Os benefícios de manter uma postura otimista!

Mulher mostrando um sorriso

Confira algumas dicas de como adotar uma postura mais otimista na vida.

Todas as nossas ações são motivadas por nossas ideias, objetivos e ideais. Para poder encarar a vida, seja no campo profissional ou pessoal, é importante ter pensamentos e atitudes positivas.

A realização de nossos sonhos depende de nossa vontade e determinação para alcançá-los. Não há como perseguir um objetivo sem que estejamos motivados, com expectativas e metas a serem alcançadas.

No artigo a seguir iremos apresentar os principais benefícios de manter uma postura otimista diante da vida. Então, que tal transformar a sua forma de enxergar o que acontece? 

Postura otimista: quais são os seus benefícios? 

Você se considera uma pessoa otimista? Continue lendo e descubra quais são os benefícios de adotar uma postura otimista na vida. A partir desse conhecimento, você se sentirá mais motivado a seguir nesse caminho com foco em uma visão mais positiva.

1. Eliminação de pensamentos e crenças limitantes 

O otimismo elimina as maiores barreiras que podemos encontrar: nossos pensamentos e crenças limitantes. Pessoas otimistas conseguem tomar decisões melhores e conscientes, pois acreditam em si mesmas e nos resultados que são capazes de alcançar. 

A ansiedade e a dúvida não atrapalham o discernimento dessas pessoas. Isso acontece porque, quem pensa positivamente não acredita em derrotas e está sempre determinado, pois crê que todas as situações têm seu lado bom.

2. Bons relacionamentos interpessoais 

Uma pessoa otimista mantém o seu bom humor e tem mais facilidade em cultivar bons relacionamentos interpessoais. É alguém que consegue praticar uma convivência harmoniosa, unindo e incentivando as outras pessoas. Os otimistas inspiram confiança e desenvolvem uma liderança natural e saudável, que beneficia a ela e a todos ao seu redor.

3. Te torna uma pessoa melhor 

Lembre-se de que pensamentos positivos fazem com que vejamos as coisas de forma diferente, gerando atitudes positivas. Buda uma vez disse: “Nós nos tornamos aquilo que pensamos”. Por isso, reflita sobre seus pensamentos e a sua postura diante das situações cotidianas e transforme seu futuro para melhor através do otimismo. 

4. Horizontes ampliados

O otimismo expande consideravelmente os horizontes de quem opta por adotar esse modo de enxergar a vida. Ser otimista torna a pessoa predisposta a ouvir o que o outro tem a dizer e, a partir disso, construir uma visão mais ampla para si mesmo. Pessoas otimistas são pessoas mais felizes, logo, são mais abertas para as outras.

Ao encarar o que está por vir como algo potencialmente bom, o indivíduo se predispõe a aprender coisas novas. O otimista não tem preguiça de buscar novas respostas e nem de se colocar em um lugar de alguém que ainda tem passos para dar na vida. Por isso, é comum que os mais otimistas sejam mais bem-sucedidos também.

5. Saúde potencializada

Com certeza, um dos maiores benefícios de ter uma postura otimista é melhorar a sua saúde. Aqueles que demonstram mais otimismo tendem a ter menos respostas cardiovasculares ao estresse. O sistema imunológico também se torna mais fortalecido, ampliando a sua gama de defesas biológicas e reduzindo as chances de problemas de saúde.

Os estados emocionais têm um papel relevante no bem-estar físico e essa é mais uma forma como o otimismo contribui. Tendo menos emoções negativas acumuladas, a pessoa tem menos inclinação a ter problemas cardiovasculares. E tem ainda o fato de que os otimistas são mais propensos a ter hábitos saudáveis em comparação com os pessimistas.

Dicas de como ter uma postura otimista

Com os benefícios do otimismo apresentados acima, iremos listar dicas de como adotar uma postura mais otimista na vida. Então, que tal começar a mudar a sua perspectiva diante da vida?

1. Tenha seus mantras positivos

Para ter uma postura mais otimista diante da vida, é imprescindível adotar mantras positivos. Isso significa deixar de ter uma visão negativa diante das barreiras e dificuldades. Lembre-se de que a negatividade surge dos seus pensamentos focados apenas nas coisas ruins.

Com o passar do tempo, pensamentos negativos podem nos convencer de que não somos bons o suficiente. O ideal é prestar atenção sobre como surgem os pensamentos negativos na sua mente. A partir disso, os substitua por pensamentos mais positivos, dando ênfase às possibilidades que a vida oferece.

2. Tenha foco no seu sucesso

Já percebeu como é fácil reconhecer o sucesso dos outros, mas o seu passa quase despercebido? Isso acontece porque temos a tendência de minimizar aquilo que conquistamos.

Tenha o hábito de se lembrar constantemente de tudo o que é capaz de realizar e de tudo o que já fez de incrível. Quando você passa a reconhecer as suas próprias conquistas, se torna mais confiante e, consequentemente, mais otimista.

3. Tenha um modelo positivo de inspiração

Para se tornar mais otimista e focado em conquistar suas metas, é interessante contar com um modelo positivo de inspiração. Trata-se de escolher alguém para inspirar seu modo de agir em busca do sucesso. Pode ser um amigo, um familiar, um colega de trabalho ou até uma figura pública.

Quando perceber que está adotando uma postura negativa diante da vida, questione-se: “O que essa pessoa faria?”. Dê uma resposta honesta para essa questão e tente seguir esse exemplo. Essa é uma forma de voltar seus pensamentos para algo mais positivo.  

4. Dê atenção para o que é positivo

Todos os dias, coisas boas e ruins, de todos os tamanhos, acontecem. A escolha do que será priorizado é sua. Você vai deixar que as coisas ruins roubem o tempo que poderia ser empregado em coisas boas? A dica é dar atenção para aquilo que te agregou, que te fez feliz. Saber o que priorizar é o que te ajudará a chegar mais longe.

5. Saiba que você não prevê o futuro

Quase todo mundo já teve um episódio de ansiedade em que passou e repassou mentalmente tudo o que poderia acontecer em uma determinada situação. Nesses momentos, lembre-se de que você não prevê o futuro. Então, não tem como saber se algo vai ou não dar certo antes que aconteça. Essa compreensão ajuda a reduzir consideravelmente a ansiedade.

Gostou de conhecer os benefícios e as dicas para ter uma postura otimista? Comentei abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63