5 Dicas para fazer da Felicidade uma Realidade

© Depositphotos.com / yanlev Saiba quais são os hábitos mais eficazes para aumentar a felicidade.

Mais um ciclo se inicia, e as pessoas aproveitam este momento para refletir sobre o que fará este novo ano valer à pena. É tempo de projetar o futuro, aspirar novos horizontes e estabelecer novas metas.

Cada indivíduo possui seus anseios particulares, mas se sentir pleno, feliz e realizado é um objetivo compartilhado por todos! No entanto, o que efetivamente na prática, contribui para alcance desse estado positivo de maneira verdadeira e duradoura em nossa vida?

A resposta para esse questionamento vem sendo buscada desde antiguidade e a conclusão mais assertiva é que não existe uma fórmula específica para conquistar a felicidade, mas sim fatores essenciais que promovem o bem estar do ser humano. Trata-se de uma tarefa simples, e justamente por isso o indivíduo sente certa dificuldade, pois é educado desde a infância a lidar com o complexo. É um exercício constante, que assim como o banho, deve ser tomado diariamente!

Mas afinal, quais são as dicas?

O filósofo grego Epicuro (341 a.C e 270 a.C), foi um dos maiores estudiosos da felicidade. Acreditava que essa busca poderia ser alcançada através de 3 simples e poderosos hábitos, confira a seguir:

Tenha amigos

Epicuro apontou que a amizade torna o indivíduo mais completo, ele dizia que não deveríamos comer sozinhos, nem mesmo um mero lanche.  Para os dias de hoje não basta apenas encontrar os amigos esporadicamente ou manter contato por telefone ou pela internet, é preciso ter companheiros permanentes, que se vêem pessoalmente com frequência.

Busque a liberdade

O segundo ingrediente apontado por Epicuro é a liberdade, que está associada a independência financeira, auto-suficiência e desprendimento de fatores “mesquinhos cotidianos” como fofoca, competitividade e opinião alheia.

Tenha uma vida bem analisada

Epicuro se refere a momentos reservados para reflexão sobre a própria vida, o indivíduo que separa tempo para analisar aquilo que o aflige, diminui a ansiedade e se torna mais sereno. Nesse sentido, é necessário se desconectar da correria do dia a dia e as distrações do mundo, buscando um local tranqüilo para se dedicar a esta prática.

No Coaching apresentamos alguns comportamentos que podem contribuir significativamente com a felicidade, como:

Gratidão

Agradecer é reconhecer as pessoas e os acontecimentos que alguma forma foram e são importantes em sua vida. A gratidão é um dos sentimentos mais poderosos do ser humano, e um experimento científico comprova que ser grato realmente aumenta o grau de felicidade do indivíduo. Confira no vídeo:

Viva o presente

Todas as dicas acima ressaltam a importância de vivermos o aqui e agora, de tal modo que, apenas o tempo presente é capaz de proporcionar as ricas experiências que fazem a vida valer à pena.

Se inspire com um vídeo de José Roberto Marques, presidente do IBC e um dos maiores Coaches da atualidade no Brasil e no mundo. Um profissional que impactou e impacta muito positivamente a vida de milhares de pessoas!

Aproveite para definir suas metas e objetivos com base nesses fatores essenciais, que contribuem para a construção de uma vida verdadeiramente plena e feliz!

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e espalhe a felicidade!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010