Coaching no Desenvolvimento de Liderança

Avatar

Por IBC

18/12/12

Algumas pessoas são líderes natos, já na infância demonstram, em atitudes, que comandam determinadas situações, sejam em brincadeiras, atividades escolares, entre irmãos etc. Outras pessoas se deparam com o desafio de liderar, durante a trajetória de sua carreira profissional.

Seja qual for o caso, algumas características são essenciais para uma liderança eficaz, com resultados satisfatórios. Comunicação, percepção, inteligência emocional, planejamento estratégico, técnicas de feedback, entre outros são alguns aspectos necessários para que um profissional conduza com assertividade seus colaboradores e equipes.

Através do Coaching, profissionais de diversas áreas, estão conseguindo aprimorar suas habilidades e capacidades, adquirir novas, realizando uma liderança plena, harmoniosa e com os resultados esperados.

O Coaching proporciona ao líder técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano, ou seja, ele estará munido de conhecimento para aprimorar as habilidades e capacidades de seus liderados, e eliminar barreiras e crenças limitantes que podem estar impedindo o alcance efetivo dos resultados.

Esse método vem agregar mais um diferencial a esses profissionais, que estão cada vez mais presentes no mercado, são os líderes inspiradores, motivadores, comunicadores, que conduzem com maestria os processos de trabalho e, sobretudo desenvolvem pessoas, criando um ambiente seguro e confiável para que esses possam desempenhar com assertividades suas funções, e consequentemente, alcançarem os resultados esperados e propostos pelas organizações e por eles.

Outros pontos trabalhados no Coaching são o planejamento estratégico, definição de metas e objetivos, gestão de tempo, definição de planos de ação, foco, entre outros que visam o aceleramento do alcance dos objetivos, ou seja, uma liderança pautada na cultura do Coaching poderá trazer resultados satisfatórios e em menor tempo.

O investimento em capital humano está em alta nas organizações, já é fator determinante no que se diz a competitividade, e o líder é um dos responsáveis por gerir esse capital, por isso o Coaching é um forte aliado para lideranças efetivas e que desejam resultados extraordinários.

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

IBC

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, foi fundado em 2007 por seu atual presidente José Roberto Marques, Master Coach Senior, e hoje é referência em treinamento e desenvolvimento humano. Foi a crença de seu fundador de que “cada ser humano possui um potencial infinito que pode ser despertado e desenvolvido”, que fez com que o IBC se tornasse uma instituição conceituada e respeitada, por onde já passaram mais de 200 mil pessoas.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Redes sociais