Dicas de como alcançar seu crescimento pessoal e profissional

homem pulando

© Depositphotos.com / tomwang Para progredir tanto no âmbito pessoal como profissional, a dica é se conhecer melhor, ter planejamento e não perder o foco.

O crescimento pessoal e profissional é, sem dúvida, um desejo de todas as pessoas. Independentemente do âmbito, a trajetória até a prosperidade pode ser tortuosa e cheia de desvios — o que pode dificultar que alcancemos nossos objetivos, especialmente se algumas questões estratégicas do percurso não forem atendidas.

Para progredir constantemente em sua vida, anote algumas dicas para evitar e superar barreiras que atrapalham seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Se conheça melhor

Esse é um aspecto primordial. A partir do autoconhecimento, é possível identificar as preferências pessoais para diferentes esferas da vida, como trabalho, carreira, entretenimento, esportes e vida social. Quanto mais cedo estabelecidas estas preferências, mais investimentos e atenção receberão.

Planeje o caminho

Empreenda um plano para cada atividade considerada essencial. Você quer se tornar um grande empresário do ramo alimentício, quer evoluir e, quem sabe, até se tornar um campeão de tênis? Então, o que fará para isso acontecer? É preciso traçar um plano factível, considerando o tempo e o empenho necessário para concluir cada etapa até alcançar do objetivo.

Mantenha o foco

Uma vez determinado o lugar que deseja estar e o plano para chegar lá, se torna essencial focar na realização das atividades planejadas. Diante de qualquer fortuito, muitas pessoas desistem de seus objetivos e nem sequer tentam dar a volta por cima. Estar focado nos objetivos implica em ser resiliente, conseguir reagir às adversidades e seguir com o planejado.

Tenha iniciativa

Para alcançar as sonhadas conquistas, é necessário empreender esforços, tempo e dedicação. Não espere alguém lhe entregar tudo de “mão beijada” e corra atrás dos feitos necessários para alcançar aquilo que é importante para você. Afinal, se você não o fizer, quem fará?

Invista na sua formação

Atualizar-se sempre é muito importante para manter o cérebro em constante evolução e para não ser um profissional defasado em um mercado competitivo. Estude sempre e adquira conhecimento, aprimorando constantemente sua capacidade comunicativa, de raciocínio e de memória.

Vá viajar

Sair do ambiente com o qual está habituado e viver novas experiências vai lhe proporcionar uma nova percepção dos mais variados temas, e isso o ajudará a ter uma visão mais ampla e uma percepção mais afiada. Desligar-se por um momento é importante para recarregar as energias e seguir na labuta, além de ser uma ótima oportunidade para refletir sobre a atual situação, ponderar sobre o que está sendo empreendido, o que pode ter escapado no momento do planejamento e possíveis correções para essas questões.

Gostou das dicas? Comente e compartilhe com seus amigos!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010