Coaches
Formados
Centrais de
Atendimento
(11)NoSkype 4062-0988
Instituto Brasileiro de Coaching

< Voltar

Como o Reconhecimento Ajuda na Motivação Profissional

motivação e reconhecimento

Reconhecimento é intimamente ligado a motivação profissional | Créditos: Deposit Photos

É de conhecimento geral de que um funcionário motivado se torna muito mais produtivo, criativo, é capaz de solucionar problemas, cria novas ferramentas para a empresa, motiva seus outros colegas e é feliz em seu trabalho. Existem muitas alternativas que podem motivar um colaborador, e uma delas é o reconhecimento profissional. Quando as empresas deixam de mostrar para seus funcionários os bons resultados de seu trabalho, o crescimento que tiveram e a valorização de seus esforços, eles acabam perdendo talentos e retendo pessoas desmotivadas que não estão felizes com suas funções. Por outro lado, a motivação faz com que o funcionário se sinta valorizado e entenda que quanto mais ele se esforçar, mais reconhecimento terá.

O cérebro reage positivamente à mensagem de reconhecimento

Existem estudos científicos que mostram que há uma parte do cérebro dedicado à recompensa e motivação. Quando esse sistema é ativado, automaticamente a pessoa em questão liberará elementos químicos que farão com que ela se torne mais enérgica, proativa e focada em seus objetivos.

Por que é importante reconhecer o trabalho de meus funcionários?

O reconhecimento é parte essencial na vida de todo ser humano, não só no âmbito profissional como no pessoal também. Ao ser reconhecido, a tendência é que seu colaborador se sinta mais motivado e proativo, provocando assim o seu crescimento na empresa, e quando um funcionário cresce, a corporação cresce junto, pois contará com um time disposto a encarar desafios, superar obstáculos de uma maneira criativa e produzir eficazmente.

O que posso fazer para mostrar reconhecimento aos meus funcionários?

– Acompanhe de perto o trabalho de seus funcionários: não apenas os resultados, mas principalmente o processo que o levou até a finalização das tarefas. Com isso, você poderá entender como que ele produz, as evoluções que teve e onde tem dificuldades. Demonstrar preocupação e dar um acompanhamento mostra para o colaborador que você está interessado em seu progresso.

– Comunique-se com eles: quando sentir que seu colaborador tem problemas na realização de alguma tarefa ou que ele aparenta estar desmotivado, procure conversar com ele para entender o que está acontecendo e, juntos, encontrar uma solução que irá beneficiar os dois lados.

– Implemente programas de incentivo: ao estabelecer metas em sua empresa, procure criar programas de incentivo, como uma bonificação salarial, um dia off ou premiações. Tendo uma recompensa em vista, seus funcionários ficarão motivados e procurarão atingir seus objetivos de uma maneira mais enérgica.

– Elogie: quando notar que seu colaborador fez um bom trabalho, não deixa de pontuar. Elogie também quando os prazos forem cumpridos, quando soluções criativas forem sugeridas e principalmente quando notar que houve um aumento de produção ou mais eficácia durante a produção de atividades. Dessa maneira, sua equipe se sentirá motivada a manter bons resultados e terão a sensação de liberdade e criatividade dentro da corporação.


  • Fechar