A importância do desenvolvimento contínuo

homem regando planta

O desenvolvimento contínuo é uma forma de aprendizagem que visa melhorar as habilidades e sanar as dificuldades dos colaboradores e equipes.

O desenvolvimento contínuo é fundamental para quem deseja se manter relevante no mercado em que atua. Se, há algum tempo, a busca por novas qualificações era um diferencial, agora se tornou uma obrigatoriedade. Profissões com uma longa trajetória estão sendo reinventadas em um contexto em que a tecnologia altera paradigmas.

Além disso, todos os dias novas profissões estão surgindo e demandam profissionais prontos para entregar resultados satisfatórios. Hoje em dia, o também chamado “lifelong learning” não é necessário apenas para mudar o rumo da carreira. Quem não se mantém no jogo da aprendizagem contínua perde espaço e deixa de ser relevante.

Continue lendo para entender um pouco mais sobre como se manter em alta no mercado através do desenvolvimento contínuo.

Desenvolvimento contínuo: qual é a importância?

O mercado atual está bastante competitivo e dessa forma não só conquistar um posto de trabalho, mas também mantê-lo, é um desafio. Todos os dias os colaboradores precisam demonstrar que estão habilitados para entregar aquilo que a companhia precisa. A empregabilidade atual está fortemente baseada em ter a capacidade de se manter adequado aos desafios corporativos.

O termo empregabilidade foi criado no fim dos anos 1990 e refere-se à capacidade de conseguir um emprego e manter a sua carreira protegida. O desenvolvimento contínuo é uma das ferramentas mais relevantes para manter a carreira devidamente segura dentro do possível. Não se dedicar a desenvolver novas habilidades ou tornar-se melhor naquelas que já se tem, pode paralisar o crescimento.

Alguns profissionais podem enfrentar dificuldades de se manter em um posto de trabalho pelo simples fato de descuidarem de seu desenvolvimento. Como já mencionamos, o mercado está extremamente competitivo, logo, podem surgir profissionais mais bem qualificados que você. Adquirir e evoluir habilidades é uma forma de manter-se competitivo e desejável para a sua colocação.

A qualificação das pessoas é fundamental para o crescimento de uma empresa

Atualmente, o que as empresas mais têm buscado é o envolvimento de seus colaboradores nas tarefas e objetivos empresariais. Profissionais satisfeitos acabam se tornando mais produtivos e geram satisfação aos clientes.

A busca pela qualidade se tornou uma constante nas empresas, devido à necessidade de realizar profundas mudanças na estrutura organizacional. Essas mudanças contemplam o investimento em programas de parcerias, incentivo à participação dos colaboradores, treinamento intensivo e, principalmente, a preocupação com a qualidade de vida dos funcionários.

O grande diferencial de uma organização está nas pessoas. Afinal, é justamente por causa da qualificação delas que uma empresa se mantém firme para atuar em um mercado extremamente competitivo, com clientes cada vez mais exigentes e conscientes de seus direitos. Nesse sentido, cabe aos profissionais apresentarem a vontade de potencializar seu conhecimento e se dedicarem ao aprendizado contínuo.

Organizações com visão de futuro e investimento já notaram a importância de reter talentos e mantê-los em sua equipe. Dessa forma, as próprias empresas passaram a incentivar o desenvolvimento da aprendizagem por meio da realização de treinamentos e oferecendo capacitação.

Já se foi o tempo em que o potencial de um negócio era associado apenas aos seus produtos ou ao mercado de atuação. A capacidade criativa dos colaboradores, bem como suas ideias e reinvenção diária, são fatores decisivos no potencial da organização.

Nesse sentido, o desenvolvimento contínuo é uma forma de aprendizagem que visa melhorar as habilidades e sanar as dificuldades dos colaboradores. Uma qualificação profissional deve ser escolhida de acordo com as necessidades de cada funcionário ou organização, levando em conta o tempo a ser investido e os objetivos pretendidos.

Por meio do desenvolvimento contínuo, é fundamental que as pessoas alcancem uma maior compreensão de seu potencial infinito, de modo que possam conquistar a autorrealização pessoal e profissional.

Desenvolvimento contínuo: conheça as principais capacidades para investir

Dedicar-se ao desenvolvimento contínuo é essencial para se manter relevante em um mercado muito competitivo. Sabendo disso, chega o momento de você considerar quais são as principais capacidades que deve focar em desenvolver. A seguir vamos apresentar algumas áreas que merecem atenção para um desenvolvimento profissional pleno.

