Inteligência Artificial: vantagens e desvantagens quanto ao seu uso

uso da inteligência emocional

Conheça todas as vantagens e desvantagens do uso da inteligência artificial

Muitas pessoas, ao ouvirem falar sobre Inteligência Artificial (IA), logo associam o conceito a robôs e outras máquinas substituindo os seres humanos. Culpa da literatura e do cinema, que a apresentaram de forma fantasiosa a sociedade. Não, a Inteligência Artificial dos dias atuais não é a mesma retratada nos filmes, mas ela já existe e possui um papel muito importante na nossa rotina.

A Inteligência Artificial é a capacidade de um dispositivo computacional, através de um compilado de várias ciências, como da computação e matemática, replicar algumas habilidades cognitivas e assim, processar dados, raciocinar, otimizar processos, corrigir erros, ter mais precisão e solucionar problemas. Todo esse contexto, vem ocasionando em mudanças tanto na tecnologia quanto na maneira como nos relacionamos com a mesma.

Agora que você entende um pouco melhor o conceito de Inteligência Artificial, você sabe dizer onde ela está presente no seu dia-a-dia?

Não caia em desuso, mantenha-se um passo a frente das inovações.
Leia meu livro “Tudo sobre Coaching” e saiba como você pode se aprimorar.

Se você pensou apenas naquela reportagem que passou na TV, do carro que dirige sozinho, saiba que você está enganado. A inteligência Artificial está no corretor ortográfico do seu celular, que ao perceber que você escreveu determinada palavra de forma errada, a corrige, está no GPS que você utiliza para andar em uma estrada desconhecida e está presente também, no site que já prevê aquilo que você deseja comprar e te oferece sugestões de produtos.

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nos processos atuais e por conta disso, tem levantado diversas discussões sobre o seu uso. Saiba mais a seguir:

Onde a Inteligência Artificial está presente

Além dos exemplos anteriores, a Inteligência Artificial também é aplicada nas seguintes situações:

  • Pesquisas no espaço, visto que as máquinas possuem melhor adaptação a ambientes adversos e menos chances de falharem em suas atividades;
  • Assistentes de voz dos celulares como a Siri e o Google Now, que apresentam ao usuário as notícias que ele deseja ler;
  • Reconhecimento facial, quando a pessoa posta uma foto no Facebook e automaticamente o rosto dos indivíduos presentes na imagem são identificados;
  • Extração de minério, pois as máquinas suportam certas condições no ambiente, diferentemente do ser humano;
  • Processos médicos como, avaliações, simuladores de cirurgia e monitoramentos;
  • Exploração do oceano, visto que o ser humano não consegue explorar todo o oceano sem comprometer a sua saúde;
  • Aprendizagem, através do uso de aplicativos, telas interativas e demais dispositivos.

Inteligência Artificial nas empresas

A inteligência está presente também, nos processos das organizações. Quando aplicada nesse contexto, a tecnologia tem como intuito, agilizar as atividades, minimizar os erros e garantir eficácia às empresas. Veja alguns exemplos do uso da Inteligência Artificial nas organizações:

  • Recursos humanos: através de máquina, é realizada uma avaliação e seleção dos candidatos com o perfil mais adequado a vaga em aberto;
  • Atendimento ao cliente: o primeiro contato com o cliente é feito através de chatbots (softwares de trocas de mensagem) para detectar informações simples e recorrentes, que vão ser tratadas posteriormente pelo vendedor;
  • Operações financeiras: inúmeros dados são analisados de forma simultânea e auxiliam a detectar fraudes, roubos e transações indevidas;
  • Atividades repetitivas: processos repetitivos que têm chances de desmotivar os colaboradores, podem ser realizados com o auxílio de máquinas;
  • Monitoramento: através do uso de drones, empresas realizam diversos monitoramentos em seus processos, como controle de estoque, por exemplo;
  • Gestão: softwares comunicam e conectam diversas informações da organização, o que auxilia gestores a tomar decisões mais assertivas e assim, alcançar os resultados desejados.

Benefícios do uso da Inteligência Artificial

Agora que você conhece alguns exemplos de aplicação da Inteligência Artificial, tanto na nossa rotina quanto nos processos das empresas, saiba alguns benefícios proporcionados pela tecnologia:

  • Solução de problemas;
  • Repetição;
  • Inovação;
  • Longas horas de trabalho, sem a necessidade de pausas;
  • Precisão e acerto;
  • Fácil locomoção a lugares limitados aos humanos;
  • Rápida comunicação;
  • Redução de retrabalho;
  • Modernização.

Desvantagens do uso da Inteligência Artificial

Mesmo tão presente nos dias atuais, o uso da Inteligência Artificial também possui pontos negativos, conheça alguns deles:

  • Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, a Inteligência Artificial ainda traz questionamentos éticos, sociais e morais quanto ao seu uso;
  • A utilização de determinadas máquinas pode acarretar na ameaça do emprego de milhares de pessoas;
  • O uso contínuo da Inteligência Artificial gera isolamento social e consequentemente, problemas físicos e mentais;
  • Para operar e manter o funcionamento de algumas máquinas e sistemas, é necessário pessoas especializadas;
  • A produção e manutenção de máquinas com Inteligência Artificial demandam alto custo financeiro;
  • A Inteligência Artificial não possui habilidades cognitivas para desenvolver a criatividade, como o cérebro humano é capaz.

Debates envolvendo a Inteligência Artificial

O crescente avanço do uso da Inteligência Artificial na rotina das pessoas desencadeou também, uma série de debates. Mesmo com tantos progressos e pontos positivos, vários estudiosos, pesquisadores e cientistas como Stephen Hawking, alertam quanto a ameaça que a Inteligência Artificial pode se tornar para a vida humana.

Não, eles não estão dizendo que máquinas e robôs vão colonizar os seres humanos e dominar o planeta Terra. O que os pesquisadores afirmam é que a Inteligência Artificial até agora, vem sendo usada de forma aparentemente inofensiva, mas tudo indica que não será assim ao longo dos anos.

Cientistas afirmam sobre a necessidade do estabelecimento de regras quanto a aplicação da Inteligência Artificial em questões militares, pois já existem estudos e experimentos com armas, aviões e sistemas de defesa para a seleção e eliminação de inimigos sem a condução direta de pessoas.

Eles também alertam que o uso em massa da tecnologia pode ameaçar milhares de empregos e eliminar o envolvimento do ser humano em diversas funções, além do perigo eminente caso a Inteligência Artificial consiga superar o mercado financeiro ou manipular líderes mundiais.

Ao longo dos anos, vimos diversas tecnologias transformarem a história da humanidade, como foi o caso da criação do aparelho televisivo e a ascensão da internet. O mesmo vem ocorrendo com a implementação da Inteligência Artificial na nossa rotina.

Não caia em desuso, mantenha-se um passo a frente das inovações.
Leia meu livro “Tudo sobre Coaching” e saiba como você pode se aprimorar.

Contudo, é preciso cuidado! A tecnologia deve ser usada para promover avanços e desenvolvimento para os seres humanos, para que as coisas não saiam do controle, é imprescindível que pesquisadores e cientistas eduquem a sociedade quanto ao uso responsável da Inteligência Artificial.

Ao fazer isso, é possível lidar de forma assertiva com eventuais erros e ataques cibernéticos e manter a qualidade da tecnologia, bem como não colocar a vida humana em risco e aproveitar todos os pontos positivos que a Inteligência Artificial nos proporciona.

Você tinha ideia do quanto a Inteligência Artificial está presente no nosso dia-a-dia? Em quais momentos você a usa na sua rotina? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Copyright: 579095728 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jirsak

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010