Como motivar seus funcionários de maneira correta

Motivar os Funcionários

Motivar os funcionários pode ser bem menos desafiador se tiver as ferramentas e estratégias corretas

 

Dizem que a inspiração vem dos outros e que a motivação vem de dentro nós. Com certeza, todos nós devemos sempre buscar nossas próprias razões para nos automotivarmos, porém devemos considerar também os fatores externos que podem nos ajudar neste caminho, especialmente no trabalho onde passamos grande parte do nosso tempo. Neste sentido, nas empresas um dos principais desafios dos líderes é exatamente o de desenvolverem estratégias eficientes sobre como motivar funcionários, torná-los mais engajados, focados, eficientes e produtivos.

O interessante é que, com algumas ações planejadas e assertivas, a motivação da equipe pode ser sim estimulada e alimentada por meio de incentivos, valorização e reconhecimentos, por exemplo. Continue lendo e veja como isso funciona!

Uma boa liderança é capaz de conquistar e motivar todos os colaboradores!
Baixe gratuitamente o “Leader Coach” e invista em uma liderança de excelência!

Motivação e a Hierarquia das Necessidades de Maslow

Segundo o psicólogo americano, Abraham Maslow, um dos principais expoentes da Psicologista Humanista, no que tange a sua satisfação, ser humano tem cinco necessidades básicas que precisam ser atendidas plenamente para que consiga ter motivação para realizar seus objetivos, sonhos e metas. De fato, quando algum destes componentes básicos nos falta, a exemplo, do alimento, todo o nosso sistema perde seu equilíbrio e passa a “sofrer” as consequências deste déficit.

Portanto, para entender como motivar funcionários, é essencial que os gestores também compreendam o funcionamento desta hierarquia e os elementos que são imprescindíveis à motivação humana na vida e também em seu trabalho.

Necessidades Biológicas e Fisiológicas

O primeiro elemento da Pirâmide de Maslow são as Necessidades Biológicas e Fisiológicas, que são aquelas que se relacionam diretamente com a sobrevivência dos indivíduos e ao seu bem-estar físico e mental. Por isso mesmo, são as primeiras carências que devem ser atendidas pelas empresas.

No contexto de trabalho, tange o atendimento das necessidades dos funcionários em relação a diversos fatores essenciais à sua existência, tais como: salários justos, pagos em dia, compatíveis com as atividades desempenhadas e com os valores praticados no mercado, o que lhes permitirá promover sua sobrevivência e o sustento de sua família, por exemplo.

Além disso, a qualidade da infraestrutura da empresa (higiene) também é algo muito importante, pois sem condições básicas para exercer suas funções, os trabalhadores acabam tendo sua motivação e desempenho prejudicados. Se junta a isso a importância do respeito à carga horária diária de trabalho e do trabalhador direito de descansar entre uma jornada e outra.

Necessidades de Segurança

Este é outro aspecto fundamental à motivação dos profissionais, uma vez que a Necessidade de Segurança é uma medida de proteção e que, em essência, visa garantir o bem-estar físico, manutenção de direitos e a sobrevivência de cada pessoa dentro e fora de seu ambiente de trabalho.

Para ser estabelecida com sucesso, a empresa deve oferecer aos seus colaboradores tanto segurança física como: social, financeira e emocional. Na prática, isso é representado por um ambiente sempre limpo, salubre e seguro, que dispõe equipamentos de proteção individual para os funcionários e que respeita e faz valer as normas de segurança no trabalho vigentes.

Esta segurança diz respeito ainda ao acesso dos profissionais a benefícios e direitos concedidos pela empresa como: planos de saúde, seguro de vida, adicional de periculosidade, planejamento de carreira, assistência previdenciária, auxílio-viagem e bolsas de estudos e ações espontâneas.

Necessidades Sociais

Passamos a maior parte do dia em nosso trabalho, como tal é essencial buscar atender as Necessidades Sociais dos trabalhadores, que entre muitos aspectos, também tem haver diretamente com a qualidade das suas relações interpessoais na empresa.

Portanto, para manter a motivação da equipe sempre em alta é essencial que o líder desenvolva estratégias efetivas, de modo a oferecer, aos seus profissionais, sempre boas condições de trabalho e um ambiente com um clima positivo, saudável, intercolaborativo e favorável ao desenvolvimento de todos.

Para isso, também é necessário promover continuamente a integração dos colaboradores no trabalho em equipe, dar espaço para que possam contribuir com seus conhecimentos, ideias e experiências, estimular uma comunicação assertiva, relações interpessoais positivas e fazer uma gestão das pessoas e processos, que valorize a ética e facilite à construção dos resultados.

Necessidade de Ego

A motivação no trabalho está diretamente relacionada ao reconhecimento profissional por parte da empresa, dos colegas e líderes. Por isso mesmo, quando a Necessidade de Ego não é plenamente atendida, os profissionais acabam ficando bem menos engajados, produtivos e felizes. Logo, reconhecer: o empenho, comprometimento, foco, dedicação, profissionalismo, as ideias e os resultados do colaborador é algo essencial à sua autoestima e motivação.

