11 ideias de como melhorar a produtividade de uma equipe para gerar bons resultados a uma empresa

Produtividade Saiba como melhorar a produtividade da sua equipe de trabalho.

 

Muitos são os fatores que levam os gestores a investir em maneiras de aumentar a produtividade de suas equipes. As constantes mudanças no mercado, a alta competitividade e a rotatividade dos profissionais são alguns dos principais fatores que fazem da produtividade uma meta constante de gestores dos mais variados segmentos do mercado. 

Produtividade dos colaboradores é algo atrelado a motivação destes profissionais. Por isso, cabe aos gestores buscar formas e traçar estratégias para manter a produtividade e a motivação de seus colaboradores.  

Tal tarefa pode ser bastante desafiadora para os gestores, mas é um esforço necessário. Afinal, a motivação garante a produtividade e isso garante bons resultados para a organização empresarial. 

Mas, como melhorar a produtividade da equipe? Como motivar os colaboradores cada vez mais? Para saber mais e assim, garantir a motivação da sua equipe, continue a leitura! 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Dicas de como melhorar a produtividade de uma equipe

1 – Estabeleça metas

Estabeleça metas a serem cumpridas pelos colaboradores. O ideal é que sejam metas de curto prazo e tangíveis. Para que eles não se sintam desmotivados pelo volume de trabalho, quebre essas metas em pequenas porções e evidencie o papel de cada profissional para que esses objetivos sejam alcançados. Crie metas semanais para que os colaboradores vejam os avanços obtidos. 

2 – Compartilhe informações

Mostre dados a respeito do projeto que está sendo trabalhado por sua equipe, bem como as atividades já realizadas, a visão estratégica da empresa e seus objetivos com cada tipo de demanda. Uma vez que estão a par de todas essas informações, os profissionais sentem que realmente fazem parte do projeto, se tornando automaticamente mais motivados. Compartilhar informações demonstra confiança e isso é fundamental para que os colaboradores se motivem a produzir mais. 

3 – Tenha uma comunicação eficiente

Tenha um canal de comunicação para que exista troca de informações entre todos da empresa. Dessa forma, haverá integração, motivação, aumento de produtividade e agilidade entre as diferentes equipes da organização. Ter um canal de comunicação também é importante para que todos tenham a mesma informação e, com isso, não haja ruídos ou conclusões errôneas. 

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade.
Clique aqui, faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

4 – Ofereça ferramentas e infraestrutura adequadas

Para que uma equipe trabalhe de forma eficaz, ela não depende apenas do seu potencial, mas da existência de ferramentas e infraestrutura adequadas. Assim, os colaboradores são capazes de colocar todas as ideias em prática, otimizar o tempo gasto em cada execução, identificar e resolver problemas com maior facilidade e apresentar maior eficiência na entrega de resultados. Portanto, verifique se os colaboradores possuem ferramentas e meios adequados para executar suas tarefas. De nada valerá motivá-los se a execução for impedida por computadores, internet e outras ferramentas que falham constantemente. 

5 – Diminua as atividades dispensáveis  

Identifique e elimine etapas desnecessárias para a execução de determinado projeto. Isso agiliza o fluxo de trabalho dos colaboradores, além de garantir a entrega de bons resultados. Isso fará com que todos os envolvidos mantenham o foco em atividades que realmente importam e que contribuem com o alcance de resultados positivos para a empresa. 

6 – Faça reuniões

Ao realizar reuniões, você garante que todos os profissionais estejam cientes do andamento das atividades, dos objetivos a serem atingidos, dos problemas eventualmente identificados e do que ainda está pendente. As reuniões permitem que toda a equipe compreenda o trabalho realizado e sinta-se incentivada para o alcance de bons resultados. Ao convocar a equipe para a reunião, estabeleça o tempo da reunião e deixe todos avisados previamente sobre o que será discutido na reunião. Isso fará com que a reunião seja mais produtiva. 

7 – Exclua as distrações

Distrações como internet, redes sociais, telefone, conversas paralelas e longas pausas afetam a produtividade dos colaboradores de maneira negativa. Sendo assim, crie normas e estabeleça limites para tais questões. A conscientização é melhor que a proibição. 

8 – Apresente feedbacks

O feedback é uma excelente ferramenta para captar o desempenho do profissional. Caso o colaborador tenha realizado o seu trabalho de forma eficaz, reconheça este feito. O mesmo vale para colaboradores que precisam melhorar seu rendimento de alguma forma. Com a aplicação do feedback, os colaboradores sentem-se mais confiantes quanto à realização do seu trabalho.

9 – Faça pausas

Enquanto longas pausas podem prejudicar a produtividade do profissional, pequenas pausas regulares são essenciais para que o colaborador permaneça em um mesmo rendimento de trabalho e, assim, mantenha-se concentrado. Se possível, promova pequenos happy hours na empresa para que os colaboradores se mantenham motivados.

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade.
Clique aqui, faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

10 – Ofereça oportunidades de capacitação e desenvolvimento

A capacitação e o desenvolvimento mostram ao profissional que a empresa oferece oportunidades para que ele desenvolva técnicas, habilidades e competências, aumentando sua produtividade. Isso mostra que a empresa reconhece e acredita no potencial destes colaboradores.  

11 – Remuneração e incentivos

Por meio de benefícios como boa remuneração, incentivos, ajustes salariais e planos de carreira, a empresa mostra para o colaborador que reconhece o valor de seu trabalho e acaba motivando o funcionário e aumentando sua produtividade.

Você conhece outras dicas para melhorar a produtividade de uma equipe? Quais ações você realiza com para aumentar o rendimento dos seus colaboradores? Comente e compartilhe este conteúdo nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright:: Rawpixel.com / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63