Multifuncionalidade no trabalho: a importância e valor de um profissional com essa habilidade

homem de terno com as mãos atras da cabeça. Várias pessoas o servindo, mostrando ser um profissional multifuncional

O profissional multifuncional possui características importantes; o bom relacionamento interpessoal é uma delas.

A multifuncionalidade é uma das habilidades profissionais mais valorizadas na atualidade. Contar com colaboradores multifuncionais é essencial para as empresas que desejam se consolidar em seus mercados.

A capacidade de atender a mais de uma demanda da companhia é crucial para o sucesso. Para entender mais sobre o tema continue a leitura, pois iremos explicar melhor o conceito e sua relevância.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é multifuncionalidade?

A multifuncionalidade é a capacidade de adaptação do profissional em diversos meios, além de desenvolver e executar múltiplas tarefas. E por que esta habilidade é tão desejada pelas organizações? O profissional multifuncional possui características importantes, como:

  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Proatividade;
  • Responsabilidade;
  • Habilidade de fazer questionamentos pontuais;
  • Está sempre disposto a desenvolver novas habilidades profissionais.

Um profissional multifuncional tem maior facilidade e disposição para lidar com mudanças organizacionais. Além disso, estão mais propensos a se envolver e contribuir positivamente com o processo, seja com boas ideias ou com energia para executar as atividades que lhe são direcionadas.

Uma outra característica importante do profissional multifuncional é a sua visão sistêmica. Ele entende qual é o seu papel dentro da organização, pois ele consegue compreender cada etapa do processo. Para isso, não olha apenas para si, ele reconhece que cada etapa do processo é importante e busca compreender essas etapas para desempenhar a atividade da melhor forma possível.

Diferença entre multifuncionalidade e multitarefa

Algumas pessoas confundem ser multifuncional com ser multitarefas, porém, são duas coisas distintas. A multifuncionalidade se caracteriza pela capacidade de exercer mais de uma atividade dentro da companhia, no entanto, não necessariamente ao mesmo tempo.

Já um profissional multitarefas é aquele que possui a capacidade de realizar diversas atividades simultaneamente. A partir dessa conceituação, fica evidente que a multifuncionalidade está relacionada à possibilidade de assumir mais de uma função. O fato de conseguir cumprir várias tarefas ao mesmo tempo não torna um multitarefa um indivíduo multifuncional.

Qual a importância da multifuncionalidade para as empresas?

A definição de multifuncionalidade, por si só, é uma excelente explicação da relevância desse perfil para as empresas. Contratar um indivíduo multifuncional permite que a companhia tenha em seu quadro um profissional apto para mais de uma área. Isso significa que ele terá algo a mais para agregar à sua atividade principal.

O olhar capacitado para mais de uma área contribui para o desenho de estratégias mais bem estruturadas. Além disso, o profissional multifuncional consegue ter uma visão holística da organização. Ver além da sua parte é essencial para alcançar resultados positivos para o negócio como um todo. Ao longo do tempo, as empresas que contam com perfis multifuncionais tendem a crescer e se tornar mais inovadoras.

Qual a importância da multifuncionalidade para os profissionais?

Essa habilidade tem grande relevância para os profissionais, no sentido de que contribui para manter a sua empregabilidade. Em linhas gerais, isso significa conseguir manter seu emprego, ou seja, se tornar alguém necessário para a organização. A somatória de habilidades ajuda a construir uma base sólida para a manutenção do emprego.

Desempenhar mais de uma função dentro da empresa permite ampliar os horizontes de possibilidades. Dessa forma, o profissional preserva o seu emprego e se mantém qualificado para exercer outras funções no mercado.

Para os profissionais, a habilidade de ser multifuncional funciona como uma segurança extra para se manter empregado. O valor da multifuncionalidade está no fato de que ela agrega pontos positivos para o colaborador e para a organização.

Principais características do profissional multifuncional

A seguir explicaremos um pouco melhor as principais características dos profissionais multifuncionais.

1. Proatividade

Quem é multifuncional possui grande senso de proatividade, ou seja, se antecipa às situações. Por ter diferentes conhecimentos e poder exercer funções distintas, é um colaborador preparado para cenários desafiadores. Ser proativo nada mais é do que ajudar antes que isso lhe seja pedido oficialmente.

2. Responsabilidade

Poder exercer mais de uma função dentro de uma companhia demanda ter grande responsabilidade. Para que a multifuncionalidade possa ser desenvolvida é crucial que o profissional esteja comprometido. Estar no centro de diferentes decisões e realizações é algo que demanda forte presença do colaborador.

3. Ser questionador

Uma característica relevante para um profissional multifuncional é a de questionar. Ser pontualmente questionador é o que permite que esse colaborador aprenda mais sobre a sua função e sobre outras. Além disso, questionamentos demonstram que o indivíduo é interessado e nada mais importante do que o interesse sobre as coisas para ser multifuncional.

4. Disponibilidade

Também é característica marcante da multifuncionalidade a disponibilidade para desenvolver novas habilidades. De nada adianta ter um perfil compatível com as multifunções se não se tem o desejo de desenvolvê-lo. A vontade do profissional de fazer sempre mais e se aprimorar é de grande relevância para o seu sucesso.

5. Humildade

Por fim, não poderíamos deixar de citar, dentre as características da multifuncionalidade, a humildade. Para desenvolver uma série de funções em uma empresa é de grande relevância ser humilde. Ouvir outras pessoas e ter consciência de que não se sabe tudo é necessário para se tornar um indivíduo apto a fazer cada vez mais. Sem humildade é difícil realizar bem uma e quem dirá mais funções.

Como desenvolver a multifuncionalidade?

Para quem se interessou pela possibilidade de se tornar um profissional multifuncional, é válido ficar atento a alguns pontos. Abaixo listamos algumas dicas para ampliar a sua habilidade multifuncional.

Qualificação multifuncional

A qualificação é uma grande aliada para o desenvolvimento da multifuncionalidade. Uma forma de ampliar o seu escopo de atuação é buscar por pós-graduações em áreas diferentes daquela da sua graduação.

Especializações e cursos de curta duração podem ser excelentes oportunidades para desenvolver o seu potencial. O mais interessante é que nesses cursos se mostra possível descobrir novas funções com as quais se tem facilidade.

Abertura para oportunidades

Para se tornar um profissional multifuncional, é importante estar aberto para as oportunidades que se apresentam. Quando seu auxílio for solicitado, ainda que seja em outro departamento, ajude com o máximo de presteza. Dessa forma, você absorve um bom aprendizado e ainda faz novos contatos.

Situações que parecem não estar sob nosso controle, são ideais para se tornar apto para novas funções. Não se feche para as possibilidades que podem surgir camufladas como dificuldades.

Tenha metas

Ter metas de crescimento e desenvolvimento na carreira é o que impulsionará o seu trabalho para o sucesso. Determine o quanto deseja crescer e se aperfeiçoar ao longo do seu caminho profissional. A partir da definição de metas se torna mais simples ampliar o seu leque de habilidades.

Quando se caminha rumo ao crescimento profissional, surgem diferentes possibilidades para se aprimorar. Saber aproveitar essas habilidades contribui para fazer de você um profissional mais bem preparado. A preparação é o que te ajudará a ascender dentro da empresa e a multifuncionalidade se mostra como parte dela.

A multifuncionalidade é uma habilidade de grande valor no mercado! E você, se considera um profissional multifuncional? A multifuncionalidade é uma de suas habilidades?

Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe-o em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Copyright: Dragon Images 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63