Como ter autorresponsabilidade?

Homem apontando o dedo

As pessoas preferem jogar a culpa dos acontecimentos em terceiros. Reflita sobre esse comportamento, e veja que a autorresponsabilidade pode lhe ajudar a melhorar em muitos fatores.

Você sabe o que é autorresponsabilidade? É importante saber que ela está diretamente ligada a tudo o que permite que aconteça em sua vida pessoal e profissional. Se você é o tipo de pessoa que joga a responsabilidade dos seus problemas para outras pessoas, certamente ainda não desenvolveu a autorresponsabilidade.

Mas, se consegue entender que tudo o que acontece em sua vida é responsabilidade sua e de mais ninguém, é sinal de que a possui. Tudo muda a partir do momento em que percebe que a única pessoa responsável pela vida que tem levado é você mesmo. Isso te ajuda a agir para mudar o que não está indo bem, tornando tudo mais fácil de digerir, mais fácil de lidar. A vida fica mais leve.

Reconhecer que tudo é fruto do que você planta não é uma tarefa fácil, mas isso é fundamental. Somente assim irá entender a necessidade e a importância de mudar, ir em busca de novos caminhos e oportunidades.

Você vai perceber que a autorresponsabilidade permite que sua vida seja mais leve e cheia de realizações. Continue lendo para entender melhor esse conceito e como aplicá-lo na sua vida! 

O que é autorresponsabilidade?

Resumidamente, a autorresponsabilidade é a capacidade de assumir a responsabilidade por tudo o que acontece em nossas vidas. Geralmente, as pessoas têm facilidade de assumir a responsabilidade pelos seus acertos e vitórias, mas não por seus erros. 

Quando uma pessoa entende que faz essa terceirização de responsabilidades e começa a trabalhar essa questão, passa a olhar para si de outra forma. Mais do que aprender a sentir e gerir a sua culpa, ela consegue assumir com mais autoridade as suas vitórias. O entendimento de que estamos no centro do que nos acontece é libertador de inúmeras maneiras. 

Por que é importante aplicar a autorresponsabilidade no dia a dia? 

Ao não assumir a responsabilidade por um erro, perdemos a chance de aprender com essa experiência. Em uma nova situação semelhante poderemos incorrer no mesmo erro porque não tivemos a oportunidade de aprender da primeira vez. Mudar a perspectiva e perceber que podemos ser os responsáveis por nossos problemas é determinante. 

Tem uma grande diferença entre justificar um erro, colocando a culpa em outras pessoas ou em uma situação, e reconhecer o seu erro. Quando você diz a si mesmo e aos outros que errou, está assumindo a responsabilidade e treinando a sua mente para não cometer o mesmo erro novamente. 

O que fazer para conquistar a autorresponsabilidade?

Sua mente é a fonte de tudo! Confira a seguir dicas poderosas de como desenvolver a autorresponsabilidade guiando os seus passos rumo ao sucesso. 

1. Sinta

Comece sentindo que de alguma forma você é merecedor de tudo que acontece na sua vida. Esse entendimento é importante para deixar de lado a terceirização de responsabilidades. É relativamente fácil atribuir às pessoas à sua volta a responsabilidade pelos seus erros. 

Contudo, quando reconhece a sua responsabilidade, você passa a avaliar o que aconteceu e tem a chance de aprender com os seus erros. A experiência é a melhor professora que podemos ter na vida. 

2. Você é o responsável

Perceba que você é o único responsável pela realização dos seus desejos e ninguém deve satisfazer suas vontades. Assuma sua responsabilidade e comece a colocar em prática aquilo que realizará os seus sonhos. 

Quando falamos sobre assumir a responsabilidade, é mais do que dizer a si mesmo que é o responsável pelos erros e acertos. Trata-se de planejar os seus passos seguintes, tomando para si a responsabilidade pelos resultados. 

3. Priorize seu tempo

Reveja a maneira como está priorizando o seu tempo. Quanto do seu dia você está dedicando para conquistar seus sonhos? Se o seu objetivo é passar em um concurso público e ter sucesso profissional, por exemplo, determine suas metas. 

O passo seguinte é fazer as metas acontecerem para que seja possível chegar ao seu destino. Suas atitudes e seus esforços ditarão o seu futuro. Quem não se responsabiliza pelo seu destino acaba perdendo a oportunidade de realizar aquilo que sonha.

4. Faça suas próprias escolhas

Tudo o que você escolher para a sua vida irá refletir de alguma forma em suas próximas ações e experiências. Então, tenha a ciência de que uma decisão tomada hoje pode trazer benefícios e prejuízos. 

Independentemente do que for, a responsabilidade é inteiramente sua. Mais do que se colocar na posição de quem decide, é importante estar preparado para assumir as consequências dessas decisões. 

5. Tenha autocrítica

A autorresponsabilidade abre uma nova perspectiva na vida, a de olhar para suas ações de forma mais crítica. O esforço de reconhecer os seus erros é determinante para enriquecer as experiências, atribuindo a elas outro significado. Nesse processo, é essencial aprender a ser crítico a si mesmo.

Isso não significa desmerecer os seus esforços e sim reconhecer os seus erros. Ao identificar uma forma de agir errada, fica mais simples se colocar no caminho correto novamente. É o bom e velho: aprender com os erros para não errar novamente nem uma situação semelhante. 

Dicas para estimular o comportamento de autorresponsabilidade 

Se ainda assim você achar que está sendo difícil lidar com a autorresponsabilidade, veja algumas sugestões para desenvolver essa habilidade:

– Evite criticar as pessoas somente para tirar de si uma responsabilidade. Cale-se e pense que isso não lhe acrescentará em nada;

– Pare de reclamar de tudo e de todos. Você vive o que permite viver, se algo não lhe agrada, saia da situação;

– Não se faça de vítima. Seja a pessoa vencedora, seja maior que os seus problemas. Ficar justificando e argumentando os seus erros e tropeços pode não ser a melhor forma de seguir em frente;

– Aprenda com os seus erros e tome os acontecimentos como uma lição, um aprendizado; 

– Seja responsável por si mesmo. Admita seus erros e comemore suas vitórias. Tudo depende de você, da forma como vem agindo em relação a sua vida e às pessoas que estão à sua volta. Isso é ser autorresponsável.

Ao longo deste artigo você pode entender melhor o conceito de autorresponsabilidade e como desenvolvê-la!

Imagem: Sergey Nivens / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63