10 Exemplos de Grandes Líderes para te inspirar

Líder de equipe

Confira 10 exemplos de grandes líderes para te inspirar.

A liderança é uma das habilidades mais imprescindíveis para conduzir uma equipe ao sucesso. No artigo a seguir você poderá saber mais sobre 10 grandes líderes e suas jornadas. Assim, poderá se inspirar para liderar com mais maestria o seu time. Vamos conhecer essas histórias incríveis?

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

10 Exemplos de Grandes Líderes para te inspirar

Às vezes, você fica em dúvida sobre qual é a melhor forma de conduzir a sua equipe? Saiba que essa é uma questão recorrente para muitos gestores. Pensando nisso, listamos 10 exemplos de grandes líderes que te ajudarão a entender como assumir uma liderança mais positiva.

1. Abílio Diniz

Dono de uma carreira de sucesso, Abílio Diniz abriu mão de uma pós-graduação nos Estados Unidos para fundar um supermercado com seu pai. Sua dedicação fez do Grupo Pão de Açúcar um dos maiores do Brasil. A trajetória desse administrador nos faz perceber o quanto a humildade e a disciplina fazem a diferença.

Abílio já disse em diferentes situações que a humildade é eliminatória. Se o gestor não for humilde, inevitavelmente acabará se perdendo e não concretizará seus objetivos. O mesmo acontece com a disciplina para estar sempre pronto para trabalhar com afinco. 

2. Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg conquistou o posto de um dos homens mais ricos do mundo em decorrência de sua visão de negócios e capacidade empreendedora. O fundador do Facebook diz que um dos seus trunfos é buscar criar um ambiente construtivo na sua empresa. 

Além disso, ele enfatiza que é muito importante não ter medo de se arriscar, pois somente quem faz diferente se coloca  em uma posição de destaque. Não tenha medo de seguir a sua intuição! 

3. Richard Branson

Quando tinha apenas 15 anos, Richard criou uma revista estudantil. Com 22 já havia fundado a gravadora Virgin Group. Branson comanda nada menos do que 35 companhias de ramos diferentes. 

Entre as lições que esse empreendedor pode nos dar em termos de liderança está o fato de saber delegar e ter ousadia. Ninguém conquista grandes resultados sozinho e sem ter coragem de romper com o estabelecido. Também é imprescindível estar preparado para possíveis falhas no caminho. Nem todo dia é dia de acerto. 

4. Jack Ma

Jack Ma é o fundador do e-commerce Alibaba e é o homem mais rico da China. Contudo, quando ele iniciou o trabalho do seu site, em 1999, ouviu que tinha um modelo terrível de negócios. Logo, a grande lição de Ma não poderia ser outra que não a persistência. Se você acredita em sua ideia, esteja munido de dados sólidos e prossiga na sua caminhada.

Outra dica interessante de Jack Ma é não olhar apenas o currículo dos potenciais contratados. É importante entender de que forma aquela pessoa irá agregar à equipe no que diz respeito às suas habilidades pessoais também. 

5. Susan Wojcicki

O nome de Susan Wojcicki pode até não ser tão conhecido, mas seu trabalho com certeza é. Uma das funcionárias mais antigas do Google, defendeu a compra do YouTube, uma das ações mais acertadas da companhia. Atualmente, é CEO da organização e tem o cargo de Diretora Executiva da plataforma de vídeos.

Uma das características mais marcantes da liderança de Susan Wojcicki é conhecer profundamente seus liderados. Entender quem são as pessoas que se está conduzindo é essencial para fazer um trabalho pertinente. Também é fundamental conseguir receber críticas sem se afetar por elas.

6. Steve Jobs

Um tanto controverso, Steve Jobs teve como seu grande mérito ter conseguido inspirar sua equipe como poucos. Certamente, o que diferencia Jobs de outros líderes é o fato de ter sido uma grande inspiração para seus liderados. A busca por ter sempre algo inovador para apresentar instigava aqueles que o cercavam.

A determinação e o foco também tiveram um papel fundamental para que ele fosse bem-sucedido em suas empreitadas. Decidir encerrar o investimento em 4 produtos para salvar a Apple é um exemplo de como ele atuava com determinação para o sucesso. 

7. Jack Welsh

Jack Welsh comandou a General Eletric por mais de duas décadas. Seu trabalho contribuiu não apenas para aumentar o lucro da empresa como também deu início a um modelo de liderança funcional. Jack é também autor de vários livros a respeito de liderança eficaz.

Para Welsh nada é tão relevante quanto ser um líder inspirador para os seus liderados. Outro ponto importante é também que o líder deve ser alguém acima da média. A competência do líder é essencial para que não somente entregue bons resultados individuais, mas também em equipe.

8. Oprah Winfrey

O nome de Oprah Winfrey está escrito para sempre na história, afinal ela foi a primeira mulher a ter e produzir seu próprio talk show. A apresentadora também se destaca por seu trabalho no setor cinematográfico. Uma das suas marcas é deixar que as pessoas com quem trabalha conheçam a sua história. 

Oprah também acredita em mentoria, ou seja, contar com a orientação de especialistas para realizar metas audaciosas. Para liderar com sabedoria é fundamental saber que não se sabe tudo. 

9. Bill Gates

Bill Gates é o fundador da Microsoft e responsável por revolucionar a tecnologia para sempre. Tendo feito grandes contribuições como empresário, atualmente se dedica ao trabalho filantrópico. Para ele, uma das coisas mais importantes para ser um bom líder é ter metas grandiosas. 

A equipe liderada por Gates tinha como objetivo chegar a um momento em que houvesse um computador em cada mesa de cada casa. Ao estabelecer metas grandiosas, é preciso contar com uma equipe que consiga ajudar o líder a realizá-las. A escolha do seu time de trabalho é essencial. 

10. Luiza Trajano

Herdeira de uma pequena loja em Franca, no interior de São Paulo, Luiza Trajano construiu um dos maiores impérios empresariais do país. Tendo começado cedo, se familiarizou com o empreendimento da tia que um dia seria seu. Quando assumiu os negócios, expandiu a empresa, garantindo que sua marca chegasse em todo o Brasil. 

Uma das bases do trabalho de sucesso de Luiza é entender que o ser humano é imprescindível para o sucesso corporativo. Além de valorizar a equipe, é necessário adotar uma comunicação clara e coerente com seus públicos. 

Gostou desses 10 exemplos de grandes líderes para te inspirar? Comente abaixo qual mais te tocou!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63