Confira tipos e exemplos de comunicação não verbal

Comunicação não verbal

A comunicação não verbal abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados.

 

A comunicação é um processo de verdadeira importância em nosso dia a dia, mas por ser tão comum, muitas vezes não lhe damos a devida atenção. Isso acontece principalmente dentro das empresas, onde esta deve ocorrer da maneira mais clara, objetiva e transparente possível, para que assim as informações sejam devidamente interpretadas e o trabalho flua corretamente, exatamente como deve ser.

Neste sentido, para que possamos aprimorar a nossa forma de nos comunicarmos, tornando-a o mais efetiva e assertiva possível, é essencial conhecermos os tipos de comunicação existentes, bem como seus exemplos, pois assim, saberemos o que e como falar e abordar determinados assim, e a maneira como devemos agir, em nosso dia a dia profissional, para que sejamos interpretados corretamente e os resultados extraordinários sejam devidamente alcançados.

Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender o que é a comunicação, como ocorre este processo e, principalmente, os exemplos de comunicação não verbal. Confira:

Com meu livro “O Poder do Autoconhecimento” você será capaz de aprimorar suas habilidades em comunicação e muito mais. Faça o download Gratuitamente!

Os tipos de comunicação existentes

Antes de entrarmos no contexto da Comunicação Não Verbal, vamos entender um pouquinho sobre cada tipo de comunicação

Comunicação Verbal

Abrange a comunicação escrita e a comunicação oral. É a mais utilizada pois transmite ideias e pensamentos de grande complexidade.

Ela está presente em diversas situações de convívio social e em ambientes corporativos. Uma ferramenta de grande importância para todos os tipos de relacionamentos. A comunicação verbal sempre ocorre na forma passiva. Quando ouvimos alguém falar algo ou lemos alguma mensagem. Nesse caso somos receptores. Na forma ativa, quando somos o emissor da mensagem, ou seja, quando falamos ou escrevemos.

Comunicação Escrita

A comunicação escrita é a conversa entre pessoas que estão distantes fisicamente, através de livros, pelas mídias impressas, online, as plataformas de comunicação virtual.

Nesse tipo de comunicação, o cuidado na ordenação das informações, na correção ortográfica e pontuações, é de grande importância pois o receptor está ausente, o que torna a comunicação bem centralizada nas mãos do emissor. Muito cuidado se deve ter na transmissão da mensagem para não comprometer o entendimento do receptor.

Comunicação Oral

A comunicação oral é bem contrária à comunicação escrita. Ela é presencial. O emissor e o receptor estão presentes. A comunicação oral possibilita a interação entre as pessoas de imediato.

Comunicação Não Verbal

A comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, códigos sonoros, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados.

Essencial para o bom dinamismo, integração dos colaboradores e alcance de melhores resultados, a comunicação interpessoal nas organizações reflete a capacidade de operar seus processos de maneira eficiente dentro de uma estrutura hierarquizada e complexa. Reflete, também, a coerência de líderes ao delegar tarefas, discorrer sobre metas e objetivos e transmitir conhecimentos ou feedbacks a seus colaboradores.

Quais São os Tipos de Comunicação Não Verbal?

Em nosso dia a dia, ao nos comunicarmos, utilizamos diferentes tipos de comunicação não verbal, são eles:

Paralinguagem

São os sons que não integram o vocabulário da língua utilizada. A maneira de falar, a entonação de voz utilizada durante a comunicação e eventuais pausas nas falas são as formas mais comuns de paralinguagem.

Proxêmica

Está ligada ao uso que o homem faz do espaço a seu redor para se comunicar. Trata de aspectos como a proximidade relativa aos interlocutores e suas implicações, da influência do ambiente em que ocorre a comunicação e de outros aspectos ligados ao espaço físico. Importante dizer que para cada grupo cultural, existe um padrão de espaço diferente.

Cinésica

Trata-se dos movimentos que realizamos com todas as partes de nosso corpo, também chamada de linguagem corporal. Expressões faciais, postura corporal e gestos fazem parte da comunicação cinésica. Quaisquer outros gestos que acompanhem os atos linguísticos se enquadram nesta categoria.   

