Coaches
Formados
Centrais de
Atendimento
(11)NoSkype 4062-0988
Instituto Brasileiro de Coaching

< Voltar

O Reconhecimento e a Motivação Profissional

Exercer um trabalho, seja qual for, é um ato digno. E se pagam por esta prestação de serviço, significa que há uma utilidade e que o trabalhador está ajudando no crescimento da organização.

Quando o trabalho é falho, há a necessidade de apontamento dos equívocos, não para constranger ou então castigar, mas sim para alertá-lo do seu erro e fazê-lo crescer profissionalmente. Da mesma maneira que há a correção, deve haver o reconhecimento quando o funcionário realiza um serviço de alta qualidade, sendo muito beneficiador para toda a companhia.

Este reconhecimento está diretamente atrelado a um trabalho de motivação, pois com isto o profissional se sente mais valorizado, capaz e estimulado para realizar seus deveres de um modo melhor.

O reconhecimento profissional

Reconhecer que o profissional está fazendo um serviço mais que satisfatório é essencial no crescimento profissional dele, o que está ligado também ao crescimento da empresa.

Um chefe que vê os acertos de seu funcionário e os reconhece, não só motiva ainda mais o seu colaborador como faz com que outros se disponham a realizar de forma mais dedicada o seu dever, em busca também deste reconhecimento.

É algo ligado diretamente ao fator psicológico do ser humano, relacionado à satisfação que todos nós sentimos quando somos reconhecidos. É algo que buscamos, inconscientemente ou não, e quando conseguimos, nos sentimos como se fôssemos capazes de realizar tudo aquilo que planejamos e desejamos.

Então, quando há esse sentimento dentro de toda uma equipe, existe a grande possibilidade de um crescimento geral. Pois o clima do ambiente será outro, não será opressivo e estará propício para a realização das tarefas.

Motivação profissional

Com estes ingredientes citados, o setor de RH da empresa pode fazer uma transformação para melhor, motivando ainda mais os profissionais a se engajarem no seu trabalho e então receberem os benefícios de um reconhecimento.

Há a possibilidade de criar um clima de competição, o que pode gerar excelentes resultados, mas pode pouco a pouco destruir o relacionamento entre os funcionários.Uma boa alternativa é a criação de um trabalho em conjunto, implantar o pensamento de que eles chegarão mais longe juntos e de que tudo ali é para o crescimento da empresa como um todo.

Porém, todo este trabalho de motivação deve ser feito acompanhado de um estudo de cada colaborador envolvido. Não é um trabalho que pode ser considerado único ou generalizado, é algo pessoal. Pois cada pessoa tem as suas necessidades, desejos e sonhos, e isso deve ser considerado na hora de motivar.

Manter uma empresa motivada aumenta consideravelmente as possibilidades de crescimento, porque há um envolvimento maior dos profissionais e há algo recompensador para eles.

Esta recompensa será o reconhecimento, seja na forma de exaltação ou também de remuneração, de acordo com as necessidades e desejos de cada um.

São dois atos que estão ligados um ao outro e assim se completam, dando uma oportunidade para a empresa preencher uma lacuna esquecida e que poderia ser o motivo para ainda não ter deslanchado.

São atos que recompensam de forma profissional e não menos de forma pessoal. São atos que todo ser humano precisa.