3 dicas para desenvolver o seu senso de responsabilidade no trabalho

Senso de Responsabilidade

Um profissional com senso de responsabilidade é aquele que sabe da importância do seu conhecimento para a organização.

Colaboradores comprometidos, engajados, altamente motivados, produtivos, entre várias outras características é o que todo empresário, empreendedor e gestor sonha e procura para compor o quadro de funcionários de qualquer tipo de empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Entretanto, esta não tem sido uma missão fácil de se realizar, uma vez que nem todos os profissionais encontram-se preparados neste sentido, o que acaba por dificultar um pouco mais o processo de contratação e permanência de alguns colaboradores nas empresas.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Porém, aqueles profissionais que, na execução de suas atividades diárias dentro das organizações, demonstram tais características, assim como o tão desejado senso de responsabilidade, têm mais chances de se destacarem no mercado de trabalho, uma vez que serão cada vez mais valorizados, não só por seus gestores, mas também por seus colegas, que terão alguém em quem se espelhar diariamente.

É por isso que hoje eu vou compartilhar com você, profissional que deseja aumentar ainda mais a sua performance e dar um up em sua carreira, três dicas verdadeiramente poderosas, para que você desenvolva o senso de responsabilidade que todo gestor procura em um colaborador.

Continue esta leitura e confira!

O que e senso de responsabilidade?

Uma pessoa que possui senso de responsabilidade em seu trabalho é aquela que reconhece a importância de seus conhecimentos, bem como de suas competências e habilidades para a organização e está realmente envolvida com os processos de trabalho, dedicando-se a fazer com que eles sejam cada vez melhores e mais eficazes.

O senso de responsabilidade faz do colaborador uma pessoa proativa, que se importa com o bom andamento dos processos, uma vez que se preocupa em entregar sempre o melhor de sua performance, com o objetivos de contribuir, não só para o seu próprio crescimento, mas também para o crescimento da organização e das pessoas ao seu redor como um todo.

Este é o tipo de profissional que tem visão sistêmica, ou seja, se importa com o todo e faz de tudo para executar suas atividades da melhor maneira possível, pois sabe que existem outras pessoas e profissionais que dependem do seu trabalho para que os processos corram conforme o planejado.

Profissionais que não possuem senso de responsabilidade se tornam colaboradores dependentes de seus gestores e líderes, além de se destacarem como pessoas limitadas e que não contribuem em nada para o progresso de sua própria carreira.

Vale destacar, entretanto, que o senso de responsabilidade não tem relação nenhuma com o acúmulo de funções e tarefas. Afinal, não adianta nada ter responsabilidade com relação às questões coletivas e deixar suas próprias atividades em segundo plano, não é mesmo?

Como desenvolver o senso de responsabilidade no trabalho?

Seguindo para a parte prática deste conteúdo, compartilho agora com você as dicas essenciais para que você desenvolva ainda mais o seu senso de responsabilidade e alcance resultados extraordinários em sua carreira.

  • Faça o melhor que puder fazer (e faça por você mesmo)

Muitos profissionais se recusam a tomar atitudes responsáveis por acharem que fazer mais do que seus cargos e funções pedem não se trata de nenhum tipo de benefício para si ou para as suas carreiras, somente é benéfico para a organização e para o dono desta, o que é um grande engano.

Se você fez esta análise e viu que se encaixa nesse perfil, saiba que atos responsáveis e de comprometimento, contribuem para que você se torne uma pessoa melhor, tanto no trabalho quanto no campo pessoal, o que vai lhe trazer ganhos como o reconhecimento de seus pares e de seus superiores, em um curto espaço de tempo.  

Diante disso, a minha dica é que você faça o que tiver que ser feito, não apenas por seus colegas, mas também e principalmente por você.

  • Tenha visão sistêmica e amplie seus horizontes

Ter visão sistêmica é sair da bolha em que você se encontra e passar a se enxergar e se identificar no todo, ou seja, nos processos da empresa, entendendo que o seu trabalho contribui para que tudo corra sempre da melhor maneira possível, e para que você, seus colegas de trabalho e a organização como um todo alcancem os próprios objetivos.

Com este tipo de entendimento e compreensão, você enxerga a empresa inteira e não apenas a sua mesa, o seu trabalho ou o seu departamento. A visão sistêmica mostra que o trabalho individual contribui para o crescimento da empresa e que, no final, todos colhem os frutos deste crescimento, inclusive os profissionais que colaboraram para que isso acontecesse.

  • Reconheça a sua importância dentro da organização

Este reconhecimento é de extrema importância para assumir o papel de cada um dentro da organização, bem como a responsabilidade por fazer com que os processos funcionem como devem funcionar. Profissionais que não têm esta compreensão bem desenvolvida, ou seja, que não entendem a grande relevância das tarefas que executam nas empresas para as quais prestam serviços, não se envolvem e as executam sem nenhum zelo ou compromisso. Eles apenas cumprem seus deveres e o expediente para o qual foram contratados.

Por isso, é essencial que você reconheça sua importância dentro dos processos organizacionais e assuma para si mesmo que você tem uma missão no seu trabalho. Fazendo isso, você passa a entender que não é só a empresa que ganha com essa mudança de postura, mas também a sua carreira como um todo.

Potencialize os resultados da sua carreira com o Coaching

Como eu disse no início deste conteúdo, são inúmeras as características, habilidades e competências que fazem com que um profissional seja valorizado no mercado de trabalho. E quem trabalha para aprimorar e desenvolver cada uma delas, passa a ter cada vez mais reconhecimento e sucesso na carreira.

É por isso que a minha dica de Coaching de hoje é que você permita-se ir além e conheça o curso desenvolvido aqui pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, para que profissionais das mais diversas áreas alcancem a alta performance em seus ambientes de trabalho. Estou falando do Business and Executive Coaching – BEC.

Trata-se de uma formação que preparar o profissional para uma melhor atuação em sua área, utilizando as técnicas e ferramentas do processo de Coaching para potencializar a sua performance e, consequentemente, a sua própria carreira.

Potencialize suas habilidades com ajuda do Autoconhecimento!
Baixe agora mesmo, aproveite, é um presente!

Em um mercado cada vez mais competitivo, o indivíduo que apresenta o Coaching em seu currículo se destaca, pois tem um grande diferencial a oferecer para a execução de um trabalho cada vez mais de excelencia.

Conheça esta formação, que vai trazer resultados extraordinários e Maravilhosos para a sua carreira! Preencha o formulário abaixo e veja quando será a próxima turma deste poderoso curso!

E para você, o que é ter senso de responsabilidade? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e deixar sua opinião sobre o assunto. E se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.

 

Copyright: 364708898 – https://www.shutterstock.com/pt/g/relif

 

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds