Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas – Veja as dicas

 

Em um mercado globalizado, onde tudo cresce, se desenvolve e evolui rapidamente, é essencial que as empresas estejam aptas a acompanhar esta dinâmica. Para isso, é preciso contar com a área de Recursos Humanos – RH, a fim de que sejam elaboradas estratégias de engajamento junto aos colaboradores, para que assim, a organização mantenha-se em movimento.

Existe um errôneo conceito geral de que o setor de RH serve apenas para selecionar, contratar, treinar e remunerar os profissionais de uma organização, mas a função desta área vai muito além disso.

O RH também tem como responsabilidade auxiliar no aumento de performance da corporação através da promoção do desenvolvimento e eficácia na gestão de pessoas para melhor aproveitamento do potencial de cada talento, deste modo, maximizando e acelerando resultados.

Utilize métodos capazes criar e desenvolver uma equipe vencedora!
Seja um Leader Coach e conquiste novos patamares. Leia este ebook e descubra.

Nesse sentido, o método mais efetivo para que isso ocorra é através  do treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois se trata de uma excelente forma de viabilizar a reciclagem de conhecimentos, bem como o aprimoramento de habilidades diretamente ligadas às atividades desempenhadas pelo profissional. Assim, é possível habilitá-lo e torná-lo ainda mais produtivo, contribuindo mais significativamente para o alcance de suas próprias metas e objetivos e também dos negócios como um todo.

Convido você a me acompanhar nesta leitura e entender um pouco mais sobre a importância de se investir em treinamento e desenvolvimento, para o alcance de resultados extraordinários para todos.

O que é desenvolvimento pessoal e profissional?

O desenvolvimento pessoal é diretamente ligado ao crescer e se desenvolver como ser humano em todos os aspectos, como nas relações amorosas, com a família, buscando aprimoramento espiritual, entre outros pontos que tenham como objetivo tornar o indivíduo alguém cada vez melhor, independentemente dos ambientes pelos quais transite.

Já o desenvolvimento profissional é relacionado ao aprendizado e conhecimento obtido a partir dos estudos e das experiências adquiridas no campo corporativo. Para tanto, o próprio indivíduo pode investir em um plano de carreira, que contemple as etapas que ele deve percorrer para crescer profissionalmente, bem como as empresas podem ajudar e também investir no desenvolvimento dos profissionais que fazem parte do seu quadro de colaboradores, através do treinamento de sua equipe.

Tipos de treinamentos e desenvolvimento de pessoas

Se você é empresário, empreendedor, gestor, líder ou profissional que deseja aprimorar ainda mais suas habilidades e competências, compartilho alguns dos principais treinamentos de desenvolvimento de pessoas nos quais você pode investir. Continue me acompanhando e confira:

Comportamental

Nos mais diversos artigos que já escrevi, compartilhei várias vezes a importância das competências técnicas e operacionais, bem como das comportamentais, para que o profissional tenha um desempenho de excelência em sua atuação dentro da empresa para a qual presta serviço e também em sua carreira de uma forma geral.

Neste caso, é essencial fazer uma análise para compreender os tipos de comportamentos que você, enquanto profissional, acredita serem essenciais para o seu crescimento, ou você, enquanto empreendedor ou gestor da área de RH deseja que seus colaboradores desenvolvam para uma performance cada vez melhor no ambiente corporativo.

Habilidades e competências

Este é o tipo de treinamento elaborado com o intuito de aprimorar ainda mais as habilidades e competências que o profissional já possui, para que assim ele possa aumentar a sua produtividade no trabalho e contribuir com os resultados que a empresa almeja alcançar.

Além disso, os treinamentos voltados para as habilidades e competências também visam estimular nos profissionais a capacidade de encontrar soluções cada vez mais assertivas e eficientes para os problemas do dia a dia, a de lidar com os mais diversos desafios do ambiente corporativo, de tornar-se um indivíduo ainda mais proativo e com uma postura autônoma no trabalho que desenvolve.

Comunicação eficaz

Além dos treinamentos comportamentais e de habilidades e competências, aqueles voltados para uma comunicação eficaz são um dos melhores investimentos que profissionais e empresas podem fazer. Isso porque uma comunicação clara e objetiva contribui para que os processos organizacionais tenham maior fluidez e as tarefas do dia a dia no trabalho sejam cada vez melhor executadas.

Assim, e-mails, conversas, mensagens trocadas em aplicativos de bate-papo, reuniões, entre outras formas de comunicação, acontecem com maior assertividade e transparência, o que estimula e favorece a boa interpretação das informações e dados, o bom relacionamento interpessoal entre todos, a otimização dos processos organizacionais, a motivação e integração das equipes, a produtividade, bem como o bem-estar e qualidade de vida em meio aos colaboradores.

Liderança

Engana-se quem acredita que os treinamentos voltados para o desenvolvimento de liderança são direcionados apenas àqueles profissionais que ocupam cargos de gestão. É essencial que todos tenham a oportunidade de desenvolver a sua capacidade de liderar, uma vez que esta é uma habilidade primordial para que a empresa e seus negócios sejam cada vez mais prósperos.

Neste sentido, a partir do momento que se consegue que líderes e demais colaboradores desenvolvem a sua liderança é possível gerir, administrar, inspirar e conduzir equipes com maior assertividade, garantindo que haja um comprometimento e engajamento maior por parte de todos, bem como uma elevação nos padrões e na excelência do trabalho dos profissionais envolvidos nos processos organizacionais.

Motivacional

Este é o tipo de treinamento e desenvolvimento de pessoas no qual, de tempos em tempos, as organizações precisam investir. Digo isso, pois é a partir de uma equipe constantemente motivada que se consegue alcançar os resultados almejados, bem como o sucesso que a empresa busca em seu mercado de atuação.

Diante disso, é essencial, pelo menos a cada mês ou de dois em dois meses, elaborar treinamentos motivacionais, já que por meio deles consegue-se estimular o comprometimento, o aumento da produtividade, um ambiente de trabalho harmônico, o aumento da performance do profissional, entre muitos outros pontos, essenciais para que a empresa como um todo mantenha-se em constante rota de crescimento.

Benefícios do treinamento e desenvolvimento de pessoas

Como você pôde acompanhar até aqui, são diversas as maneiras de se investir em treinamento e também no desenvolvimento de pessoas dentro de uma empresa, sendo que cada uma delas traz incontáveis benefícios para os negócios, assim como para os profissionais que fazem parte da empresa. Confira alguns deles, a seguir:

Crescimento pessoal, profissional e empresarial

Investir neste tipo de iniciativa é algo que agrega bastante valor, não só a empresa, mas também à atuação do colaborador, tanto em sua vida pessoal, quanto na profissional. Isso acontece, pois, a partir dos aprendizados que ele obtém, ele implementa formas melhores e mais assertivas de realizar o seu trabalho, o que contribui significativamente para o crescimento dos negócios e da carreira daquele que tem a oportunidade de participar de treinamentos e demais ações de desenvolvimento de pessoas.

Promove engajamento

Não só a partir dos treinamentos ou iniciativas de desenvolvimento de pessoas voltadas para a motivação é possível promover o engajamento dos colaboradores, mas também por meio de todas as outras formas consegue-se fazer com que os profissionais comprometam-se cada vez mais com o trabalho e com as atividades que desempenham.

Isso porque eles observam que a empresa também se compromete com cada um ao oferecer-lhes treinamentos para a melhoria constante de sua atuação profissional, seja dentro ou fora da organização. Enxergando isso, ou seja, são valorizados, os colaboradores passam a dar o melhor de si, para atender aos anseios e até mesmo superar as expectativas, no sentido de alcançar resultados extraordinários sempre.

Maior integração entre os departamentos

Outro grande benefício deste processo é a integração cada vez maior que ele promove entre os colaboradores, entre as equipes e os departamentos da empresa de uma forma geral. Este movimento e mudança de comportamento acontece, pois todos passam a entender que é somente por meio da união, do trabalho em equipe e de um bom relacionamento interpessoal é que é possível levar, não só a empresa, mas também todos os profissionais que dela fazem parte, a patamares cada vez mais elevados, em seus segmentos e em suas carreiras.