Características físicas

Neste tipo de comunicação não-verbal entram adereços, vestimentas, aspectos físicos e o impacto provocado por eles no interlocutor. Em suma, a comunicação por características físicas nada mais é do que a primeira impressão que causamos no outro.

Formas de Comunicação Não Verbal

Após termos a oportunidade de entender os tipos de comunicação não verbal, vou abordar um pouco mais alguns deles, para que assim fique mais claro em sua mente e você possa identificá-los e interpretá-los devidamente em seu dia a dia, com seus colegas de trabalho. Continue a leitura e confira:

Expressões faciais

É através do rosto que transmitimos e ocultamos nossas emoções. É um potencial em comunicação, ocupando um lugar expressivo na transmissão dos nossos estados emocionais. A sua compreensão permite verificar a coerência entre o que foi dito e o que é mostrado. Reflete atitudes interpessoais. Alguns autores afirmam ser a principal fonte de informação associada à fala humana.

Gestos

É um movimento ou uma série de movimentos que usamos para nos comunicar ou comunicar uma mensagem específica. Na maioria são orgânicos e espontâneos. Embora os gestos manuais sejam mais comuns, qualquer movimento corporal pode significar um gesto. Pode ser de forma voluntária como um beijo, por exemplo, ou de forma involuntária como o balançar dos pés, ter um dos pés virados para o ouvinte, de mãos que não param de rabiscar ou mexer em algum objeto, caracterizando tensão e nervosismo.

Postura ou Expressão Corporal

Diz respeito às posições que o nosso corpo assume. Essas posturas, quase sempre, correspondem ao subconsciente transmitindo uma mensagem. Quem nunca ouviu essa frase: “O corpo fala”. A postura e expressão corporal tem relação com às posições que o nosso corpo assume em situações de comunicação consigo

Aparência

Aparência e a forma de vestir são dados fundamentais quando vamos construir uma primeira impressão de alguém. São elementos que influenciam e condicionam as respostas interpessoais de nossos interlocutores.

Quais São as Funções da Comunicação Não Verbal

Uma das principais funções da comunicação não-verbal é complementar o processo da comunicação verbal. Graças ela é possível dar maior ênfase à mensagem, reagir contraditoriamente ao que foi dito pelos interlocutores. Além disso, a comunicação não-verbal possui as seguintes funções:

  • Substituir uma expressão ou frase;
  • Atribuir ajustes à fala, pausas e gestos, dando maior compreensão ao que é dito;
  • Expor relações de poder e influências interpessoais;
  • Contradizer o que está sendo dito;
  • Complementar uma mensagem.

Linguagem Corporal e Relações Interpessoais

No ambiente de trabalho, entender a linguagem corporal e usá-la a seu favor, é de grande importância. O corpo denuncia o que está por detrás das palavras. A postura entrega o que a pessoa está sentindo, medo, tensão, insegurança, alegria. O corpo mostra a emoção.

As relações interpessoais têm influência direta na comunicação não verbal de um determinado grupo.  O relacionamento interpessoal é a conexão feita por duas ou mais pessoas de um mesmo círculo. Diz respeito a como lidamos e nos relacionamos com nossos colegas de trabalho, clientes e fornecedores. 

Uma linguagem corporal positiva e assertiva, fará com que sua equipe acredite no que você está transmitindo, através de também de palavras, como válido, ou seja, a forma, o jeito como você fala é tão importante quanto o que você fala. Seja persuasivo e preste atenção na linguagem do seu corpo.

Com base em uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), apenas 7% da comunicação é baseada nas palavras que realmente dizemos, 38% vem do tom de voz e 55% da linguagem corporal. Aprender como interpretar essa leitura dos 55%, lhe dará uma enorme vantagem em relação a outras pessoas.

No vídeo abaixo eu falo um pouco mais sobre esta pesquisa:

Conheça 5 Truques Para Interpretar a Linguagem Corporal

Como pudemos perceber ao longo do texto, o tempo todo estamos nos comunicando. Sendo assim, é essencial que encontremos métodos e mecanismos eficientes, não só nos fazermos entender de forma clara, mas também para interpretar o outro de maneira assertiva, para que assim seja possível estabelecer uma relação de harmonia, em que todos se entendem e conseguem executar, principalmente dentro do ambiente de trabalho, aquilo que está sendo solicitado.

