A importância de compartilhar conhecimento no trabalho

Compartilhar Conhecimento

Compartilhar conhecimento é uma forma eficiente de manter as empresas vivas, competitivas e atuantes.

 

Querida pessoa, eu quero começar este artigo com uma pergunta: como você aplica o seu conhecimento no ambiente de trabalho? O que você faz com o conhecimento que você possui? Você partilha com aqueles que trabalham com você? É muito comum encontrar profissionais que acreditam que compartilhar conhecimento não é algo que possa contribuir com o próprio crescimento. Muitos profissionais – movidos pelo alto e nocivo espírito competidor – não partilham seus saberes por acreditar que esta é a melhor forma de se destacar ou ascender profissionalmente. Compartilhar conhecimento é algo importante e necessário nas mais variadas organizações empresariais. E é sobre isso que quero conversar com você, querida pessoa!

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Afinal, qual a importância de se compartilhar o conhecimento?

Para muitos profissionais, o que direi a seguir pode soar estranho, mas a verdade é que o seu próprio crescimento profissional está atrelado à sua disposição em contribuir para o crescimento do outro. Sendo assim, é sempre positivo procurar ter uma atitude altruísta. Compartilhar conhecimento também é uma atitude bastante madura. Compartilhar conhecimento em um ambiente de trabalho não se trata apenas de dividir ou repassar informação, mas sim abrir espaço para a troca, para o crescimento, tanto pessoal quanto profissional, seu e do outro.

Ainda há pessoas que acham que o conhecimento deva ser tratado como um nicho onde uma única pessoa seja “dona da informação”. Pensar dessa forma é um erro e demonstra insegurança por parte de quem age de tal maneira. Uma pessoa que se recusa a compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho demonstra que não reconhece suas habilidades profissionais. Compartilhar funciona como um estímulo para você buscar mais informações, desafios e evoluir. É uma forma de fazer com que você enxergue novas perspectivas. No final das contas, quem compartilha conhecimento tem muito a ganhar com tal atitude.

Vale destacar também que compartilhar conhecimento não é algo que só cabe aos colaboradores de uma organização. Líderes e gestores também podem compartilhar conhecimento com seus liderados. Infelizmente, partilhar conhecimento ainda é uma prática vista como desnecessária em algumas organizações empresariais, visão esta que contribui de maneira negativa com o crescimento da empresa. Ainda há empresas que encontram dificuldades em gerir as estratégias da gestão do conhecimento, mesmo dispondo de conhecimento e inovação. Afinal, o que acontece com essas empresas? Em geral, as pessoas se portam como cumpridoras de tarefas, e talvez, por medo ou receio, não compartilham suas técnicas e conceitos. Com isso, acabam guardando para si o saber adquirido ao solucionar tal problema e ao enfrentar os desafios organizacionais, aprisionando o conhecimento que possuem. Assim como também há as organizações que já avançaram nesse aspecto, contando com práticas, políticas de manutenção e desenvolvimento das pessoas responsáveis pelos resultados, porém precisam ganhar uma agilidade cada vez maior, adquirir e repassar conhecimento com rapidez e assim garantir que seus colaboradores estarão sempre preparados para solucionar problemas e oferecer respostas satisfatórias.

Existem várias formas de investir e garantir que o conhecimento seja compartilhado dentro das empresas. Em muitas empresas, tal iniciativa já faz parte da cultura organizacional – o que é algo bastante positivo. Para as organizações, o hábito de compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho é uma forma de se manterem vivas e competitivas. Mas, de que maneiras podemos compartilhar conhecimento no trabalho?

De que formas podemos compartilhar conhecimento no trabalho?

Existem várias maneiras de compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho. Listei aqui algumas destas maneiras para que você identifique qual se encaixa melhor com a realidade da sua empresa.

1 – Cursos de capacitação

Você pode incentivar a gestão do conhecimento dentro da sua empresa por meio de cursos de capacitação para que assim, seus colaboradores possam sempre contribuir para o melhor desempenho da organização. Uma empresa competitiva precisa adquirir, renovar e disseminar o conhecimento que utiliza para operar seus negócios e se manter inovadora no mercado. Promover cursos dentro das organizações contribui para que a empresa tenha cada vez mais potencial para se destacar no mercado uma vez que ela terá profissionais com conhecimentos atuais e o pensamento voltado para a inovação.

2 – E-books e artigos

Uma forma de garantir que colaboradores e gestores tenham acesso a conteúdos relevantes e relacionados às atividades da empresa é partilhar e-books. A vantagem é que estes podem ser enviados via e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp. O mesmo vale para artigos publicados em plataformas virtuais. Portanto, se você encontrar conteúdos que você acreditam que sejam importantes para que seus colegas e gestores leiam, não deixe de compartilhar.

3 – Parceria com instituições de ensino superior

Esta é uma maneira bastante eficaz para implantar a partilha do conhecimento nas organizações. Fazer parcerias com instituições de ensino superior incentiva os colaboradores a buscar novas referências, novos saberes que serão implementados na organização. É uma boa forma de mostrar aos colaboradores que o conhecimento não é algo a ser temido e sim, a ser explorado por eles. Muitas faculdades e universidades firmam convênios com empresas para que os colaboradores façam cursos superiores – presenciais ou EaD – com um bom percentual de desconto.

4 – Biblioteca nas empresas

Uma outra maneira de partilhar conhecimento no trabalho é criar uma biblioteca. Um acervo de livros acessíveis para os colaboradores contribui para que eles possam trocar conhecimento entre si. Os intervalos poderão ser melhor aproveitados com leituras relevantes e momentos agradáveis num ambiente preparado para este tipo de atividade. Uma outra sugestão é criar clubes de leitura com os colaboradores como forma de incentivá-los a explorar o acervo literário disponível.

Frases sobre a importância de compartilhar conhecimento

Para te inspirar a começar hoje mesmo a compartilhar conhecimento com aqueles que te cercam – sobretudo, os seus colegas de trabalho – separei algumas frases poderosas especialmente para você. São citações que ressaltam o quão poderosa é a atitude de compartilhar saberes. Confira!

1- “Compartilhar conhecimento, é o mesmo que disseminar desenvolvimento.”

2 – “A solução dos seus problemas não é dinheiro, políticos ou o governo. É conhecimento compartilhado!”

3 – “Aquele que não compartilha seu conhecimento, deixa morrer consigo os frutos de sua sabedoria.”

4 – “O conhecimento compartilhado é a engrenagem do desenvolvimento.”

5 – “Compartilhar conhecimento é semear sabedoria.”

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Espero que este conteúdo possa contribuir de maneira verdadeiramente poderosa com o crescimento da sua empresa, querida pessoa. Que ele seja o início de uma fase bastante promissora em que o conhecimento seja compartilhado e multiplicado cada vez mais.

Agora, me conte: você tem o hábito de compartilhar conhecimento no trabalho? Como você faz isso, querida pessoa? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. E já que falamos sobre compartilhar conhecimento, comece agora mesmo a fazer isso: curta e compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que ele possa ajudar mais pessoas, assim como ajudou você!

 

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