Diversidade e inclusão são duas palavras que estão bastante em alta nos últimos anos. Apesar de o mundo ser formado por pessoas diversas, apenas recentemente se percebeu a importância de celebrar isso em vez de usar as diferenças como motivos para segregar. Todos temos a ganhar com a diversidade, seja ela de comportamentos, características, ideias, vivências e posicionamentos.
Em se tratando do universo corporativo, se o mundo é diverso, logo, os consumidores também são. Então, ter colaboradores com visões e características diferentes contribui para que as empresas criem soluções que realmente resolvam as demandas dos seus clientes. Além disso, a convivência no ambiente de trabalho se torna mais rica.
Siga a leitura para saber mais a respeito da importância da diversidade e inclusão dentro das empresas.
Diversidade e inclusão nas empresas: o que isso significa?
Josh Bersin, um dos maiores especialistas em Recursos Humanos do mundo, afirmou que as empresas que adotam a diversidade e a inclusão em todos os aspectos da sua operação conseguem superar estatisticamente seus concorrentes. Para ele, investir nisso não se trata de um programa de RH e sim de uma estratégia de negócios.
Antes de darmos continuidade ao assunto, precisamos conceituar diversidade e inclusão nas empresas. Trata-se de um conjunto de medidas voltadas para compreender, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas. Isso inclui etnia, gênero, idade, religião, deficiências, orientação sexual, formação, personalidade, conjunto de habilidades, experiências e bagagem de conhecimento.
É preciso que as empresas levem a sério esses conceitos, que representam muito mais do que palavras da moda. São elementos verdadeiramente importantes a serem considerados nas contratações, na criação da cultura organizacional, na convivência e na forma como o negócio se coloca perante a sociedade.
Prezar pela diversidade e pela inclusão no local de trabalho significa manter um ambiente de colaboração, apoio e respeito que permita a participação e contribuição de todos os funcionários. Através delas são removidas todas as barreiras, a discriminação e a intolerância. As empresas que criam ambientes de trabalho diversificados e inclusivos são mais adaptáveis, criativas e se tornam ímãs que atraem os melhores talentos.
Exemplos de práticas de diversidade e inclusão
Diversidade e inclusão são conceitos amplos que devem fazer parte das mais diferentes atitudes realizadas pela gestão de uma empresa. Veja, a seguir, alguns exemplos de práticas voltadas para esses fins.
- Tratamento justo e igualitário para todos, independentemente de qualquer característica;
- Igualdade de acesso a oportunidades;
- Incentivo ao trabalho colaborativo, em que todos podem contribuir para os bons resultados dos projetos;
- Foco na inovação e na criatividade;
- Flexibilidade para lidar com as pessoas e as situações;
- Preparação para lidar com conflitos e buscar o entendimento entre todos;
- Mostrar na prática a preocupação com a diversidade e inclusão;
- Ter a diversidade representada em cargos de todos os níveis.
5 Prática para promover diversidade e inclusão em uma empresa
Depois de conhecer os conceitos de diversidade e inclusão, confira alguns exemplos de práticas para promovê-los dentro da sua empresa.
1. Considerar a diversidade nos processos seletivos
Se você percebe que não há diversidade no quadro atual de funcionários da sua empresa, deve considerá-la nos próximos processos seletivos. Lembrando que as outras competências poderão continuar sendo consideradas, a diferença estará no fato de que a diversidade também será contemplada.
Existem companhias que estão abrindo processos seletivos voltados exclusivamente para promover a diversidade. O Magazine Luiza, por exemplo, recentemente abriu vagas para trainee apenas para negros. Cabe a cada empresa encontrar a melhor forma de considerar os conceitos de diversidade e inclusão dentro da sua cultura.
2. Estabelecer políticas de diversidade
Toda empresa tem a sua política, que são regras criadas para manter a boa convivência entre seus colaboradores. É importante incluir nessa política questões ligadas à diversidade, com destaque para o respeito às diferenças. Por mais que a intenção seja tornar a convivência com o diferente natural para todos, é preciso ter essas normas registradas para transmitir mais seriedade e estimular as pessoas a seguirem.
3. Apresentar esses conceitos aos colaboradores
É fundamental que todos os colaboradores tenham clareza em relação à intenção da empresa de promover a diversidade e a inclusão. Ter essas palavras apenas “enfeitando” o quadro com os valores da organização não faz sentido, é preciso que todos os conheçam e os apliquem em seu dia a dia.
Disponibilizar uma cartilha para os funcionários explicando a importância desses valores é uma boa maneira de fazer isso. Além do mais, é necessário que eles sintam que os líderes estão abertos para falar sobre o assunto, tirar dúvidas e acolher qualquer tipo de queixa.
4. Promover palestras sobre diversidade
Promover palestras sobre diversidade é mais uma ótima forma de trazer esse conceito cada vez mais para perto da empresa. Existem muitos temas que podem ser abordados para educar os colaboradores, como desigualdade de gênero, deficiências físicas, violência doméstica, sexualidade.
A informação é a ferramenta mais poderosa para vencer o preconceito. Por isso, esse tipo de investimento tende a trazer bons resultados e ajudar a fortalecer os valores da diversidade e da inclusão dentro do ambiente corporativo.
5. Realizar avaliações periódicas sobre os níveis de diversidade na empresa
É preciso ter a consciência de que a busca pela diversidade e inclusão não pode ser um projeto temporário. Trata-se de uma caminhada constante, em que todos devem se manter empenhados. Sendo assim, é interessante realizar avaliações periódicas sobre os níveis de diversidade, considerando o perfil dos funcionários em geral, dos que ocupam cargos de gerência e da convivência como um todo.
Lutar pela diversidade e inclusão dentro das empresas é mais do que uma questão de reparação histórica, é a chave para o crescimento. Afinal de contas, a mistura de diferentes vozes leva a discussões mais enriquecedoras, ideias inovadoras e bons resultados para todos. Empresas diversas e inclusivas conseguem atender as necessidades do seu público de forma muito mais eficaz.
Você já havia parado para pensar sobre a importância da diversidade e da inclusão nas empresas? Aproveite para deixar suas percepções no espaço para comentários abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar a reflexão adiante!
Imagem: Por wavebreakmedia
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.