Usar premiação para vendedores é um bom modo de incentivo?

Homem pulando com um troféu na mão

Confira algumas dicas de como montar uma campanha de premiação efetiva.

Motivação é um tema constantemente abordado entre os gestores comerciais. Afinal, se trata de uma área que depende diretamente da energia e disposição dos profissionais. Esses colaboradores representam a empresa quando o assunto é contato direto com os clientes.

Entre as várias estratégias para motivação e incentivo dos vendedores, a premiação é a mais comum. Além de ser uma forma de reconhecê-los pelo empenho e dedicação de seu trabalho, ajuda a torná-los mais focados na busca por resultados. 

Utilizar-se de premiações para alavancar resultados é um recurso interessante, mas que exige cuidado. É importante elaborar campanhas de premiação que realmente contribuam para a realização das metas. No artigo a seguir explicaremos de que forma a premiação pode ser usada como incentivo para os vendedores. 

Premiação como incentivo para vendedores

Quando a estratégia de premiação é bem aplicada, pode servir de incentivo para potencializar os resultados dos vendedores. Para que dê certo, é essencial que o gestor da equipe entenda o potencial dos seus colaboradores e o que eles desejam. Os prêmios em questão devem estar alinhados com aquilo que os profissionais desejam para realmente servir como base para seu impulso.

A oferta de prêmios precisa estar baseada em uma estratégia bem elaborada e dentro do contexto da companhia. Os vendedores precisam ser engajados na busca pelos resultados. Embora muitas pessoas realizem seu trabalho bem sem ter prêmios em vista, pode ser interessante trabalhar com essa estratégia.

O uso de premiação como incentivo funciona mais ou menos como uma competição esportiva. O competidor dá o seu melhor para ser o campeão porque deseja estar no primeiro lugar do pódio. Mais do que o desejo de receber o prêmio, a vontade de ser reconhecido como o melhor também leva o profissional a perseguir sua melhor performance. 

Dicas de como montar uma campanha de premiação efetiva

Agora que já explicamos como as premiações podem funcionar como incentivo para a equipe de vendas, é importante saber como empregar essa estratégia. Confira abaixo alguns pontos fundamentais para realizar uma campanha de sucesso com sua equipe comercial. Com essas dicas se tornará mais simples estruturar o planejamento da campanha de prêmios para os melhores vendedores. 

1. Clareza no objetivo

A campanha de premiação pode — e deve — ser aplicada de maneira clara e objetiva para que as ações possam ser favoráveis e bem direcionadas. Isso porque seu objetivo é alavancar resultados em curto espaço de tempo. Portanto, apresente argumentos e números realistas.

Cuidado para não definir metas muito audaciosas que dificilmente poderão ser concretizadas. É fundamental que os vendedores entendam que podem sim realizar o que se espera deles. Estabelecer um padrão de exigência muito alto pode ter resultado oposto, ou seja, desmotivar. 

2. Defina um prazo

Toda meta deve ter prazo para ser alcançada. Além disso, uma campanha se caracteriza por ser algo temporário e que quebra a rotina dos colaboradores. Caso contrário, deixaria de ser um método de incentivo e não atingiria o objetivo de tirá-los da zona de conforto. Portanto, estabeleça uma data específica para início e fim da campanha. Os profissionais precisam dessa orientação de prazos para guiar suas atividades. 

Novamente ressaltamos que é imprescindível trabalhar com a realidade, isto é, defina prazos possíveis de cumprir. Oferecer prazos demasiadamente curtos pode fazer com que os profissionais se sintam pressionados desnecessariamente. A motivação depende do entendimento de que aquilo que se está perseguindo é possível. 

3. Defina a premiação

A recompensa deve ser atrativa o suficiente para que os vendedores dediquem esforços extras em atingir o resultado estipulado. Procure saber com os próprios participantes quais tipos de prêmios seriam de seu interesse. Muitas empresas cometem o erro de oferecer premiações genéricas que não despertam o desejo de conquistá-las. Você iria se esforçar para ganhar algo que não te interessa?

A premiação pode ser entregue na forma de um bônus salarial, dias de folga, um presente, uma viagem, entre outros. Faça uma pesquisa junto aos vendedores, questionando-os a respeito de qual seria uma boa premiação. O esforço será proporcional ao tamanho do desejo de conquistar o que está em jogo. 

4. Condução

O papel do líder é de conduzir sua equipe, de modo que se mantenha focada e engajada em dar seu melhor durante a campanha. Na realidade, esta deve ser a missão durante todo o trajeto profissional do líder, independentemente dos períodos de premiações. A liderança deve estar preparada para eventuais percalços.

O fato de ter uma premiação em jogo pode fazer com que alguns vendedores adotem uma postura mais competitiva. A competitividade é saudável até o ponto em que gera atritos desnecessários entre os colaboradores. Sendo assim, o gestor deve acompanhar de perto esse processo evitando se enveredar por um caminho ruim para a equipe. 

5. Acompanhamento

É importante manter controle sobre todo o andamento da campanha, sempre identificando se seu desenvolvimento está ocorrendo conforme planejado. Essa também é uma forma de se precaver, caso haja necessidade de algum recurso extra ou uma melhor estratégia a ser inserida para a ascensão dos resultados. 

Ao longo do processo podem surgir algumas dificuldades, com calma e paciência é possível resolvê-las satisfatoriamente. Esse acompanhamento é o que tornará a equipe mais segura para concretizar as metas. 

6. Comemoração e avaliação

Prepare uma reunião para comemorar o sucesso alcançado! Aproveite para alinhar os pontos fortes e oportunidades de melhoria da equipe durante este período, para que mantenham o bom desempenho.

Não se esqueça de enfatizar a importância do papel de cada integrante para o crescimento da empresa. Ressalte que seus esforços também impactam neles mesmos, influenciando seus objetivos individuais.

Com certeza, esse tipo de conscientização os ajudará a compreender que a dedicação diária não contribui somente para o sucesso da empresa. Mas também para a construção de suas próprias histórias. Não há motivação maior do que perceber que você está no controle de sua própria vida, isso reflete diretamente nos resultados.

Premiação é uma boa opção de incentivo para sua equipe de vendedores! E você, o que está esperando para alavancar suas vendas? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo com seus amigos em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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