Na prática, este reconhecimento pode vir de diversas formas, pois independente do meio, o mais importante é que ele venha sempre. Pode ser dado, por exemplo, por meio de feedbacks, elogios e congratulações públicas pela realização bem-sucedida de suas demandas e projetos, como também através de incrementos financeiros como: aumentos salariais, premiações e bônus por resultados ou mesmo por meio de promoções de cargo.

Necessidade de Autorrealização

As realizações profissionais são uma das maiores fontes de motivação de uma pessoa em seu ambiente de trabalho, pois trazem autossatisfação, reforçam seu potencial e representam sua capacidade de construir e entregar sempre bons resultados. Por isso mesmo, a Necessidade de Autorrealização figura no topo da Hierarquia de Maslow, pois é algo que alimenta sua plenitude.

Para conquistar o mais alto nível da pirâmide, a empresa precisa integrar seus colaboradores à sua missão e visão, de modo que possam alinhar também os seus valores e caminhar juntos em prol de um propósito maior. Quando um profissional reconhece o valor daquilo que faz, sente que é parte de algo maior e que contribui com suas ideias, atitudes e conhecimentos para um mundo melhor, sua motivação se eleva e o sentimento de autorrealização também.

Esta satisfação ajuda reforçar todas as demais necessidades citadas anteriormente, pois todas são complementares e são potencializadas quando são atendidas conjuntamente. Logo, quando o funcionário tem a oportunidade de fazer o que ama, é reconhecido, pode colaborar tudo isso também contribui para fomentar resultados positivos e para edificar o seu legado de vida.

Para que as ações de motivação surtam os efeitos desejados, é fundamental que as empresas estejam 100% comprometidas em fomentar a qualidade de vida no trabalho da sua equipe. Também é importante que abram espaço para que seus colaboradores possam contribuir com seus conhecimentos, ideias e experiências para o alcance efetivo das metas e para que sejam valorizados e reconhecidos por sua entrega, dedicação e por seus resultados.

Este reconhecimento da organização pode vir por meio do investimento em treinamentos e capacitação e do foco no aprimoramento de suas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais dos seus colaboradores. Dá-se ainda através de lideranças inspiradoras, preparadas e comprometidas com o desenvolvimento da equipe e, claro, por meio de oportunidades de crescimento.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

7 Dicas de Como Motivar Funcionários

Saber como motivar funcionários é essencial a que a empresa possa utilizar as estratégias certas para estimular seu alto desempenho e satisfação no trabalho. Logo, é preciso buscar constantemente formas de mobilizar as pessoas, desenvolver seu potencial infinito e reconhecer os seus resultados.  Neste sentido, veja sete ações poderosas que fazem toda diferença na motivação dos profissionais:

Reconhecimento Profissional

Uma das melhores formas de promover a motivação da equipe é reconhecendo seu valor e a sua contribuição para a construção dos resultados da empresa. Quando um colaborador é reconhecido profissional e financeiramente, ele sente que está sendo visto pela organização, apoiado por ela e que tem o suporte que precisa para desenvolver seus talentos e habilidades, crescer e prosperar em sua carreira.

Para isso, a organização pode incluir em suas políticas de Gestão de Pessoas, aumentos salariais conforme produtividade e êxitos, bônus por resultados, promoções, bem como investir em sua capacitação técnica e comportamental de forma continuada.

Dê Oportunidades

Todo profissional quer ter a oportunidade de aprender, ampliar seus conhecimentos e experiências e, assim, impulsionar suas chances de sucesso na carreira. Por isso, empresas que oferecem planos de carreira são as mais prestigiadas e procuradas, pois dão perspectivas de futuro e crescimento aos seus colaboradores.

Este é um fator a mais de motivação, pois quando os funcionários sabem o quanto podem evoluir e quais patamares podem alcançar dentro do seu trabalho, mais força, foco e comprometimento têm para fazer valer a pena suas oportunidades e para conquistar os seus objetivos e sonhos na profissão e na vida.

Invista em Treinamento e Desenvolvimento

Uma forma poderosa de reconhecer o valor e o potencial dos seus profissionais é por meio de incentivos em treinamentos e cursos de aperfeiçoamento e capacitação. Quando a empresa tem políticas de gestão que valorizam a formação continuada dos seus colaboradores, eles também reconhecem a preocupação da organização em formar, capacitar e desenvolver a equipe. Isso faz toda diferença!

Esta estratégia é uma via de mão dupla porque traz resultados positivos para ambos os lados e ajuda a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das pessoas. Por um lado, os funcionários têm a chance de se atualizar em sua área, fazer novos cursos e aprender coisas que podem impulsionar seus resultados. De outro, assim a empresa também terá equipes mais capacitadas, comprometidas e engajadas, com autoestima elevada e dispostas a retribuir os investimentos com um desempenho cada vez melhor.

