Quais as consequências do hábito de reclamar de tudo?

pessoa reclamando ao celular

Confira quais são as principais consequências que surgem do hábito de reclamar de tudo.

Você tem o hábito de reclamar de tudo ou convive com alguém assim? Se é você a pessoa que sempre reclama, talvez não se dê conta do quanto isso é incômodo e prejudicial. Entretanto, se convive com alguém assim já deve ter percebido que a reclamação é extremamente nociva, tanto para quem a pratica quanto para aqueles que estão ao seu redor.

É extremamente desagradável estar ao lado de alguém que apenas vê o lado ruim de tudo. E os problemas não param por aí, porque o próprio indivíduo realmente acredita no que diz, o que o leva a mergulhar em um mar de insatisfação e inércia.

Siga a leitura para saber mais sobre as consequências do hábito de reclamar de tudo, além de conferir dicas para mudar isso.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Reclamar de tudo: por que existem pessoas que fazem isso?

Imagine que uma pedra entrou no seu sapato durante uma longa caminhada, o que é mais fácil: parar e retirar ou reclamar sobre o incômodo até que alguém pegue você no colo? Basicamente, é assim que a mente da pessoa que reclama funciona, ela fica o tempo todo clamando suas dores para que alguém aja, porque ela não está disposta a agir.

Se é você quem tem o hábito de reclamar, talvez pense que não, que não é essa a sua intenção. Mas de alguma forma é sim, mesmo que inconscientemente. O reclamão está sempre inerte e a única energia que gasta é para se queixar dos infortúnios de sua vida. Como é de se imaginar, com isso deixa de construir qualquer coisa e se desenvolver.

É por isso que a reclamação excessiva é ruim, porque ela tem como principal consequência a inércia. Em vez de agir para resolver o que a incomoda, a pessoa fica repetindo isso para todos ao seu redor, até que alguém tome uma atitude. Por mais que esses indivíduos próximos tenham boa intenção, quando fazem isso estão reforçando o comportamento de reclamação em vez de incentivar a pessoa a mudar de postura.

8 Consequências do hábito de reclamar de tudo

Para te mostrar o quanto o hábito de reclamar é nocivo, vamos elencar as principais consequências desse comportamento, acompanhe!

1. Faz com que permaneça inerte e deixe de agir

Como já explicamos, quando uma pessoa reclama, ela concentra toda a sua energia nisso, deixando de usar seu tempo para agir. Assim, ela tem a sensação de que o problema não tem solução sem se dar conta de que não está fazendo nada para solucioná-lo.

2. Prejudica os relacionamentos

Embora nenhum relacionamento seja perfeito, no saldo geral eles devem trazer mais coisas boas do que ruins. E se relacionar com alguém que reclama de tudo é um tanto quanto desagradável. Isso pode acabar causando o afastamento de muitos entes queridos, além do risco de rompimentos de amizades e relações amorosas.

3. Aumenta os níveis de estresse

Quando uma pessoa fica o tempo todo reclamando, sua mente começa a enxergar os problemas de forma cada vez mais intensa. Assim, até mesmo situações aparentemente simples ganham uma proporção enorme. Tudo isso gera uma grande carga de estresse, que é extremamente prejudicial para a saúde.

4. Gera fadiga

O estresse e a pressão gerados pela reclamação resultam em fadiga. A pessoa já inicia o dia cansada e o encerra mais esgotada ainda. Dessa maneira, acredita que realmente não é capaz de resolver seus problemas, quando na realidade se tornou refém deles. O que ela precisa é de uma atitude e da consciência de que é capaz de assumir o controle.

5. Aumenta os sentimentos de negatividade

Se uma pessoa fica o tempo todo dando atenção para os problemas e o lado ruim das coisas, isso reforça seus sentimentos de negatividade. Ela passa a ter certeza de que não tem outra opção a não ser reclamar, o que reforça os pensamentos negativos e as crenças limitantes.

6. Pode intensificar quadros de ansiedade e depressão

Uma pessoa que tem um quadro de ansiedade e depressão pode ver esses transtornos se intensificarem através do hábito de reclamar de tudo. Ter uma visão mais negativa da vida aumenta os sentimentos de tristeza, depressão e ansiedade. Por outro lado, adotar uma visão mais positiva traz leveza e ajuda no controle desses problemas.

7. Impede o desenvolvimento pessoal

Consegue imaginar uma pessoa que apenas vê o lado ruim de tudo e se sente incapaz de mudar a sua realidade tendo motivação para superar desafios e se desenvolver? É praticamente impossível que isso aconteça, porque a motivação vem da crença na própria capacidade de ir além.

8. Pode piorar a situação em questão

Imagine que está insatisfeito com o seu trabalho e fica o tempo todo reclamando disso. Os resultados desse comportamento possivelmente serão: queda no desempenho profissional, fortalecimento da crença de que não é capaz de evoluir, desentendimentos com colegas, entre outros.

Veja que todos esses possíveis resultados irão piorar a situação. Em vez de reclamar, o melhor a fazer é entender o que pode mudar dentro de si para transformar a realidade externa. Então, após isso, se planejar para buscar oportunidades que estejam de acordo com o que deseja para si e sua carreira.

Como eliminar o hábito de reclamar de tudo?

Se você se identificou com o comportamento de reclamar de tudo, saiba que está em suas mãos transformá-lo. Lembra-se que falamos que quem reclama está abrindo mão de agir? Então, é hora de assumir o controle sobre a sua vida e escolher os caminhos que deseja trilhar.

Sempre que pensar em reclamar, mude o foco e assuma a responsabilidade pelo incômodo que está sentindo. Se questione: o que posso fazer para mudar essa situação ou, pelo menos, a forma como estou me sentindo? Essa resposta te dará o direcionamento necessário para agir.

Viu só como o hábito de reclamar de tudo é extremamente nocivo para você e as pessoas ao seu redor? Elimine-o da sua vida e abra espaço para a gratidão e a ação!

Este conteúdo fez sentido para você? Se sim, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por fizkes

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds