Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Lightspring / Shutterstock Empresas são resultados de pessoas, portanto, se você deseja ter uma organização extraordinária, torne seus profissionais extraordinários!

Em um mercado globalizado onde tudo cresce, se desenvolve e evolui rapidamente, é essencial que as empresas estejam aptas a acompanhar esta dinâmica. Para isso, é preciso contar com o RH a fim de que se mantenham em movimento.

Existe um errôneo conceito geral de que o setor de Recursos Humanos serve apenas para selecionar, contratar, treinar e remunerar os profissionais de uma organização, mas a função deste setor vai muito além disso.

O RH também tem como responsabilidade auxiliar no aumento de performance da corporação através da promoção do desenvolvimento e eficácia na gestão de pessoas para melhor aproveitamento do potencial de cada talento, deste modo, maximizando e acelerando resultados.

Nesse sentido, o método mais efetivo é o treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois se trata de uma excelente forma de viabilizar a reciclagem de conhecimentos, aprimoramento de habilidades diretamente ligadas às atividades desempenhadas pelo profissional. E deste modo, habilitando-o a ser mais produtivo, contribuindo mais significativamente para o alcance de metas e objetivos.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O desenvolvimento pessoal é diretamente ligado com crescer e se desenvolver como ser humano em todos os aspectos, como por exemplo, em relações amorosas, com a família, buscar espiritualidade e etc. Já o crescimento profissional é relacionado com o aprendizado e conhecimento que você obtém a partir dos estudos e das experiências que você adquire no campo corporativo. Para ajudar no desenvolvimento profissional, as empresas podem investir no treinamento de sua equipe.

Estrutura de um Treinamento Corporativo

Confira abaixo a etapas essenciais para elaboração de um treinamento eficaz.

Identificação das necessidades

A frase "Tempo é dinheiro" representa bem a importância de ser objetivo e pontual nos treinamentos aplicados em uma organização. Primeiramente, é preciso compreender com clareza a razão pela qual o treino será realizado, a fim de que se elabore conteúdos, ferramentas e técnicas que solucionem efetivamente a problemática identificada.

Mesmo aqueles treinamentos aplicados para um mesmo objetivo – desenvolver lideres, por exemplo – podem variar suas especificidades de acordo com cada contexto. Cada gestor possui um perfil de liderança, deste modo, a necessidade a ser resolvida de um, pode ser totalmente diverte de outro.

Quanto mais preciso e personalizado for o treinamento, maior sua assertividade e produção de resultados realmente satisfatórios.

Construção do treinamento

Para organizar um treinamento é preciso se orientar a partir de uns dados imprescindíveis. Como:

  • Objetivo – estado desejado; Número de participantes – saber para quantas pessoas ele será aplicado;
  • Metodologia – definir qual abordagem será mais efetiva para que os envolvidos se beneficiem;
  • Tempo – quanto tempo durará e quais atividades serão realizadas no decorrer do treinamento;
  • Dia, hora e local – quando e onde acontecerá; Mensuração – como será medida a efetividade do treino, avaliando as reações e feedbacks dos participantes.

Aplicação do treinamento

A aplicação do treinamento requer um profissional capacitado para tal, que possua o domínio do tema a ser abordado, amplo entendimento do cenário e do perfil dos profissionais que absorverão os conhecimentos ali aplicados.

Nesse sentido, o Coaching é um excelente método que auxilia o palestrante/treinador a aplicar seu conteúdo com efetividade, a partir da geração de rapport, promovendo envolvimento, engajamento, interação e comprometimento dos participantes para com os resultados esperados.

Avaliação dos resultados obtidos

O retorno que o treinamento corporativo proporciona é o principal ponto de interesse para uma empresa, que, na maioria dos casos, pode ser identificado a médio e longo prazo, exige mudanças de hábitos e comportamentos, a fim de que os resultados não sejam apenas conquistados, mas também mantidos.

Desenvolvimento de Pessoas com Coaching

Profissionais em processo de Coaching

@Copyright: Monkey Business Images

Nesse sentido, pensando em treinamentos profissionais, o Coaching é um excelente método que auxilia o palestrante/treinador a aplicar seu conteúdo com efetividade, a partir da geração de rapport, promovendo envolvimento, engajamento, interação e comprometimento dos participantes para com os resultados esperados.

O Coaching é uma das formas de fazer com que seus sonhos se tornem realidade, de trazer o futuro para o presente, de traçar metas e poder cumpri-las, e uma excelente oportunidade de crescer como pessoa.

Muitas vezes, queremos que as coisas mudem em nossas vidas, mas sempre praticamos os mesmos atos e comportamentos. Mas, a partir do momento em que mudarmos nossos hábitos, os resultados colhidos serão outros. Portanto, mude, inove, crie, ouse e veja sua vida mudar. E o coaching pode te ajudar nisso!

Conheça os nossos cursos e leve o seu desenvolvimento a patamares inimagináveis!

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais