Organização Orgânica ou empresas mecanicistas? Como encontrar o equilíbrio na gestão?

Organização Orgânica Organização Orgânica: o que é e suas principais vantagens

Para que as organizações empresariais tenham resultados satisfatórios e cresçam de maneira segura, é fundamental escolher um modelo de gestão que atenda às necessidades do negócio. Existem vários modelos de gestão, cada um voltado para gerenciar com excelência os mais diversos negócios existentes no mercado. 

Hoje, quero falar sobre dois modelos de gestão que podem contribuir positivamente com o crescimento e sucesso da sua empresa. Modelos que contribuirão com o sucesso dos processos internos e externos, além de garantir outros benefícios para a sua empresa. E que modelos são estes? É o que te contarei agora, querida pessoa!

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Organização Orgânica: o que é e suas principais vantagens

Quando falamos de uma Organização Orgânica, falamos de uma empresa que adotou um modelo de gestão focado no desenvolvimento humano. Este tipo de gestão é indicado para empresas que lidam com alta competitividade e mudanças constantes no mercado em que estejam inseridas.

Empresas que adotam esta organização orgânica precisam ter um sistema descentralizado de decisões, bem como uma hierarquia flexível. Uma das principais vantagens deste modelo orgânico de gestão é o seu potencial em poder desenvolver habilidades importantes de seus profissionais, uma vez que o foco deste modelo são as pessoas. Este tipo de modelo permite que seus colaboradores vivenciem novas experiências profissionais, experiências que contribuirão de maneira saudável e positiva com suas carreiras. Isso faz com que os gestores descubram novos talentos dentro da organização e, com isso, pensar em ações e estratégias inovadoras para o seu negócio.

Outra vantagem da organização orgânica está em sua comunicação. Ela permite que a comunicação interna seja mais informal e confiável. Este modelo de gestão garante uma interação maior entre as pessoas justamente por ser pautado pelo bom relacionamento interpessoal.

Organização Mecanicista: o que é e quais são as suas principais vantagens

Para empresas que lidam com grandes produções e com prazos bem definidos, o modelo de gestão mecanicista pode ser o mais indicado. Empresas que trabalham com produções em série – como gráficas, indústrias, montadoras – são alguns bons exemplos de empresas que podem adotar a organização mecanicista para ter uma gestão eficiente, segura e compatível com seu negócio.

Diferente de outros modelos de gestão – como a orgânica, citada acima – o foco da organização mecanicista está nos resultados obtidos. Uma das principais vantagens da gestão mecanicista é a agilidade na execução de tarefas. Além disso, a gestão mecanicista garante a precisão na execução destas mesmas atividades. Isso garante que a produção seja feita com excelência, minimizando riscos e falhas no processo.

Qual destes modelos é o melhor?

A resposta para esta pergunta é algo bastante particular. Afinal, cada empresa tem suas características e necessidades próprias, de tal maneira que é inviável apontar o melhor ou o pior modelo. O ideal é que cada gestor responda essa pergunta com base no que conhece de sua própria empresa. 

Uma boa forma para encontrar a resposta para esta pergunta é analisar as estruturas da organização empresarial. Entender como os processos funcionam e qual destas formas de organização atendem melhor às necessidades da empresa. 

Outra forma é conversar com os colaboradores,líderes e gestores para obter feedbacks pontuais sobre as necessidades e os pontos de melhoria. Ouvir o que cada uma destas pessoas tem a dizer é fundamental para que a escolha seja positiva. Dê abertura para propostas e ideias que possam surgir. 

Vale dizer que esta não é uma decisão a ser tomada de maneira rápida. Tampouco a implementação desta organização é algo a ser feito de maneira ágil. Este é um processo que requer estudos, análises e diálogos. Portanto, é importante que as pessoas envolvidas neste processo de implementação tenham cuidado, cautela e paciência para que a organização – seja a mecânica ou orgânica – tenha sua implementação feita com sucesso. 

E por isso, eu quero saber de você, querida pessoa: qual destes modelos é o melhor para a sua empresa? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright:287096177 – https://www.shutterstock.com/pt/g/esb%20professional



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010