Diante disso, compartilho com você alguns truques que aprendi ao longo de todos estes anos de experiência, lidando com os mais diversos tipos de pessoas, para que assim você consiga interpretar aquelas com as quais você convive de forma adequada. Confira:

  1. Pernas e braços cruzados – mesmo que a pessoa esteja sorrindo, esta posição indica uma barreira física. Sugere que talvez a pessoa não esteja ouvindo aquilo que você está dizendo. Não é intencional, por isso denuncia o comportamento e é tão revelador.
  2. Sorrir com os olhos – para saber se uma pessoa está com um sorriso realmente genuíno, observe se na área dos olhas criam os famosos “pés de galinha”. A boca pode mentir nessa hora, mas os olhos não. Sorriso sincero franzem os olhos.
  3. Copiar sua linguagem corporal – quando alguém, em alguma reunião, começa a copiar seus gestos, como uma afirmação com a cabeça, por exemplo, ou um cruzar de pernas, isso indica que ela está concordando com o que você está dizendo. Ela está sendo receptiva à sua mensagem. Um bom sinal!
  4. Postura de poder – quando uma pessoa chega em um ambiente, se apresenta com um corpo ereto, palmas viradas para baixo, ombros para trás, isso indica posição de poder.
  5. Contraída – Sinal de estresse. Testa franzida e contração no pescoço também sinaliza estresse. Estes sinais são muito significativos de grande desconforto. Preste atenção quando alguém lhe transmitir esses sinais. A conversa pode estar caminhando para um estado de ansiedade, ou a pessoa está com a mente em outro lugar, pensando em algo ou em uma situação de estresse.

Com meu livro “O Poder do Autoconhecimento” você será capaz de aprimorar suas habilidades em comunicação e muito mais. Faça o download Gratuitamente!

O Coaching como ferramenta para tornar a comunicação organizacional assertiva

Ao longo desta leitura fiz questão de enfatizar o quanto uma comunicação de verdadeira eficácia é importante para que os processos organizacionais fluam adequadamente dentro de uma empresa. Destaquei tudo isso, pois um dos maiores gaps encontrados nos mais diversos tipos de negócios ao redor do mundo é exatamente a comunicação entre os profissionais que os compõem.

Neste sentido, é essencial contar com mecanismos que ajudem a lidar com estes gaps e alcançar os objetivos almejados através da comunicação. Para isso, convido você a conhecer a melhor, mais completa e moderna formação em Coaching do país, que vai preparar os colaboradores de sua empresa para identificarem os problemas comunicacionais que enfrentam em seu dia a dia de trabalho e empregar soluções eficientes para tornar a comunicação dentro da sua organização o mais assertiva e fluida possível. Estou falando do Professional & Self Coaching – PSC.

Trata-se de um curso que trabalha diversos aspectos profissionais e empresariais, preparando colaboradores, líderes, gestores, diretores e CEOs, por meio de conhecimentos, técnicas e ferramentas, comprovadamente eficazes, para transmitirem as informações e dados que desejam, bem como solicitarem demandas de maneira clara, objetiva e transparente, tomando o cuidado necessário com as palavras utilizadas, bem como os gestos e expressões, para que o outro entenda exatamente aquilo que se está querendo dizer ou solicitar.


Invista em uma comunicação assertiva através do Coaching e faça com que o seu negócio alcance verdadeiramente o sucesso no segmento em que atua!

E você, como utiliza a comunicação não-verbal em suas relações interpessoais? Já pensou em usar as ferramentas eficientes do coaching para conhecer mais sobre linguagem corporal e relações interpessoais? Qual o tipo de comunicação não-verbal mais comum em seu dia-a-dia? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto, e, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também aprofundem ainda mais seus conhecimentos sobre a comunicação não verbal e o processo de comunicação como um todo.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright:  – 747715870 – https://www.shutterstock.com/pt/g/trueffelpix

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010