A traição que ecoa na alma: a teoria das 4 mentes de Richard Barrett

A traição é uma das dores emocionais mais intensas que podemos sentir, pois atinge diretamente a nossa essência, o nosso cerne. É a quebra de confiança, o desvio da lealdade esperada.

Esse doloroso sentimento invade a nossa alma, deixando marcas profundas. A expressão “traição doendo na alma” capta essa intensidade, mas como explicá-la? Como podemos compreender a profundidade dessa dor e, ainda mais, buscar superá-la? A teoria das 4 mentes da alma de Richard Barrett fornece uma valiosa perspectiva.

Segundo Barrett, a alma opera em quatro níveis de consciência: sobrevivência, relação, autoafirmação e autotranscendência. A traição pode desestabilizar todos esses níveis, ampliando a sua repercussão.

No nível de sobrevivência, a traição gera uma sensação de insegurança e vulnerabilidade. A confiança é um pilar fundamental da nossa segurança emocional. Quando quebrada, abala a nossa firmeza e estabilidade.

Na esfera das relações, a traição cria rupturas e pode causar sentimentos de isolamento, rejeição e solidão. Ela perturba o nosso sentido de pertencimento e de comunidade, desencadeando emoções de exclusão e de abandono.

A autoafirmação também é afetada. A traição pode diminuir a nossa autoestima, nos levando a questionar o nosso próprio valor. A deslealdade de alguém a quem valorizamos pode nos levar a questionar o nosso próprio valor e merecimento.

Por fim, na autotranscendência, a traição pode levar à perda de fé nas pessoas e no propósito da vida. Isso pode nos fazer questionar a bondade humana e a existência de um propósito maior.

Assim, a traição reverbera em todos os níveis da nossa consciência, causando uma dor que realmente sentimos “na alma”. A superação desse sentimento demanda o processamento da traição em cada um desses níveis, a fim de restaurar a confiança, a conexão com os outros, a autoestima e a fé em um propósito maior. A teoria de Barrett nos fornece um mapa para esse caminho de cura, tornando visível a complexidade da “traição que dói na alma”.

Lembramos também que a traição é uma das feridas emocionais abordadas no livro “As sete dores da alma”, de José Roberto Marques. Você pode compreender melhor essa dor e entender como superá-la de forma saudável por meio dessa valiosa leitura. Clique no link a seguir e adquira já o seu exemplar!

https://www.ibcshop.com.br/livros/coaching-e-desenvolvimento-pessoal/as-7-dores-da-alma

 

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010