Teoria dos Traços da Liderança – Saiba o que é

traços de liderança

Teoria dos Traços – Reconhecendo líderes

A liderança é uma característica que pode ser adquirida através de treinamento, prática e o convívio com sua equipe. Existem diversos tipos de líderes que possuem qualidades diferentes, os tornando aptos para liderarem pessoas dentro de uma empresa de uma maneira harmoniosa. Há, porém, quem diga que algumas pessoas já nascem líderes e, inclusive, possuem traços em suas personalidades que apontam para esse dom. Essa é a Teoria dos Traços.

O que é a Teoria dos Traços?

Apesar de não ser muito conhecida, essa teoria foi bastante popular até aproximadamente a década de 40, sendo que muitos estudiosos de liderança buscavam combinações de traços que apontavam se uma pessoa era ou não um líder qualificado. A partir disso, eles selecionavam pessoas que consideravam adequadas para liderar empresas e comunidades e davam a elas o poder. Essa teoria também afirmava que, por essas pessoas terem nascido líderes, eram capazes de exercer a liderança a qualquer momento em qualquer grupo, já que, teoricamente, nasceram aptas a exercerem essa função.

Quais traços são avaliados?

De acordo com essa teoria, há um conjunto de traços e qualidades em um indivíduo que mostram se ele é um líder ou não. Esses traços são divididos, basicamente, em três características:

Personalidade – aqui é avaliada a maneira que a pessoa se porta perante outras pessoas e suas principais características, como coragem, audácia, autoconfiança, sensibilidade, sociabilidade, iniciativa, diplomacia entre outros.

Aspectos físicos- Uma boa estrutura física, força, aparência e postura também eram considerados traços favoráveis a um líder nato.

Habilidades intelectuais– Aqui era avaliada a inteligência, capacidade de comunicação com outras pessoas, os conhecimentos variados como saber falar outras línguas, entender de matemática, artes e etc.

O conjunto desses traços, combinados, apontavam o grau de liderança de uma pessoa de acordo com suas características pessoais.

A Teoria dos Traços nos dias de hoje

Apesar de ser considerada popular e ainda relevante para muitas pessoas, a Teoria dos Traços não é tão bem aceita por estudiosos da liderança, que acreditam que essa qualidade precisa ser adquirida e trabalhada, e não que se nasce com ela. Profissionais da área afirmam que o que qualifica um bom líder não são apenas suas características natas, e sim a maneira que eles se comportam diante de alguma situação em que eles exerçam a liderança.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010