O que é headcount e como calcular?

pessoas trabalhando

Confira o que é e qual a importância do headcount.

O termo headcount pode ser traduzido como “contagem de cabeças” e consiste em um dos indicadores de recursos humanos mais populares da atualidade. Esse indicador se reflete diretamente na saúde financeira do empreendimento e é um dos mais relevantes do RH, tendo reflexo em outros departamentos.

Para utilizar o headcount com sucesso é fundamental fazer seu cálculo e projeção de maneira correta. Cabe aos gestores analisar o número juntamente com outras informações relativas a cada um dos colaboradores. Continue lendo para entender mais sobre o conceito e como aplicá-lo.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Afinal, o que é headcount?

O headcount se refere à quantidade de colaboradores que atuam na empresa. Esse é um dos indicadores de eficiência mais relevantes da atualidade. Seu cálculo é simples, mas deve ser analisado em conjunto com outros dados para que as melhores decisões possam ser tomadas.

Como fazer o cálculo do headcount?

A primeira coisa a se fazer é contar o número total de colaboradores da companhia, desconsiderando outros fatores. As etapas seguintes devem ser utilizadas para a coleta de informações sobre cada um dos membros da equipe. O gestor precisará ter em mãos um organograma completo e com detalhes da empresa, de maneira a conhecer todas as atribuições dos funcionários.

Também é importante investigar a eficiência das equipes e quais são as demandas do empreendimento para uma boa manutenção. No final dessa análise, o gestor compreenderá se a empresa precisa ou não fazer novas contratações.

Dados de headcount: como usar?

Tendo feito o cálculo completo do headcount, o gestor deve conseguir responder a algumas questões. A primeira delas diz respeito à carência ou não de treinamentos para os colaboradores de alguns setores da companhia. Também é possível identificar quais são as áreas com o menor desempenho.

Confira algumas questões interessantes de se fazer:

  • No cenário atual, quais são as funções mais críticas? Quais serão essas questões no futuro próximo?
  • Os colaboradores atualmente contratados conseguem bater as metas da empresa com eficiência?
  • A empresa precisa investir em capacitação ou formação de lideranças?

Cálculo do headcount: o que levar em consideração?

Os gestores devem considerar a estratégia de crescimento da organização na hora de fazer o cálculo do headcount. É determinante para o sucesso da empresa que os funcionários contratados tenham as competências necessárias para alcançar os resultados esperados.

Sendo assim, é importante que, além do organograma de atribuições, o gestor considere a eficiência das equipes. O cálculo dos salários dos colaboradores deve levar em consideração os benefícios, encargos trabalhistas e dissídios. No entanto, para um bom cálculo de headcount, se deve levar em consideração mais do que os salários e os seus benefícios.

A filosofia da marca, a integração das equipes e o relacionamento com cliente e fornecedores devem ser considerados. Esses são fatores de grande influência sobre o retorno dos investimentos.

Também devem integrar o cálculo do headcount os desafios futuros e atuais, além das oportunidades que a empresa virá a ter. É um cálculo interessante para direcionar o futuro da organização.

Alguns perfis de funcionários poderão ser determinantes para ajudar a empresa a enfrentar e superar alguns desafios. Outros fatores importantes para considerar são o contexto social e possíveis crises econômicas, além da falta de profissionais qualificados. Usar os tópicos certos para fazer o cálculo do headcount é determinante para conhecer o verdadeiro cenário corporativo.

Importância do indicador headcount para as empresas

Há diversos motivos para utilizar o indicador headcount na sua empresa, confira, a seguir, alguns dos fatores de sua relevância.

1 – Recursos Humanos

O indicador de contagem de colaboradores contribui para a tomada de decisões dos gestores. Permite identificar a eventual necessidade de reestruturar a equipe.  Devemos nos atentar para o fato de que os Recursos Humanos constituem um dos alicerces estratégicos das companhias.

O uso desse indicador permite, ainda, embasar outras decisões do RH, como promover processos de capacitação e recrutamento. Quando não se trabalha com um headcount preciso, o gestor pode tomar decisões erradas e custosas.

2 – Projeção de orçamentos mais precisos

Esse indicador tem um impacto bastante considerável no setor financeiro em decorrência da folha de pagamentos. O headcount deve ser considerado pelos gestores dos orçamentos corporativos no momento em que fazem as suas projeções. Esse controle permite prever os gastos com cada colaborador.

A definição de promoções, aumentos salariais e pagamentos de encargos trabalhistas devem levar em consideração o headcount. São elementos que geram impactos consideráveis no orçamento. Esse é um ponto válido no tocante ao planejamento de contratações e desligamentos.

3 – Planejamento estratégico

O headcount é um indicador bastante útil para a projeção de cenários corporativos em que seja necessário fazer reestruturações. Também é um grande aliado para construir uma cultura empresarial de planejamento que se reflete em todos os departamentos. Tendo um cálculo preciso do headcount em mãos, a companhia pode delinear planos de ação estratégicos.

Torna-se possível identificar uma série de variáveis que podem se tornar a realidade do empreendimento em médio ou longo prazo. O headcount permite considerar a necessidade de promover alguns colaboradores, contratar novos funcionários e até mesmo enxugar algumas equipes. Sua aplicação contribui consideravelmente para o desenvolvimento de novas lideranças.

Headcount: indicador que influencia diretamente o lucro das companhias

Esse indicador tem grande influência sobre a margem de lucro das organizações. Se houver um erro de cálculo do headcount, por exemplo, é possível que a empresa enfrente prejuízos consideráveis. Um tópico fundamental é o que diz respeito ao pagamento dos encargos trabalhistas.

Outros fatores que sofrem consideravelmente é a definição de planos de cargos e salários, bonificações e processos de capacitação. Trata-se de investimentos relevantes para aumentar a produtividade e evitar gastos com processos de recrutamento.

Esse é um indicativo que permite que a companhia seja estratégica na gestão de colaboradores por fornecer dados relevantes para projetar cenários. Possui considerável influencia ainda na saúde financeira, lucratividade e poder de realização dos objetivos da organização.

Agora você já sabe o que é e qual a importância do headcount! Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010