Exibicionismo: entenda o porquê que as pessoas gostam de aparecer

Exibicionismo

Entenda por quê as pessoas gostam tanto de aparecer


Um dos significados de exibicionismo é a mania de ostentação. Você já conviveu com uma pessoa que é tão fã de si mesma por ter conseguido algo que não para de falar disso? Apesar de ser uma característica que não está associada à simpatia, é comum encontrar pessoas que gostam de inflar as conquistas que alcançam ou os objetos materiais que são capazes de comprar.

No artigo de hoje, você vai conferir como identificar essas pessoas e qual é o caminho ideal para conversar com elas. Acompanhe!

Como encontrar aquele que gosta de aparecer

Não é preciso que uma pessoa seja uma obra de arte em um museu para que você identifique que ela quer se destacar a todo custo. Veja alguns exemplos comuns no ambiente corporativo:

  • Colaborador se dedica muito e consegue uma ou mais promoções em um curto espaço de tempo. Se essa pessoa não tiver humildade, tanta valorização pode fazer com que ela se sinta mais capacitada do que os outros funcionários. Os sentimentos internos de superioridade que ela mesma desenvolveu podem afetar o modo que ela fala com os outros, chegando a demonstrar falta de respeito.
  • Pessoa passa a ter posse de um objeto muito caro e já sente que poderia estar na lista da Forbes. O problema é que ela faz questão de comentar isso a toda hora. Em ambiente profissional, isso pode até atrapalhar a execução de tarefas diárias.
  • Funcionário muito inteligente que pensa rápido demais em problemas complexos, mas se esquece de que nem todo mundo consegue seguir o ritmo dele. A velocidade de pensamento dos outros, que não significa incompetência, é capaz de irritá-lo ao ponto de ele ser desrespeitoso no tratamento interpessoal.
  • Espectador de palestra ou workshop que jura que sabe mais do que o palestrante. O famoso “sabe tudo” adora falar em cima do profissional que está transmitindo o conhecimento e ainda faz perguntas a todo o momento. Além de monopolizar a atenção do palestrante, essa pessoa atrapalha a absorção de informação dos outros participantes.

Você já passou por alguma dessas situações? É normal que a gente tenha um colega de trabalho ou até amigo na vida pessoal que tem esse tipo de atitude. Às vezes, ele nem percebe o que está falando ou fazendo. Para esses casos, é ideal que você seja sincero e mostre o que ele faz com exemplos reais.

Se você já passou por cenários diferentes destes citados acima, compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

Como vencer o impulso de se exibir

Seu amigo não consegue abandonar os comportamentos de exibicionismo? Ou pior: você é a pessoa que gosta de se exibir sem perceber? Então, pode contar com o coaching! O método é uma poderosa ferramenta de transformação positiva no ser humano, sem deixar que ele perca sua essência. O objetivo não é que você deixe de ser você mesmo, mas que seja uma versão mais evoluída. Conheça quais são os principais benefícios das técnicas de coaching.

A formação em Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a mais completa e moderna do Brasil no assunto. Em 180 de profunda imersão em aulas aulas práticas, teóricas e dinâmicas, você aprende mais sobre você mesmo e as técnicas ideias para salientar as suas virtudes e ampliar as sua competências.

O PSC ensina o que é e como exercer o autodesenvolvimento, autoconhecimento e a autoestima; quais são os princípios da psicologia positiva e como aplicá-los no dia a dia; como gerenciar os sentimentos em diversos tipos de situações com a inteligência emocional; quais são os principais conceitos da programação neurolinguística e como usá-los no cotidiano; e muitos outros assuntos essenciais para o seu amadurecimento pessoal e profissional.

Além disso, você aprende temas relacionados ao seu desenvolvimento enquanto gestor de pessoas com boas práticas de liderança. Afinal, saber lidar com pessoas de forma respeitosa é essencial para o seu crescimento dentro e fora do ambiente de trabalho.

Para completar, há diversas matérias relacionadas às técnicas, conceitos e fatos históricos do coaching. Tal sapiência permite que você seja um coach (orientador do coaching), caso queira dar esse direcionamento para sua carreira. Leia mais sobre o que é e o que faz um coach.

Para que todo o conhecimento seja transmitido da melhor forma possível, o PSC utiliza um software exclusivo do IBC, chamado Coaching Assessment. Ele tem a validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da FUMSOFT (Fundação Mineira de Software), e ainda tem a chancela como produto inovador pela FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mais do que isso, você participa de técnicas altamente efetivas, como a Tríade do Tempo, a Roda da Vida, o Rapport, o Teste de Sistemas Representacionais, a Roda das Competências, a Roda da Inteligência Emocional, o Feedback 360º Projetivo, o Teste de Perfil de Personalidade, a Análise do Campo de Força, a Rota de Ação e muito mais. Quer saber mais? Então, confira o que é e como funciona a Roda da Vida.

No fim do curso, você recebe 6 certificações, que são: Life Coach, Professional, Analista Comportamental, Leader, Self Coach (metodologia exclusiva do IBC criada por José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC) e a Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul). Além disso, você tem o reconhecimento de 5 instituições internacionais de coaching, que são: Internacional Association of Coaching, European Coaching Association, International Coaching Council, Behavioral Coaching Institute e Global Coaching Community.

Viu que incrível é essa formação? Todo o conhecimento que o coachee (o aprendiz, no caso você) adquire é essencial para sua evolução contínua no ambiente corporativo e fora dele. Além da ampliação das competências técnicas, é possível progredir no campo das habilidades sociais, inclusive daqueles que podem estar relacionadas ao exibicionismo. Para saber mais sobre o curso, você pode navegar pelo site ou entrar em contato com um dos nossos atendentes.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e espalhe o empoderamento com o coaching!

Copyright: 1306136932 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antoniodiaz

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010