O que é RH 4.0 e o que ele traz de novo?

Homem usando tablet para recrutar pessoas

Confira quais são os principais benefícios do RH 4.0.

A Revolução Industrial 4.0 ou Quarta Revolução Industrial está em pleno curso neste momento e já impacta diversas áreas de alguma forma. No campo dos Recursos Humanos, essa revolução propiciou o desenvolvimento de um novo modelo de gestão chamado de RH 4.0.

A automação, a conectividade e a inteligência artificial conversam entre si para criar uma nova forma de gerenciar pessoas. O desenvolvimento da tecnologia permitiu e ainda permitirá uma série de benefícios para as companhias e seus funcionários. 

Neste artigo iremos explicar o conceito de RH 4.0 e o que ele traz de novo. Vamos lá?

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Afinal, o que é RH 4.0?

O RH 4.0 se caracteriza pelo uso estratégico de ferramentas modernas e tecnológicas para delinear um novo modelo de gestão de pessoas. A partir desse novo paradigma, é possível construir equipes de alta performance alinhadas com as metas e objetivos do empreendimento.

A tecnologia é uma grande aliada para estabelecer um modelo mais inteligente de gerenciamento dos ritos e rotinas. Um dos principais focos do RH 4.0 é agregar valor aos processos rotineiros da companhia, proporcionando a melhoria do gerenciamento de equipes.

Trata-se de um modelo de RH que assume mais responsabilidades do que o tradicional. As atividades de gestão de pessoas consideram tópicos como engajamento, experiências e performance dos colaboradores. 

Pilares do RH 4.0: o que há de novo?

O RH 4.0 está embasado em quatro eixos que atuam de forma integrada: pessoas, processos, estratégias e tecnologia. A seguir iremos explicar cada um desses pilares de forma a demonstrar o que o RH 4.0 traz de novo. 

Pessoas

Esse é o elemento-chave do RH tradicional, no RH 4.0 passa a ser visto de forma múltipla, sendo diretamente influenciado pela Psicologia. Há a preocupação de conhecer mais profundamente as skills de cada colaborador para poder desenvolvê-las. Esse conhecimento leva a insights para a realização de treinamentos e consequente ganho de produtividade.

O nível de satisfação dos colaboradores tende a crescer consideravelmente. Esse novo modelo de RH permite desenvolver uma gestão por competências em que os líderes utilizam métricas coerentes para avaliar seus liderados. 

Processos

Assim como acontece em diferentes áreas, a Revolução Industrial 4.0 orienta a otimização de processos. Dessa forma, é possível alinhar os objetivos corporativos e dos colaboradores.

Essa abordagem permite reavaliar a cultura organizacional e os ritos cotidianos, como o método de contratação, bonificação e desenvolvimento. Os processos de negócio também podem ser reavaliados, identificando o impacto sobre os colaboradores e a produtividade.

Estratégia

A estratégia é um eixo fundamental para que o RH 4.0 se torne uma realidade para uma empresa. Vivemos um momento em que já se compreende que a tecnologia sozinha não traz resultados. É fundamental que os recursos tecnológicos estejam articulados com os demais eixos. A aplicação estratégica desse novo modelo contribui para criar uma vantagem competitiva.

Em suma, no RH 4.0 o foco é aplicar a tecnologia como uma solução estratégica de negócios. O uso das ferramentas tem como foco orientar as decisões que determinam os rumos que a companhia irá seguir no futuro. 

Tecnologia

Obviamente, a tecnologia tem um papel preponderante no RH 4.0, porém, como mencionado anteriormente, sozinha ela não agrega valor. Nos últimos anos, empresas de tecnologia têm focado no desenvolvimento de soluções específicas para o setor de recursos humanos. Essas soluções são pensadas de maneira estratégica para otimizar a gestão de pessoas.

A tecnologia já abre a possibilidade de analisar perfis comportamentais, realizar processos digitais automatizados, registrar colaboradores, entre outros. Processos rotineiros – e burocráticos – como a admissão e demissão de funcionários, assim como relatórios puderam ser automatizados. 

Há diversos recursos tecnológicos que estão sendo adicionados à rotina do setor de RH. Computação em nuvem, programas de gestão de projetos, aplicativos, entre outros, conferem mais agilidade e flexibilidade para um departamento estratégico. O home office também faz parte desse grupo de soluções que a tecnologia permitiu. 

Uma das características mais marcantes dessa revolução industrial é o fato de delegar para a tecnologia as atividades repetitivas e maçantes. Os colaboradores do setor de RH não ficam presos em tarefas braçais, podendo dedicar seu potencial para desenvolver soluções criativas. Há um melhor aproveitamento da equipe e os colaboradores de toda a empresa se beneficiam, tendo acesso a soluções mais interessantes. 

Vantagens do RH 4.0

Esse é um momento de transição em que antigos procedimentos de RH estão dando lugar para novas metodologias propostas pelo RH 4.0. Um dos grandes desafios desse novo modelo de gestão de pessoas é deixar no passado a mentalidade conservadora dominante em muitas empresas.

Embora seja um desafio considerável, é interessante dizer que vale a pena, uma vez que oferece uma série de vantagens para as companhias. Confira abaixo quais são os principais benefícios que esse modelo oferece. 

1. Redução de burocracia

A tecnologia permite simplificar diversas atividades rotineiras do setor, parte delas pode ser realizadas remotamente, inclusive. A burocracia é consideravelmente reduzida, pelo fato de que somente o necessário permanece. 

2. Automatização de processos

Processos que antes demandavam muito tempo e esforço, como relatórios e processos seletivos, podem ser finalizados em minutos com a automatização. 

3. Redução de trabalho repetitivo

A automação também impacta positivamente a rotina de trabalho dos profissionais do setor de RH. Como já mencionamos, há a redução das atividades repetitivas e maçantes, liberando os profissionais para trabalhar com criatividade.

4. Comunicação otimizada

A comunicação é essencial para que o setor de RH possa desempenhar as suas atividades com praticidade e bons resultados. A tecnologia abriu a possibilidade de dar suporte nesse sentido. Com as ferramentas tecnológicas se tornou possível realizar uma comunicação integrada e eficiente, contribuindo para a construção de relacionamentos saudáveis. 

5. Aumento da produtividade

Um dos objetivos mais buscados pelo setor de RH desde sempre é o aumento da produtividade da empresa. No RH 4.0, há diferentes formas de desenvolver estratégias nesse sentido. Essas estratégias, inclusive, se mostram bastante eficientes quando apoiadas nessa forma de entender os colaboradores. 

Há uma abordagem sistêmica que leva a melhorias contínuas, oferecendo a possibilidade de potencializar o índice de engajamento e satisfação dos profissionais. Quando se cria um ambiente organizacional mais saudável, o aumento da produtividade é uma consequência.

O RH 4.0 é o futuro, mas também já é o presente! Deixe seu comentário sobre o tema abaixo e compartilhe o conteúdo para levar o conhecimento adiante!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63