Estrutura de um treinamento corporativo

Confira abaixo a etapas essenciais para elaboração de um treinamento eficaz.

Identificação das necessidades

A frase “Tempo é dinheiro” representa bem a importância de ser objetivo e pontual nos treinamentos aplicados em uma organização. Primeiramente, é preciso compreender com clareza a razão pela qual o este processo será implementado, a fim de que se elabore conteúdos, ferramentas e técnicas que solucionem efetivamente a problemática identificada.

Mesmo aqueles treinamentos aplicados para um mesmo objetivo – desenvolver líderes, por exemplo – podem variar suas especificidades, de acordo com cada contexto. Cada gestor possui um perfil de liderança, deste modo, a necessidade a ser resolvida de um, pode ser totalmente diferente de outro.

Quanto mais preciso e personalizado for o treinamento, maior sua assertividade e produção de resultados realmente satisfatórios.

Construção do treinamento

Para organizar um treinamento é preciso se orientar a partir de dados imprescindíveis, como:

  • Objetivo – estado desejado;
  • Número de participantes – saber para quantas pessoas ele será aplicado;
  • Metodologia – definir qual abordagem será mais efetiva para que os envolvidos se beneficiem;
  • Tempo – quanto tempo durará e quais atividades serão realizadas no decorrer do treinamento;
  • Dia, hora e local – quando e onde acontecerá;
  • Mensuração – como será medida a efetividade do treino, avaliando as reações e feedbacks dos participantes.

Aplicação do treinamento

A aplicação do treinamento requer um profissional capacitado para tal, que possua o domínio do tema a ser abordado, amplo entendimento do cenário e do perfil dos profissionais que absorverão os conhecimentos ali aplicados.

Nesse sentido, o Coaching é um excelente método que auxilia o palestrante/treinador a aplicar seu conteúdo com efetividade, a partir da geração de rapport, promovendo envolvimento, engajamento, interação e comprometimento dos participantes para com os resultados esperados.

Avaliação dos resultados obtidos

O retorno que o treinamento corporativo proporciona é o principal ponto de interesse para uma empresa, que, na maioria dos casos, pode ser identificado a médio e longo prazo, exige mudanças de hábitos e comportamentos, a fim de que os resultados não sejam apenas conquistados, mas também mantidos.

Através do “Leader Coach” você atingirá a excelência em Liderança!
Não perca tempo e baixe gratuitamente esse material incrível.

Desenvolvimento de Pessoas com Coaching

Nesse sentido, pensando em treinamentos profissionais, o Coaching é um excelente método, que auxilia os profissionais dentro das empresas a terem cada vez mais efetividade em suas atuações, a partir da geração de rapport, promovendo envolvimento, engajamento, interação e comprometimento dos participantes, para com os resultados esperados.

O Coaching é uma das formas de fazer com que seus sonhos se tornem realidade, de trazer o futuro para o presente, de traçar metas e poder cumpri-las, e uma excelente oportunidade de crescer como pessoa, profissional e também para contribuir com o crescimento dos mais diversos tipos de empresas no mercado.

Assim, se você é empresário, empreendedor, ou profissional da área de Recursos Humanos, o que você pode fazer é contar com o apoio do Coaching Corporativo, a unidade de negócios aqui do IBC, que tem ajudado empresas de segmentos variados a potencializarem a performance de seus colaboradores, através dos conhecimentos, técnicas e ferramentas do Coaching, e, consequentemente, a se destacarem e alcançarem o sucesso, efetivamente e na prática.

Muitas vezes, queremos que as coisas mudem em nossas vidas, mas sempre praticamos os mesmos atos e comportamentos. Mas, a partir do momento em que mudarmos nossos hábitos, os resultados colhidos serão outros. Portanto, mude, inove, crie, ouse e veja sua vida, pessoal, profissional e empresarial, mudar. E o Coaching pode te ajudar nisso!

Agora me conte, Ser de Luz: gostou de saber mais sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas e o que estas ações podem fazer por profissionais e empresas? Deixe o seu comentário e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar este conteúdo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também alcancem patamares cada vez mais elevados de desenvolvimento.

Copyright: 1320901136 – https://www.shutterstock.com/pt/g/albert84

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010