Neste sentido, os programas de Coaching são um excelente método para desenvolver o capital humano e acelerar seus resultados. Fica a dica!

Promova um Clima Positivo

Passamos a maior parte do dia em nosso trabalho e, neste tempo temos que conviver com pessoas diferentes e trabalhar em conjunto com elas para à conquista das metas, objetivos e resultados da empresa. Contudo, se estas relações não são positivas, ou seja, se a comunicação entre colegas e líderes não é clara e também se a qualidade da infraestrutura deixa a desejar; todos estes fatores podem levar à desmotivação da equipe.

Portanto, é essencial sempre cuidar da qualidade do clima organizacional, de modo a proporcionar aos profissionais um ambiente positivo, construtivo, salubre e que realmente favoreça o aumento constante de sua motivação, engajamento e produtividade. Empresas que adotam esta postura sempre se destacam entre as demais.

Dê Feedbacks Constantes

Os feedbacks são importantes ferramentas de desenvolvimento profissional e também uma forma genuína de reconhecer os talentos e resultados dos seus colaboradores. Como tal, devem ser usados pelo líder como uma forma de estar mais próximo de sua equipe, bem como um instrumento de aprendizado, reconhecimento, valorização e fortalecimento dos seus profissionais.

Além de prestigiar seus êxitos, estes retornos constantes também dão aos funcionários a oportunidade de conhecerem seus pontos fortes e de melhoria. Com isso, podem trabalhar em seu aperfeiçoamento técnico, emocional e comportamental e evoluir na carreira, na empresa e na vida.

Atenção a Questão Salarial

Dinheiro não é tudo, porém este é um dos quesitos que realmente mais pesam na satisfação dos funcionários. Inclusive numa recente pesquisa realizada pelo site de avaliação de empresas, Love Mondays, dos 1564 pontos avaliados, a insatisfação com o salário ganhou em primeiro lugar, como o aspecto que mais incomoda os profissionais.

Quando, por exemplo, os salários na empresa são incompatíveis com os praticados no mercado; as remunerações estão defasadas; não há aumentos salariais há anos ou quando os pagamentos atrasam constantemente; a motivação dos colaboradores também cai drasticamente.

Isso acontece porque pagar salários justos e honrar seus compromissos também é uma das formas de reconhecer e valorizar os profissionais. Afinal, cada colaborador tem suas responsabilidades financeiras, anseios de crescimento salarial na carreira e sonhos pessoais. Contudo, sem receber o que é justo, tudo isso acaba ficando comprometido pela falta de dinheiro, o que leva à insatisfação e desmotivação da equipe.    

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Elogie Sinceramente

Segundo uma pesquisa realizada pela revista, Harvard Business Review, na rede de produtos eletrônicos, Best Buy: 0,1% de reconhecimento a mais aumenta o engajamento dos profissionais, o que representa 100 mil dólares a mais de faturamento anual para a empresa. Este 0,1% é fruto direto de ações de reconhecimento e, como podemos ver, os elogios fazem a diferença.

Neste sentido, de acordo com neurologistas, o aumento de dopamina, substância liberada pelo cérebro nos momentos de alegria, contentamento e satisfação, como quando recebemos um elogio no trabalho, é um bom exemplo de como o reconhecimento profissional além de satisfação gera lucros também. 

Um elogio verdadeiro é muito positivo porque impacta diretamente na motivação de uma pessoa, porque simboliza na prática um reconhecimento. Neste sentido, nada mais desanimador para os membros da equipe do que entregar bons resultados e ter a sensação de que não fez mais que obrigação.

Por mais que todos tenham suas responsabilidades na empresa, reconhecer um trabalho bem executado, as boas ideias, soluções, talentos, como também os bons comprometimentos do colaborador é essencial à sua motivação.

Portanto, faça do elogio uma ferramenta de gestão de pessoa e reconheça publicamente os profissionais que se destacam na realização do seu trabalho, na resolução de uma situação complicada ou na construção de um projeto importante.

Faça isso sempre sendo bem específico, ou seja, deixando claros os motivos pelos quais a pessoa está recebendo aquela congratulação. Isso mostra respeito, congruência e é uma boa forma de indicar aos demais quais caminhos que devem seguir para serem reconhecidos também.

Gostou das dicas sobre como motivar funcionários? Como podemos perceber, motivar as pessoas no trabalho pode ser bem menos desafiador quanto se tem as ferramentas e estratégias certas. E, especialmente, quando o líder e a empresa conhecem quais são as necessidades básicas do ser humano e buscam respeitar e atendê-las com assertividade. Use estas estratégias e promova resultados extraordinários na motivação dos seus colaboradores também.

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Copyright: 367286156 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010