Onboarding – O que é e quais os seus benefícios?

Mulher pressiona botão escrito Onboarding no painel virtual.

Confira as vantagens do onboarding para as empresas.

Onboarding é uma prática que oferece uma série de benefícios para as empresas que apostam nela. Trata-se de uma estratégia de socialização, engajamento e motivação dos colaboradores com possibilidades de excelentes resultados. Desenvolver a motivação dos colaboradores logo nos primeiros momentos na companhia é imprescindível.

O setor de recursos humanos passa a contar com uma ajuda nesse grande desafio que é a retenção de talentos. Para entender melhor o que é onboarding e quais são seus benefícios, continue a leitura!

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O que é onboarding?

Em linhas gerais, onboarding consiste no processo de acolhimento e integração de novos colaboradores nas empresas. O objetivo dessa recepção é orientá-los sobre os objetivos do empreendimento, assim como oferecer uma visão ampla do mercado. O profissional já chega conhecendo a cultura organizacional e o funcionamento dos processos corporativos.

No onboarding estão incluídas as etapas de orientação, supervisão e treinamento dos profissionais recém-contratados. Os novos colaboradores recebem acompanhamento para que possam se adaptar e se acostumar à nova realidade. A prática de onboarding se inicia na divulgação da vaga, nesse momento é importante que sejam apresentados o cargo em detalhes e um histórico breve da empresa.

O processo segue nas primeiras etapas do processo seletivo, com a inclusão de mais informações para familiarizar o interessado na vaga. Os candidatos devem compreender os propósitos da vaga e o posicionamento da empresa. Assim, conforme vai avançando nas etapas, recebe mais informações relevantes.

Onboarding pós-contratação

O trabalho realmente denso de onboarding acontece após a contratação daquele que irá preencher a vaga. Nos primeiros dias no novo trabalho, o profissional passa por atividades previamente definidas em um cronograma. O objetivo é oferecer todas as informações de que ele precisa para realizar o seu trabalho com o máximo de eficiência, diminuindo o tempo de adaptação.

A integração deve começar já nos primeiros momentos do colaborador recém-contratado na empresa. Essa é a fase em que o profissional está mais engajado e motivado, podendo entregar o que tem de melhor. Contudo, é imprescindível citar que o processo de onboarding não termina no primeiro ou segundo dia de trabalho.

O processo de integração deve prosseguir até que o colaborador se sinta apto para realizar as suas atividades. Etapas de acompanhamento e supervisão são imprescindíveis para que essa socialização aconteça com eficiência.

Benefícios do onboarding para as empresas

O processo de onboarding tem uma série de vantagens, para quem ainda tem dúvidas, listamos os principais benefícios. Confira a seguir por que investir nesse processo de integração pode ser bastante vantajoso para empresas de todos os setores.

1. Retenção de talentos

O mercado está cada vez mais competitivo e isso faz com que seja um verdadeiro desafio reter talentos. Os profissionais têm diversas oportunidades e podem deixar o quadro da companhia em que estão a qualquer momento. O processo de onboarding tende a tornar mais fácil para o setor recursos humanos reter esses talentos.

É importante deixar claro o quanto os profissionais e seus conhecimentos são parte dos ativos de uma empresa, sendo uma lástima perdê-los. Uma integração eficiente pode ser decisiva para que os profissionais mais qualificados do mercado desejem ficar na companhia em que estão. Embora não seja exatamente fácil fazer essa retenção, também não é impossível.

Investir em onboarding é uma forma de construir uma base sólida para criar um clima organizacional saudável. Os talentos precisam se sentir devidamente acolhidos na empresa para que não tenham o ímpeto de se desligar. Dentre as consequências dessa boa integração está a geração de valor para o colaborador. O senso de pertencimento costuma ser bem fomentado em ações de onboarding.

2. Cultura organizacional fortalecida

Conforme os colaboradores ingressam na companhia com motivação, tendem a formar um senso de pertencimento. Com o passar do tempo, isso vai se consolidando em uma cultura organizacional forte. O mais interessante é que o processo se dá de forma natural, o que contribui para o fortalecimento contínuo.

Profissionais expostos aos objetivos organizacionais logo no começo do trabalho tendem a se comprometer mais. Com maior compromisso vem melhores entregas e mais realizações. Uma forma de fortalecer a cultura organizacional através do onboarding é selecionar um momento para que os profissionais recém-contratados tenham contato com as lideranças.

Os novos integrantes da companhia podem receber instruções diretamente dos líderes. Esse contato reduz as chances de entendimentos equivocados que podem levar ao comprometimento de relacionamentos. Problemas que surgem após algum tempo na empresa costumam ter origem no começo da jornada do colaborador.

3. Fortalecimento de uma marca empregadora

Uma boa recepção para os novos colaboradores contribui para que eles se adaptem e queiram ficar na companhia. Os recém-contratados têm uma imagem mais positiva da empresa ao passarem pelo processo de onboarding. Conforme as práticas de acolhimento dos colaboradores são mantidas, a companhia desenvolve uma marca empregadora.

Uma empresa com boa marca empregadora passa a ser mais bem vista pelos profissionais de modo geral. Isso significa que mais pessoas terão o desejo de trabalhar nessa organização. Trata-se de uma ação essencial para gerar valor para a empresa, tornando-a reconhecida como um bom lugar para se trabalhar.

4. Crescimento do empreendimento

Colaboradores bem integrados desde a sua chegada à companhia tendem a ser mais produtivos. Há, também, o desejo de permanecer no quadro de colaboradores da organização em longo prazo. A produtividade e a retenção conduzem a empresa ao crescimento, pois o bom trabalho dos colaboradores faz com que se torne mais competitiva.

Os profissionais integrados e adaptados conseguem compreender e usufruir das ferramentas da companhia. Esses colaboradores tendem a ser mais bem aproveitados e se sentem mais relevantes no processo de trabalho cotidiano.

5. Aumento do engajamento

Os colaboradores representam um ativo muito importante para qualquer empresa, afinal, são eles que fazem o empreendimento caminhar. Contar com funcionários engajados faz toda a diferença para que a companhia se destaque em seu segmento.

A prática de onboarding ajuda a fazer com que os profissionais se comprometam mais significativamente com as suas tarefas. Atividades que ajudem a fortalecer o engajamento são essenciais para ter resultados positivos.

Empresas que adotam a prática de onboarding retêm talentos e constroem uma marca empregadora! Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais para levar a informação adiante!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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