A importância em se respeitar o próximo no trabalho

Respeitar o Próximo

Saiba por que respeitar o próximo no ambiente de trabalho é importante

Imagine a diversidade de hábitos, culturas e tradições que um grupo de colaboradores de uma determinada empresa pode ter. Imagine agora como pode ser a relação e a conexão das equipes diante de toda essa diversidade. Provavelmente, grupos serão criados e, acredite, isso não é algo planejado, pelo contrário, esse é um comportamento natural do ser humano, uma vez que as pessoas se agrupam por afinidades e interesses.

Acontece que nem sempre as pessoas sabem conviver umas com as outras, e é por isso que quero falar com você sobre a importância de respeitar o próximo no trabalho e, claro, em todas as outras ocasiões da vida.

Respeito no trabalho: por que é importante?

Se você parar e pensar, a criação de grupos é algo verdadeiramente saudável para o bom relacionamento entre as pessoas, seja no ambiente de trabalho, na escola, na academia, ou em qualquer outro lugar. Esse processo auxilia para que as atividades no do dia a dia sejam mais leves, a rotina se torne algo mais prazeroso, além de auxiliar na manutenção de um ambiente agradável e seguro, seja ele qual for.

Porém, quando se fala em relacionamentos no ambiente de trabalho, tudo pode ser um pouco mais delicado. Falo isso porque é bastante comum encontrarmos pessoas se queixando de algum fato que aconteceu no ambiente profissional e que, por algum motivo, derivou de uma falta de respeito com o próximo. Esse tipo de acontecimento é extremamente comum, porém, muito negativo, tanto para quem sofre o desrespeito, quanto para a pessoa que aplica a agressão.

Diante disso, vi a necessidade de escrever sobre por que é tão importante manter o respeito de forma mútua, de modo que todos consigam trabalhar em um ambiente completamente saudável. Confira os efeitos do respeito na vida profissional:

1. Estimula o trabalho em equipe

trabalho em equipe é um dos requisitos fundamentais para que seja possível alcançar resultados extraordinários, tanto para a empresa quanto para os próprios colaboradores de uma maneira geral. Nesse sentido, faz-se essencial respeitar o outro, sua forma de agir e pensar, pois, quando todos estão em harmonia, caminhando na mesma direção, as chances de sucesso aumentam de forma significativa.

2. Aumenta a produtividade

A consequência de um ambiente de respeito e harmonia é o aumento considerável da produtividade. Quando se sentem respeitados, os profissionais que fazem parte da empresa passam a desempenhar suas atividades com muito mais dedicação e assertividade, o que impacta positivamente a entrega de suas demandas.

3. Incentiva a criatividade e a inovação

Em um ambiente em que todos se respeitam e respeitam as ideias, sugestões e opiniões uns dos outros, as pessoas se sentem mais à vontade para se manifestarem. Dessa forma, elas contribuem com soluções que podem ser criativas e inovadoras, tanto para empresa quanto para os clientes, que serão os grandes beneficiados de todo esse processo.

Conforme novas ideias surgem, melhor fica o desempenho de todos, e mais resultados extraordinários são colhidos.

4. Desenvolve a maturidade profissional

Geralmente, em ambientes com muitas pessoas, existem também formas diversas de pensar e agir, assim como culturas das mais variadas. Esses fatores, por si só, são motivos mais do que suficientes para gerar conflitos, o que é relativamente comum na vida em sociedade.

Porém, quando o ambiente profissional é um ambiente em que todos se respeitam, o dia a dia fica mais fácil. No momento em que acontece algum tipo de conflito, as pessoas buscam resolver suas diferenças com rapidez, de modo que isso não impacte de forma negativa o trabalho individual, o desempenho coletivo e o alcance dos resultados esperados pela organização.

Observa-se que quando há respeito, há também bastante maturidade e esforço para manter o ambiente o mais harmônico possível.

5. Permite que todos se sintam mais motivados

Outro fator importante proporcionado por um ambiente de respeito é o aumento da motivação dos colaboradores em realizarem constantemente um trabalho com cada vez mais excelência.

Quando os colaboradores sentem-se mais motivados, entregam resultados altamente positivos, o que só faz com que todos saiam ganhando no final das contas. Todos os funcionários sentem-se dignos e valorizados, sem qualquer tipo de ofensas, discriminação ou posturas antiéticas em geral.

