Adaptabilidade Organizacional – O que é e como desenvolver?

Adaptabilidade Organizacional

A adaptabilidade organizacional é o nome dado para a capacidade que uma empresa tem de se adaptar às mudanças do mercado.

A adaptabilidade organizacional é o nome dado para a capacidade que uma empresa tem de se adaptar às mudanças do mercado. Hoje, tudo está em constante transformação, o que acaba impactando os negócios. Assim, a companhia que possui uma gestão flexível consegue acompanhar essas transições com facilidade e conquistar melhores oportunidades.

Continue lendo para saber mais a respeito do conceito de adaptabilidade organizacional, conhecer um caso de sucesso e conferir dicas para desenvolvê-la no seu empreendimento.

Adaptabilidade Organizacional: capacidade fundamental para o sucesso

Vamos começar logo citando um exemplo que mostra a importância da adaptabilidade organizacional. Você provavelmente tem ou conhece alguém que tenha uma assinatura do serviço de streaming de filmes e séries da Netflix. Sabe como a empresa surgiu e se tornou o que é hoje? Podemos resumir essa resposta em apenas uma palavra: adaptação.

Embora pareça uma empresa jovem e recente, a Netflix tem mais de 20 anos. Foi fundada em 1998, nos Estados Unidos, época em que a internet ainda não estava presente em tantos lares como agora. Era uma companhia que distribuía filmes, mas de uma forma bem diferente da atualidade, eram feitos envios de DVDs pelo correio e os assinantes do serviço devolviam da mesma forma.

Para a época era uma grande novidade porque, até então, as pessoas precisavam se deslocar até uma videolocadora para fazer o aluguel dos filmes. Porém, como sabemos, com o passar dos anos, a tecnologia foi evoluindo e foi graças à adaptabilidade organizacional que a Netflix soube identificar a oportunidade de migrar para o streaming.

Em vez de envios de DVDs, os clientes passaram a ter acesso a todo o catálogo facilmente, acessando a plataforma via internet. Se você acha que a história acaba aqui, saiba que o poder de adaptação da Netflix é contínuo, tanto que, além de disponibilizar produções de outras empresas, agora muitas das opções do catálogo são originais, ou seja, produzidas pela própria empresa.

Viu só como a adaptabilidade organizacional é uma capacidade fundamental para o sucesso? Se a Netflix não tivesse se adaptado poderia ter tido o mesmo fim que a Blockbuster, que era a maior rede de videolocadoras do mundo e decretou falência em 2010. Se não deseja que isso aconteça com o seu negócio, saiba se adaptar de acordo com as mudanças do mercado.

[php_everywhere instance=”2″]

7 Dicas para construir uma cultura baseada da adaptabilidade organizacional

Se deseja que a sua empresa siga o exemplo da Netflix e tenha a capacidade de se adaptar, deve começar colocando as dicas a seguir em prática. Cada uma delas irá te ajudar a construir uma cultura baseada na adaptabilidade organizacional, confira!

1. Seja um líder flexível

Se deseja que a sua equipe e a empresa como um todo sejam flexíveis e saibam se adaptar, comece pelas suas atitudes. Como líder, o seu comportamento tem um grande peso sobre toda a organização. Dessa maneira, ao demonstrar facilidade de adaptação em relação às transformações do mercado, estará ensinando isso para as outras pessoas através do exemplo.

2. Contrate considerando a flexibilidade

Se a ideia é ter a adaptabilidade organizacional como parte da cultura do seu negócio, deve considerá-la ao fazer as contratações. Deixe claro ao pessoal responsável pelo recrutamento e seleção quais são as habilidades mais importantes que deseja para os novos colaboradores. Se possível, participe de alguma etapa, como a dinâmica ou a entrevista.

3. Dê autonomia aos colaboradores

A adaptabilidade precisa de um ambiente propício para se fortalecer. Em uma empresa em que os colaboradores não possuem qualquer autonomia para agir, fica um pouco complicado ter flexibilidade. É preciso confiar na equipe e dar certos poderes a ela, tanto para que ajam rapidamente quando for necessário, quanto para que se sintam mais confiantes.

4. Estimule a inovação

Ainda citando o exemplo da Netflix, a empresa apenas conseguiu se adaptar porque soube inovar e atender às novas necessidades do mercado. Desse modo, procure sempre estimular a inovação, faça pesquisas de mercado frequentes, peça ideias aos colaboradores, celebre o novo. Quanto mais a equipe se sentir incentivada a inovar, melhores serão as ideias que irão surgir.

5. Valorize os funcionários

Se deseja ter uma equipe forte, inovadora e com grande capacidade de adaptação, valorize-a! Verifique se os salários oferecidos são compatíveis com o mercado e a qualificação dos seus colaboradores, e faça o mesmo com os benefícios.

Cuide para que o ambiente seja agradável, as pessoas se sintam à vontade e percebam que seus esforços são valorizados. Tudo isso contribui para o aumento da autoconfiança, da produtividade e, consequentemente, da capacidade de se adaptar às mudanças.

6. Incentive o aprendizado constante

Uma das ferramentas mais poderosas para a adaptabilidade organizacional é o aprendizado. Afinal, é através dele que se amplia os conhecimentos em relação às novidades do mercado. Quanto mais preparada a equipe estiver, maior será a bagagem para as novas ideias.

Dentro desse contexto, é importante evitar a cultura de punição pelo erro. Em um ambiente em que as pessoas sentem medo de errar a inovação não tem vez. Por isso, encontre uma forma de lidar com as falhas sem repreender, afinal, elas fazem parte do processo.

7. Antecipe tendências

Evite esperar que as coisas aconteçam para só depois tomar uma atitude. Se a Netflix tivesse esperado o streaming surgir para agir não teria sido a pioneira e poderia ter perdido uma fatia significativa do mercado. Portanto, mantenha atenção às tendências do seu segmento, leia, faça pesquisas, utilize plataformas específicas para isso.

Quanto mais conhecimento tiver sobre o comportamento do seu público, mais precisas serão as previsões que fará. Assim, terá tempo hábil para planejar todo o negócio para se adaptar e extrair o melhor dessas oportunidades. Essa é uma das principais vantagens da adaptabilidade organizacional.

Albert Einstein sabiamente disse: “A medida da inteligência é a capacidade de se adaptar”. Lembre-se sempre disso!

Você já conhecia o conceito de adaptabilidade organizacional e a importância dele para sobreviver em um mercado tão competitivo? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também são empreendedores!

Imagem: Por StunningArt

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010