoconfiantes.

4. Foco

Profissionais de sucesso são altamente focados em sua jornada de trabalho. Eles sabem como utilizar as ferramentas as quais têm acesso para impulsionar seu desempenho e atingir resultados que vão além da média. Além disso, costumam se sentir estimulados a ultrapassar barreiras e quebrar recordes.

Essas pessoas compreendem a importância de suas atribuições para o sucesso da organização e se sentem verdadeiramente parte dela. Entregam seu melhor em prol do crescimento da empresa, considerando que os resultados de seus esforços serão naturalmente compensados.

5. Visão sistêmica

Grandes profissionais não se limitam a ser simples fazedores de tarefas, são curiosos e se interessam em entender as diferentes áreas da empresa em que atuam. São pessoas que buscam conhecer o funcionamento geral, processos e fluxogramas organizacionais, bem como cada função que contribui para o alcance dos resultados.

Geralmente, desbravam também o mercado em que sua organização está inserida, visando enxergar novas possibilidades e estratégias que contribuam para o aumento de sua performance. Isso os dá uma noção ampla das oportunidades e ameaças das quais devem se proteger.

6. Enxergar oportunidades e assumir riscos

Zona de conforto é um termo que não faz parte do vocabulário de profissionais de sucesso. Afinal, um indivíduo que se mantém fazendo sempre as mesmas coisas sem se arriscar, dificilmente irá crescer e evoluir. Como sabiamente disse Albert Einstein, insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

As pessoas bem-sucedidas não esperam as oportunidades aparecerem, em vez disso, as criam e estão sempre preparadas para enfrentar novos desafios, assumir riscos e fazer diferente. Vale destacar que assumir riscos não significa se colocar em situações que envolvam perigo e sim ousar, tentar algo novo, alçar voos mais altos.

7. Servir de inspiração

Por natureza, profissionais de sucesso exalam motivação e inspiram as pessoas por onde passam. Suas atitudes impactam o ambiente em que estão inseridos por si só, uma vez que não são necessários discursos quando se tem ação. São pessoas que assumem seus papéis com propósito, colocam essência e alma no que fazem.

Essa é uma característica bastante importante na liderança, afinal, o papel de um líder envolve inspirar seus liderados. É isso o que irá motivar a equipe a se dedicar e buscar os resultados da companhia, muito mais do que qualquer ordem.

8. Aprender com os colegas de trabalho

Uma pessoa de sucesso tem como uma de suas características o desejo constante de evoluir. Com isso, está sempre atenta para aprender com seus colegas de trabalho, independentemente do cargo que ocupem. Assim, conseguem obter diferentes visões, o que amplia sua capacidade de percepção e traz inúmeros benefícios.

9. Evoluir através dos erros

Existem pessoas que acham que aqueles que alcançaram o sucesso não erram e a realidade é bastante diferente. Pessoas de sucesso erram tanto quanto quaisquer outras, a diferença está no que fazem em seguida.

Em vez de se envergonharem do ocorrido e o bloquearem de sua mente, escolhem entender o que se passou. Assim, tiram boas lições de cada experiência e as utilizam para seu crescimento

10. Humildade

Por fim, temos a humildade que é a capacidade de reconhecer as próprias limitações. Um profissional humilde se mostra sempre pronto a aprender, com quem quer que seja, independentemente de quão longe tenha chegado. Isso faz com que as portas do conhecimento se mantenham sempre abertas.

E você, acha que possui as atitudes fundamentais que formam o perfil de profissionais de sucesso? Comente abaixo e compartilhe o conhecimento com seus amigos através das suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63