Desenvolvimento de Competências e Habilidades

Habilidades

Competências e Habilidades

 

As organizações valorizam pessoas que tenham competências técnica necessária para o cargo e que demonstrem suas habilidades ao realizarem o trabalho, pois esse conjunto de virtudes mostra que elas estão aptas para alcançarem os resultados esperados ou até mais.

 

É primordial lembrar que ninguém nasce com competências e habilidades, estas são desenvolvidas ao longo da vida. O estudo é o primeiro passo para adquirir capacidades mínimas para conviver em sociedade, tais como ler, escrever, fazer contas matemáticas básicas e a história do País. O aprofundamento do estudo, como o cumprimento de uma graduação ou pós-graduação, é uma forma de evoluir ainda mais suas competências e ainda de direcioná-las para o caminho que você deseja ser especialista. Além disso, a busca por conhecimento diária tem papel fundamental na evolução constante.

 

Por tanto, as competências e habilidades não nascem de repente ou se criam com mágica, estas são resultados de muito esforço. E se você quiser se destacar ainda mais na sua especialidade é preciso se dedicar em níveis muito mais altos.

 

O estudo e o método coaching

 

O coaching valoriza a obtenção de conhecimento, mas isso não significa que o método valoriza somente tem quem um doutorado. O aprendizado vai muito além de títulos. O coaching exalta a aprendizagem diária que pode ser adquirida em diversos tipos de fontes, tais como a internet. Também dá a devida importância a quem busca pelo conhecimento que coopera com a evolução pessoal, tais como o autoconhecimento.

 

Aliás, o coaching é uma ótima maneira de fortalecer características positivas profissionais e pessoais, já que esses âmbitos andam lado a lado, e de incentivar a aprendizagem constante para que o progresso seja ininterrupto.

 

Vou discorrer mais sobre o assunto ao longo do texto. Quer conferir? Vamos lá!

 

10 dicas para aperfeiçoar suas competências

 

Como adquirir bons diferenciais competitivos? Como desenvolver capacidades e habilidades diariamente se minha agenda está sempre lotada com compromissos do trabalho? Como balancear a vida pessoal e profissional e ainda buscar o progresso constante?

 

As dicas a seguir ajudam a responder às questões acima e ainda poderá cooperar com o seu aprimoramento de competências e habilidades. Veja mais:

1. Autodesenvolvimento: compreende o investimento em aprendizados contínuos através de cursos de aperfeiçoamento; estar atualizado sobre sua área de atuação (Mercado); novas tecnologias; manter o hábito de leitura.

2. Autoconhecimento: conhecer os próprios pontos fortes e os pontos fracos é essencial para aprimorar suas capacidades. É preciso compreender onde estão as características que poderiam ser ainda melhores se fossem fortalecidas e onde estão os itens que precisam ser reformulados para que não atrapalhem o dia a dia.

3. Observação: aprenda observando, note como pessoas mais experientes desenvolvem um determinado trabalho. É observando tudo ao seu redor que você conseguirá captar novas informações, evoluir, ampliar a visão sobre a empresa e seu trabalho e assim crescer profissionalmente.

4. Coaching: ele é um processo de desenvolvimento humano, que utiliza técnicas e ferramentas de diversas ciências, visando o alcance de resultados e o desenvolvimento de competências e habilidades.

 

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC)  é a mais completa e moderna nesse sentido do Brasil hoje em dia. O curso tem como objetivo mostrar a todos as pessoas que elas podem ser muito mais empoderadas do que já são. O método ensina a teoria e a prática de diversos temas importantes para o mundo profissional e pessoal, tal como a programação neurolinguística, o feedback 360°, o autoconhecimento, a autoconfiança, como desenvolver ainda mais as competências e habilidades, a capacitação de características positivas da personalidade, o patrocínio positivo, inteligência emocional, auxiliares linguísticos e muito mais.