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De que forma o desrespeito se configura no trabalho?

Podem existir diversos motivos para uma pessoa pensar que pode desrespeitar outra, porém, acredito verdadeiramente que nenhuma delas é justificável.

Em se tratando do ambiente de trabalho, o desrespeito pode surgir de diversas maneiras. O mais comum é que ele ocorra quando duas ou mais pessoas discordam sobre como executar uma tarefa ou quando entram num jogo de culpa quando algo dá errado.

Além disso, pode haver desrespeito quando as pessoas expõem as colegas as suas opiniões sobre assuntos não relacionados ao trabalho, como a legalização ou não do aborto, as doutrinas de uma religião, o sistema de cotas para entrar nas universidades, a união homoafetiva, ou até mesmo as regras que a empresa determina para que cada um execute suas atividades.

Assuntos como esses, infelizmente, ainda podem ser motivo para haver desrespeito entre as pessoas de uma equipe ou grupo, principalmente no ambiente de trabalho, em que coisas pequenas podem se tornar gigantescas em questão de minutos. Um comentário, uma opinião, ou uma simples brincadeira tornam-se razões suficientes para alguém acreditar que possui liberdade para fazer piada sobre o assunto. É um cenário onde, com certa frequência, são revelados preconceitos e intolerâncias.

Veja abaixo alguns exemplos de como ocorre o desrespeito entre as pessoas de uma mesma equipe ou grupo:

  • Dar respostas grosseiras de forma gratuita;
  • Interromper e se intrometer em conversas, reuniões ou telefonemas alheios;
  • Não cumprir com suas atividades;
  • Agir de forma preconceituosa com as pessoas;
  • Não assumir seus erros ou culpar um colega;
  • Não cumprir o que foi acordado (com a empresa ou com os colegas);
  • Fazer piadas com questões pessoais e íntimas,
  • Falar da vida alheia na ausência da pessoa.

Hoje em dia, está cada vez mais comum ignorar o fato de que as pessoas possuem sentimentos e emoções. O desrespeito começa a partir do momento em que uma pessoa se acha no direito de ofender outra apenas para sentir-se melhor ou para alimentar o seu ego. Dá para imaginar que existem pessoas que se sentem bem ao ver outra pessoa envergonhada, rebaixada e humilhada perante um grupo? Onde fica a empatia nisso tudo?

Independentemente de onde ocorrer o desrespeito, ele deve ser imediatamente rejeitado!

Essa atitude é repugnante. Por isso, sempre que ocorrerem comportamentos como esses, demonstre que você não concorda e manifeste-se, mostrando o quanto essas atitudes não são bem-vindas. Diga o quanto isso pode machucar outras pessoas. É agindo dessa forma que conseguiremos mostrar a importância de respeitar o próximo, onde quer que ele esteja.

Como praticar o respeito no trabalho?

Depois de analisar algumas atitudes que podem demonstrar desrespeito com as pessoas, quero dizer que você pode ajudá-las a mudarem estes comportamentos dando o exemplo, ou seja, agindo de maneira completamente diferente. E de que forma podemos mostrar às pessoas que respeitar o próximo vai muito além de dizer “bom dia”, “boa tarde” e “muito obrigado”?

Sabemos que, dentro de uma empresa, existem pessoas com diversas crenças, pensamentos, culturas e tradições. Por isso, uma forma de manter o respeito entre todos é por meio do diálogo e de uma comunicação eficaz.

Uma forma de mostrar que as atitudes de desrespeito são verdadeiramente negativas é expor sua insatisfação. Assim, converse com a pessoa que o ofendeu. Mostre a ela que aquela atitude não foi confortável para você, aponte suas considerações e fale que não gostaria que isso voltasse a acontecer, afinal, vocês estão em um ambiente de trabalho, e é fundamental manter a boa convivência.

Ouça também o que ela tem a lhe dizer, uma vez que alguns comportamentos são reações de nossas próprias atitudes. Certifique-se com ela se você não fez algo, mesmo que sem querer, para que ela se sentisse mal e tivesse o ímpeto de querer devolver a ofensa na mesma moeda. Isso mostra maturidade e uma disposição, pelo menos da sua parte, de prezar pelo seu bem-estar e também de todos os que estão ao seu redor.

