Como ter autorresponsabilidade?

As pessoas preferem jogar a culpa dos acontecimentos em terceiros. Reflita sobre esse comportamento, e veja que a autorresponsabilidade pode lhe ajudar a melhorar em muitos fatores.

Você sabe o que é autorresponsabilidade? Já de início, é importante saber que a autorresponsabilidade está diretamente ligada a tudo o que você permite que aconteça em sua vida pessoal e profissional.

Se você é o tipo de pessoa que joga a responsabilidade dos seus problemas para outras pessoas, certamente ainda não desenvolveu a autorresponsabilidade.

Mas se você é aquela pessoa que consegue entender que tudo o que acontece em sua vida é responsabilidade sua e de mais ninguém, você possui o que chamamos de autorresponsabilidade.

A partir do momento em que você percebe que a única pessoa responsável pela vida que tem levado é você mesmo, e que, para mudá-la, você mesmo terá que agir, e não as outras pessoas, tudo fica mais fácil de digerir, mais fácil de lidar. A vida fica mais leve.

Reconhecer que tudo é fruto do que você planta não é uma tarefa fácil, mas isso é fundamental para que comece a entender a necessidade e a importância que é mudar, ir em busca de novos caminhos e oportunidades. Você vai perceber que a autorresponsabilidade permite que sua vida seja mais leve e cheia de realizações.

O que fazer para conquistar a autorresponsabilidade?

Sua mente é a fonte de tudo!

  • Sinta: comece sentindo que de alguma forma você é merecedor de tudo que acontece na sua vida;
  • Você é o responsável: perceba que você é o único responsável pela realização dos seus desejos e ninguém deve satisfazer suas vontades. Assuma sua responsabilidade e comece a colocar em prática aquilo que realizará os seus sonhos;
  • Priorize seu tempo: reveja a maneira como está priorizando o seu tempo. Quanto do seu dia você está dedicando para conquistar seu sonho? Se o seu objetivo é passar em um concurso público e ter sucesso profissional, por exemplo, determine suas metas e as faça acontecer para que seja possível chegar ao seu destino. Caso contrário, suas atitudes e seus esforços dirão o seu futuro.
  • Faça suas próprias escolhas: tudo o que você escolhe para a sua vida irá refletir de alguma forma em suas próximas ações e experiências. Então tenha a ciência de que uma decisão tomada hoje pode trazer benefícios e prejuízos. Independentemente do que for, a responsabilidade é inteiramente sua.

Se ainda assim você achar que está sendo difícil lidar com a autorresponsabilidade, veja algumas sugestões para começar a ter esse tipo de comportamento e conseguir desenvolver esta habilidade:

  • Evite criticar as pessoas. Cale-se e pense que isso não lhe acrescentará em nada;
  • Pare de reclamar de tudo e de todos. Você vive o que permite viver, se algo não lhe agrada, saia da situação;
  • Não se faça de vítima. Seja a pessoa vencedora, seja maior que os seus problemas;
  • Ficar justificando e argumentando os seus erros e tropeços pode não ser a melhor forma de seguir em frente. Aprenda com os seus erros e tome os acontecimentos como uma lição, um aprendizado.

Seja responsável por si mesmo. Admita seus erros e comemore suas vitórias. Tudo depende de você, da forma como vem agindo em relação a sua vida e as pessoas que estão a sua volta. Isso é ser autorresponsável.

Conte-nos como você trabalha a autorresponsabilidade em seu dia a dia, use o espaço abaixo e compartilhe suas experiências. Caso sinta necessidade, curta e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais. Propague conhecimento e evolução.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Sergey Nivens / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010