5. Escuta ativa: não adianta apenas ouvir o que o outro está falando e não se esforçar para compreender. Esse esforço é chamado de escuta ativa. Realmente escute ao próximo e tire suas dúvidas caso necessário. Além de ser educado e respeitoso, isso pode ser uma oportunidade de aprendizado.

 

A escuta ativa é uma virtude que o profissional de vendas ou de área comercial deve ter e praticar muito. A formação Coaching em Vendas também do IBC é o primeiro passo para aprender capacitar esse ponto e ainda aprender muitos outros. Nesse curso, o coachee (aluno) poderá assimilar conhecimento sobre autoconhecimento, efetividade de persuasão, autoliderança, criação de confiança com o cliente, agilidade na tomada de decisões, feedback assertivo e administração eficiente do tempo.

6. Produtividade e descanso: o gerenciamento de atividades é fundamental para sermos mais produtivos e termos o tempo de descanso correto. Não adianta ficar noites sem dormir para conseguir produzir mais trabalho, por exemplo. Você ficará cansado e poderá até errar por falta de atenção. National Sleep Foundation, que é um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Estados Unidos, publicou algumas recomendações de sono. Os adultos jovens (18 – 25 anos) e os adultos (26 – 64) precisam de 7 a 9 horas de sono. Caso você administre bem o número de tarefas que pratica com o tempo que tem, você verá que há o momento certo para tudo. Isso vale tanto para o âmbito do trabalho quanto o pessoal.

7. Estudo: procurar por cursos complementares, novas graduações, pós-graduações, MBAs e coaching são formas de continuar estudo e exercitando o cérebro.

8. Volubilidade: é preciso ter mente aberta para aprender novidades. É essencial entender que a sociedade muda ao longo do tempo. Não dá para ficar estancado no passado com o conhecimento que você tem. É fundamental estar por dentro das tecnologias e novidades do setor e, para isso, é preciso ter a mente aberta para aprender novos assuntos. Por exemplo, não é porque você aprendeu o marketing offline na faculdade, que não é preciso aprender sobre marketing online.

9. Humildade: ninguém é dono da verdade. O filósofo grego Sócrates disse uma vez “Só sei que nada sei” e é a realidade até hoje. A mente aberta para aprender mais é um ato de uma pessoa humilde, por exemplo. A humildade ajuda o profissional a entender o quanto é importante debater com outras pessoas de maneira saudável e o quanto você pode aprender a partir de situações com essas.

10. Solidariedade: reter todo o conhecimento sobre um processo no ambiente de trabalho, não contratar colaboradores que estão em fase de aprendizado e outras ações desse tipo demonstram falta de solidariedade.  É preciso estar atento para ensinar quando preciso, repassar sabedoria de procedimentos e dar a chance a quem precisa ganhar experiência.

 

Tem mais alguma recomendação bacana? É só escrever nos comentários!

 

Colocando a mão na massa

 

O desenvolvimento de competências e habilidades depende inteiramente de você, pois eles serão seus diferenciais competitivos, isto é, tudo aquilo que lhe torna único e diferente dos demais. É o que deixa você apto a ser escolhido para desenvolver um trabalho e não outra pessoa.

 

Deixe a procrastinação de lado e comece agora mesmo a entender quais seriam as melhores dicas para você seguir. Análise caso a caso e se julgar necessário procure um profissional. Para esses momentos, o Instituto Brasileiro de Coaching estará disponível para dar a ajuda necessária.

 

De qualquer forma, saiba que, finalmente, o mercado de trabalho, está aberto para pessoas que consigam desenvolver competências únicas e se destacar entre os demais. Descubra suas principais competências e habilidades e invista em seu aprimoramento. Boa sorte!

 

Que tal compartilhar esse link com os seus amigos nas redes sociais? Espalhe o conhecimento!

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 188584163 – https://www.shutterstock.com/pt/g/trueffelpix

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010