Dia dos Namorados: Tempo de Amar

Namorados

Saiba como é possível definir um amor verdadeiro.

No dia 12 de junho comemoramos o Dia dos Namorados, uma data maravilhosa que merece uma homenagem única. Momento propício para se apaixonar, se alegrar, amar e compartilhar bons momentos. Um momento especial para estar ao lado da pessoa especial que você escolheu para estar na sua vida.

O amor é, sem dúvida, o sentimento mais sublime e extraordinário que existe. Poder compartilhar o amor com quem se ama é uma dádiva MA-RA-VI-LHO-SA! Por isso, hoje convidamos você a demonstrar todo o seu amor a seu parceiro(a), namorado(a), noivo(a) ou esposo(a). Propomos a você uma reflexão no artigo a seguir sobre o papel do amor em sua vida.

Ame como deseja ser amado

No Dia dos Namorados é interessante fazer uma reflexão a respeito de estar amando o outro como deseja ser amado. E não estamos falando sobre intensidade, mas sim sobre respeito e entrega verdadeira. Você tem sido completamente sincero com seu par? Tem falado sobre seus medos e angústias? Tem dividido os bons momentos?

Amar deve ser, acima de qualquer coisa, uma ação responsável em que se coloca os sentimentos do outro como uma prioridade, mas sem se esquecer de si mesmo. Em outras palavras, é importante pensar se você está entregando para seu amor uma vida calma e feliz. Amar significa se esforçar para ver o outro feliz

Outra questão relevante é refletir se você está fazendo bem ao outro. Quem vive um relacionamento conturbado pode acreditar que isso é normal. Porém, não é e nem deveria ser normalizado.

Um relacionamento saudável em que as trocas são positivas deve ser a busca de todos os apaixonados. Você certamente quer ser amado de um jeito saudável e tranquilo. Mas, será que é isso que vem entregando ao seu par? Sempre é bom refletir!

Se as coisas não vão bem…

Se, por algum acaso, o seu relacionamento não anda muito bem, que tal utilizar este momento para fazer um balanço sobre sua vida sentimental? Reflita sobre o que pode melhorar, sobre seus acertos, conquistas e frustrações. Se for preciso, vença o orgulho e não hesite em dar o primeiro passo para resolver algum problema ou conflito.

Se houveram momentos ruins, ressignifique, perdoe e também peça perdão, se preciso for! Não há nada mais precioso do que compartilhar o amor com quem se ama de verdade. Mas, atenção, reflita bastante a respeito dos motivos que estão levando o relacionamento a ter dificuldades. Quando as ações da outra parte passam de certo nível, é fundamental considerar se vale a pena prosseguir. 

Esse tipo de reflexão é essencial para evitar permanecer em relacionamentos que não estejam sendo bons para você. Se o único motivo para estar em um relacionamento é não querer ficar sozinho, saiba que algo vai muito mal. Estar com você mesmo pode ser extremamente positivo e uma forma de reorganizar a sua vida para ser feliz. 

Ame a si próprio primeiro 

Caso você ainda não tenha alguém, utilize este dia para refletir e separar um momento só para você. Afinal, mais positivo do que estar com alguém a quem se ama é amar a si próprio.

Aproveite para se curtir, para se permitir viver intensamente esta data e, principalmente, para se amar a cada dia mais. Lembre-se de que o primeiro amor que precisa existir é o amor próprio.

Repense como foram seus últimos relacionamentos amorosos, pode ser que ainda não tenha dado certo porque você ainda precisa trabalhar seu amor próprio. Quando uma pessoa se ama e aceita de verdade entende que merece apenas o melhor que a vida pode lhe entregar. A partir desse entendimento, a pessoa busca e tende a encontrar relações mais positivas para o seu bem-estar.

Basicamente, isso significa que, se você conseguir construir seu amor próprio, terá mais foco para enxergar o que é bom para o seu futuro. Uma forma de começar a buscar isso é passar mais tempo consigo mesmo. Ao invés de estar constantemente procurando por diversão e acolhimento em outras pessoas, por que não passar um tempo com você mesmo?

Ler um bom livro, assistir a uma série ou filme, entre outras opções, são atividades que podem ser realizadas sozinho e serem muito boas. Entender que você é uma excelente companhia para si mesmo te ajudará a não ser dependente do outro. Estar com alguém simplesmente porque se quer e não por dependência emocional é a base para uma relação duradoura.

Aproveite o Dia dos Namorados!

Aproveite o dia de hoje para sorrir, abraçar, cuidar, amar e dedicar todo carinho possível a quem está do seu lado todos os dias. Empenhe-se, não só nesta data, mas em todos os outros dias em fazer seu companheiro(a) feliz. Não há prova maior de amor do que se dedicar em promover a felicidade do outro dia após dia.

Quando o amor é verdadeiro, a outra pessoa também se empenha em te fazer feliz. É relativamente fácil identificar um relacionamento saudável, trata-se daquela relação em que ambos estão felizes. Estar com alguém que está sempre buscando a felicidade do outro não tem preço. Valorize a pessoa que te ama e que está sempre ao seu lado.

Espalhe o amor!

No Dia dos Namorados, é interessante refletir ainda sobre a forma como você está espalhando o amor para outras pessoas à sua volta. Se está feliz, pode começar a pensar em como fazer as pessoas ao redor tão felizes quanto você. Canalize o amor do seu relacionamento no sentido de ser gentil e amável com os demais. 

Devolva ao mundo o melhor que você tem recebido dele, isso impacta positivamente na sua vida. Gentileza gera gentileza e pode ajudar a fazer as pessoas da sua convivência mais felizes.

O amor e a felicidade devem ser divididos para que possam ser devidamente multiplicados. O Dia dos Namorados é um dia especial para declarar o seu amor, mas também para lembrar que todo dia é uma oportunidade de cultivar o amor à sua volta. 

Viva plenamente o verdadeiro amor neste dia, afinal, é Tempo de Amar!

Feliz Dia dos Namorados!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63