Como Liderar uma Equipe

Líder

O que as empresas buscam em um líder


Liderar pessoas nos dias de hoje é uma tarefa bastante versátil. Se tempos atrás, a
liderança era pautada somente pela hierarquia e pela obediência dos liderados, o cenário atual mostra que o papel e o perfil do líder sofreram transformações intensas. O líder atual necessita não só de habilidades técnicas para gerir colaboradores e equipes, mas também da capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações. Para saber mais é só continuar lendo o artigo!

O que as empresas buscam em um líder

Profissionais inspiradores, motivadores, flexíveis, bons comunicadores, gerenciadores de conflitos, planejadores, estrategistas e, sobretudo desenvolvedores, são as particularidades mais desejadas em um líder. Vale destacar também que é papel do líder conduzir, orientar e levar os colaboradores a desempenhar suas funções e alcançar os resultados esperados.

Outra habilidade que os líderes da atualidade necessitam ter é saber identificar e reter talentos dentro da organização empresarial.  Evitar a alta rotatividade dentro da organização demonstra que o colaborador está apto a sanar as necessidades de sua equipe. Demonstra ainda que ele possui um bom relacionamento com a equipe e sabe como agir em diversas situações. Nessa linha de pensamento, ainda é preciso que esse profissional saiba evitar conflitos internos, além de criar estratégias que estimulem a motivação dos colaboradores.

15 dicas que todo líder precisa ler

Confira 15 conselhos essenciais que contribuem na boa liderança de uma equipe:

  1. Não seja muito formal, alivie as tensões do ambiente de trabalho fazendo reuniões e encontros menos formais.
  2. Elimine as burocracias, avaliando tudo o que pode ser melhorado, eliminado e agilizando os processos de decisão.;
  3. Seja realista, encare as coisas de maneira imparcial e considere todas as alternativas.
  4. Simplifique os processos de trabalho, mas não deixe de ouvir as opiniões dos colaboradores durante as alterações.
  5. Encare as mudanças como oportunidades, aprendendo a lidar com o novo, estimulando a capacidade de antecipação e preparando sua equipe.
  6. Desafie as tradições, descubra por que as coisas funcionam daquela forma na empresa e incentive os colegas a darem sugestões.
  7. Motive-os, demonstre como os esforços de cada colaborador estão ajudando a empresa, enviando agradecimentos por e-mail, fazendo feedback e promovendo encontros descontraídos entre os membros do time.
  8. Promova a criação de as ideias, recompense as melhores e aposte em treinamentos contínuos, tanto técnicos como de desenvolvimento humano, tais como o coaching.
  9. Arrisque e não tenha medo de errar.
  10. Gerencie menos. Para isso, delegue ao colaborador qual é a sua responsabilidade e deixe que ele desempenhe a atividade.
  11. Seja organizado, faça listas, use agenda, desenvolva planos de ação com objetivos, metas e prazos e compartilhe as datas com todos da equipe.
  12. Seja claro e direto ao se comunicar com os liderados e sempre esteja disponível para tirar dúvidas.
  13. Defenda os processos produtivos que não forcem a perda de qualidade.
  14. Dê feedback, é de suma importância que colaboradores e equipes, tenham ciência dos resultados dos projetos, dos pontos fortes e dos pontos a serem melhorados para as próximas atividades.
  15. E por último, mas não menos importante, celebre cada conquista com sua equipe.

Se você quiser acrescentar mais algum conselho na lista é só escrever nos comentários!

Como o coaching contribui com a formação de líderes

Com as técnicas e ferramentas de coaching, os líderes podem potencializar suas habilidades e capacidades em gerenciamento e liderança de pessoas. Entre os diversos ensinamentos, o método mostra a importância da valorização e da motivação. Isso faz com que ocorra uma verdadeira aceleração de resultados.

Ao adotar a cultura de coaching nas organizações, principalmente nas lideranças os processos de trabalho serão maximizados. Aos poucos o líder apresenta aos seus colaboradores uma visão ampla das atividades, delega responsabilidades e os motiva e os conduz durante as atividades. Tal processo faz com que ele e o time atinjam os resultados esperados em um curto espaço de tempo, atendendo tanto expectativas pessoais como profissionais.

Para você ter uma noção, um estudo feito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP) com 10 executivos que passaram por um processo de coaching mostra que todos desenvolveram a capacidade de ouvir; mais de 90% conseguiu aumentar a produtividade e mais de 80% foi capaz de melhorar o ambiente de trabalho e estão mais flexíveis. Que tal levar esses resultados para a sua carreira?

Uma formação de liderança

A formação Leader Coach Training (LCT) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente maneira de se preparar para ser um líder de alta performance. Em 20 horas de aulas práticas e teóricas ministradas por profissionais altamente capacitados, o curso oferece conteúdo rico de forma ágil. Durante o curso você aprende a como construir nova filosofia de obtenção de resultados humanizados; a importância de exercitar o autoconhecimento, autoestima, inteligência emocional e o autodesenvolvimento; como reter talentos na equipe; como desenvolver os liderados; e muitos outros pontos essenciais para a evolução pessoal e profissional de qualquer um no papel de liderança ou gestão.

Muito mais do que um certificado, no fim do treinamento você será uma versão melhor de si mesmo sem ter perdido a sua essência. Com a prática dos novos conhecimentos, você poderá observar resultados como bons índices de clima organizacional e de qualidade de vida no trabalho; mais aderência à cultura organizacional; alto nível de produção com alto nível de qualidade; cumprimento de metas; e muitos outros benefícios.

Caminhando rumo ao futuro

Agora que você já conhece mais a respeito de boas práticas de liderança e sobre o coaching, é hora de colocar essa sabedoria em prática. Experimente aplicar as dicas que você leu por aqui, mas não deixe de procurar pelo coaching. Com certeza, o método vai mudar sua perspectiva de vida de forma positiva e trazer benefícios em curto, médio e longo prazo que irão durar por toda sua vida. Aliás, são vantagens tanto para a sua vida profissional quanto pessoal.

E para você, o que é importante para que uma pessoa possa liderar a sua equipe com excelência? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre o assunto. E, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe nas suas redes sociais.

Copyright: 551937523 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nd3000

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010