1. Habilidades técnicas

O desenvolvimento contínuo de habilidades técnicas é relevante para se manter atualizado com as novidades tecnológicas. Todos os dias surgem inovações que podem se refletir de alguma forma na sua área de atuação. O ideal para se manter como um profissional relevante é dedicar parte do seu tempo a melhorar as habilidades técnicas que já possui e desenvolver outras.

Cursos de idiomas, de computação, de manuseio de novas ferramentas, de atualização, entre outros, são enriquecedores. E devemos dizer que esses cursos não enriquecem apenas o seu currículo profissional, mas também o seu horizonte pessoal. Aprender algo novo ou se atualizar é uma forma de aumentar o seu potencial.

2. Capacidade de liderança

Outro aspecto que merece atenção no desenvolvimento contínuo é a capacidade de liderança. Mesmo que você acredite ser um bom líder naturalmente, é válido buscar qualificação para assumir tal posição.

Além de participar de workshops, treinamentos e afins você pode desenvolver sua capacidade de liderança ouvindo o feedback das outras pessoas quanto à sua atuação. Não subestime o poder das trocas de experiência como uma forma de enriquecer o seu arcabouço de capacidades.

3. Habilidade de comunicação

Você consegue se comunicar bem com a sua equipe? Seus colegas de trabalho assimilam com facilidade o que você lhes diz? Essa habilidade pode e deve ser mantida em desenvolvimento contínuo. Boa comunicação não é uma habilidade fácil para todas as pessoas e precisa ser constantemente treinada. Está no escopo da boa comunicação ser claro na oralidade e na escrita.

Além disso, também faz parte dessa habilidade saber conquistar a simpatia dos demais para resolver suas causas. Estabelecer um diálogo pleno e aberto é crucial para ser bem-sucedido em seus projetos. Você pode manter o seu desenvolvimento contínuo nessa área fazendo cursos de oralidade, de liderança ou simplesmente ouvindo as outras pessoas.

4. Habilidade em marketing pessoal

Também faz parte da busca pelo desenvolvimento contínuo investir no seu marketing pessoal. Uma vez que você está se dedicando a desenvolver novas habilidades, precisa saber como apresentar isso para o mercado, não é mesmo? Além de saber como apresentar essas habilidades na empresa em que atua, você deve mantê-las em evidência externamente.

Ter um perfil profissional dedicado a adicionar as suas novas habilidades conquistadas é um começo. Você pode também participar de eventos e concursos para que sua evolução possa ser observada. O entendimento de que seu lado profissional é uma marca que está sendo comercializada no mercado é o segredo. As suas habilidades profissionais são os seus diferenciais.

5. Desenvolvimento de habilidades tecnológicas

O advento de novos recursos tecnológicos em diferentes áreas demanda aperfeiçoar seu conhecimento nesse quesito. Sendo assim, é essencial que o profissional atualmente inserido no mercado esteja aberto para as novidades. Em alguns casos, pode até ser que a tecnologia não converse especificamente com suas funções, mas pode auxiliá-las.

A tecnologia é uma ferramenta essencial para diminuir o tempo investido na realização de tarefas cotidianas. Dessa forma, ainda que a intimidade com a tecnologia não seja relevante para suas tarefas técnicas, pode tornar sua atuação mais prática. A facilidade em manusear equipamentos do cotidiano é uma forma de se tornar mais eficiente.

Busque pelo desenvolvimento contínuo em todas as áreas

A busca pelo desenvolvimento contínuo não deve ser focada somente no âmbito profissional. É fundamental que haja uma busca pelo crescimento pessoal, ou seja, se queira ser uma pessoa melhor. Quando você se dedica a ser alguém melhor em diferentes aspectos, obtém importantes ganhos em áreas distintas.

Estipular o desenvolvimento de novas habilidades como uma meta para a sua vida é uma maneira interessante de manter o crescimento contínuo. Uma forma de tornar essa busca algo natural em sua jornada é desenvolver uma natureza inclinada ao desafio. Esteja pronto para se desafiar constantemente, de modo que possa estar preparado para dar início a novos caminhos. O desenvolvimento contínuo é, também, a vivência de diversos desafios, um após o outro.

O desenvolvimento contínuo é extremamente relevante para manter a sua relevância no mercado. E você, tem buscado ir além para conquistar aquilo que deseja? Assuma as rédeas da sua vida! Você, e somente você, é o responsável por seus sonhos e por sua capacidade de alcançá-los. Invista no seu potencial e torne-se uma pessoa melhor a cada dia!

Quer descobrir e desenvolver de forma ilimitada o seu máximo potencial? Então, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC e alcance resultados extraordinários.

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: alphaspirit / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010