Para que você e seus colegas de trabalho tenham um ambiente agradável, é preciso haver harmonia em tudo o que se faz. É por dizer isso que separei algumas dicas de como desenvolver o hábito de respeitar o próximo:

  • Seja afetuoso com as pessoas à sua volta;
  • Chame-as pelo nome e evite apelidá-las (exceto se a pessoa assim deseje);
  • Lembre-se de dizer “por favor”, “obrigado” e demais termos de educação básica;
  • Respeite as normas internas da empresa;
  • Seja cordial com todos os colegas, independentemente do cargo que ocupem;
  • Sempre que puder, colabore e ofereça auxílio aos colegas;
  • Cumpra com suas obrigações da melhor maneira possível;
  • Não julgue e não faça fofocas sobre as pessoas à sua volta;
  • Admita seus erros e corrija-os sempre que possível;
  • Esteja aberto para ouvir as pessoas.

Praticando essas e outras dicas, você estará fazendo a sua parte e verá que muita coisa pode mudar no seu ambiente de trabalho. Discussões e desentendimentos podem acabar, ou pelo menos diminuir consideravelmente. Além disso, as pessoas podem se unir ainda mais e, assim, trazer novos e melhores resultados para a equipe.

Líderes e gestores podem ter uma nova visão em relação ao seu comportamento, e quem sabe surjam novas oportunidades dentro da própria empresa. Viu só como podem existir vários benefícios quando falamos em respeitar o próximo no trabalho?

Colocar-se no lugar do outro é um bom começo para você que acredita que é um desafio aplicar as dicas anteriores. Pense em como você se sentiria se alguém fizesse com você aquilo que você está fazendo com as pessoas. Com certeza, não seriam boas emoções, não é mesmo? Por isso, exerça a empatia, dê o exemplo e procure dar também o melhor de si em tudo que fizer.

Respeitando o próximo por meio do autoconhecimento

Além das dicas poderosíssimas que compartilhei acima com você, quero compartilhar mais uma que acredito que fará toda a diferença neste processo de respeito ao próximo, não só no ambiente de trabalho, mas também em todas as relações que você tem e vai ter em sua vida.

Estou falando do desenvolvimento e aprimoramento de seu processo de autoconhecimento, para que seja possível melhorar, cada vez mais, a forma como você respeita quem está ao seu redor. Isso quer dizer que é preciso que, antes de tudo, você saiba como deve se respeitar, ou seja, respeitar seus próprios sentimentos, emoções, ações e comportamentos. Assim, fica viável respeitar o próximo como ele é, com suas opiniões, forma de agir e também de pensar.

Digo isso, pois acredito verdadeiramente que nós damos para o universo e para aqueles que nos rodeiam somente aquilo que temos. Sendo assim, quando aprendemos a nos respeitar e a nos aceitar com amor, conseguimos fazer isso de forma tranquila também com as outras pessoas, conforme o meu vídeo, que você confere a seguir:

Assim, para te ajudar neste processo de autoconhecimento, autoaceitação, bem como na melhoria de seus relacionamentos profissionais e pessoais, convido você a conhecer a formação Professional & Self Coaching – PSC, aqui do IBC.

Trata-se de um curso altamente transformador, que vai contribuir para que você conheça melhor seus próprios sentimentos e emoções, compreendendo de que forma elas surgem, assim como formas de se aceitar cada vez melhor e também de respeitar aqueles que te rodeiam.

Por meio da aplicação de técnicas e ferramentas de Coaching, que você já começa a conhecer desde o primeiro dia de curso, você passa a compreender que o julgamento é o que lhe impede de respeitar o jeito do outro, assim como a forma como ele pensa e age. Com isso, você passa a suspender todo e qualquer tipo de julgamento, não apenas com relação às pessoas que lhe rodeiam, mas também com relação a si mesmo.

Permita-se ir além e desenvolver o seu autoconhecimento, para que suas relações sejam cada vez mais edificantes.

Agora me conte: minhas dicas foram úteis para você? O que você faz para praticar constantemente o respeito em seu ambiente de trabalho? Use o espaço abaixo para deixar um comentário. Aproveite e compartilhe essa ideia com seus colegas nas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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