Dicas de como ser feliz em todas as áreas da vida

Mulher feliz

Conheça algumas dicas para ser feliz em todas as áreas da sua vida.

É possível ser feliz em todas as áreas da vida, e a palavra-chave para alcançar essa tão almejada felicidade plena é o equilíbrio. Saber levar a vida de maneira leve e equilibrada tira muitos pesos e estimula o desenvolvimento saudável da existência individual.

Ser feliz é compreender que a vida é feita de momentos bons e momentos ruins, mas que, na média, podemos extrair aprendizados valiosos das dificuldades e aproveitar o que a existência nos oferece de bom. É claro que a felicidade é um desafio que faz parte da história da humanidade e que, infelizmente, ainda não encontraram uma “fórmula mágica” para a questão. No entanto, há algumas atitudes que certamente aumentam o grau de felicidade no nosso dia a dia. Confira!

10 dicas para ser feliz

1. Desenvolva o autoconhecimento e a aceitação

Ninguém é melhor do que ninguém, e todas as pessoas cometem erros. Aprender a valorizar as próprias qualidades é muito importante para alcançar a felicidade. Em um mundo focado em vaidades, quem aprende a se livrar desses “valores” superficiais se destaca e inspira a todos. Por isso, conheça a si mesmo, descubra os seus valores e viva as suas paixões. Além disso, aceite que você também tem falhas, mas que pode aprender com elas a ser alguém melhor, dia após dia.

2. Encontre a alegria em diferentes momentos

A alegria é contagiante! Portanto, livre-se do negativismo e interprete os problemas como possibilidades de crescimento. Busque atividades simples e prazerosas, pois são elas que realmente farão da sua vida algo especial. Entenda que não podemos ser felizes sempre, e que está tudo bem em se sentir triste ou ansioso de vez em quando. Apenas não permita que as situações passageiras o levem a acreditar que é impossível ser feliz — o que não é verdade. Entenda que nenhuma situação é eterna!

3. Mantenha uma boa alimentação

Coma alimentos saudáveis, que ajudam o seu corpo e a sua mente a se desenvolver com força e vitalidade. É isso o que lhe dará energia para enfrentar o dia a dia com disposição. Uma alimentação equilibrada leva os nutrientes certos a todos os órgãos, inclusive ao cérebro. Aliás, você sabia que um intestino regulado pode promover felicidade? A serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar, tem 90% da sua produção realizada no intestino. Portanto, cuide da sua alimentação!

4. Pratique exercícios físicos

Por falar em serotonina, saiba que ela e outros neurotransmissores que geram o bem-estar são produzidos quando praticamos atividades físicas com regularidade. Além disso, é sabido que a prática constante de exercícios físicos previne diversos problemas de saúde física e mental, favorece a longevidade e ainda estimula a socialização — aspectos fundamentais para que uma pessoa seja feliz. Nesse sentido, a dica é encontrar uma atividade que lhe seja prazerosa, como um esporte ou dança.

5. Tenha paciência

Tudo na vida tem o momento certo. A paciência é o melhor remédio contra a ansiedade, que nos impede de realizar projetos com objetividade e clareza. Os problemas nunca são eternos, e as conquistas só vêm após o trabalho árduo. Por isso, respeite o seu tempo e também o tempo das outras pessoas. Na vida, nem sempre as coisas saem do jeito que gostaríamos. Você certamente será muito mais feliz quando entender que nem tudo está sob o seu controle, pois focará apenas no que estiver!

6. Valorize o que você já tem

Em uma sociedade tão ávida pelo consumo, estamos sempre com a sensação de que não possuímos o suficiente. Contudo, olhe ao seu redor e agradeça pelas suas conquistas. A vida mais simples é sempre a que traz mais felicidade. Além do mais, se você parar para pensar ou para comparar a sua realidade com a de outras pessoas, certamente perceberá que muita gente gostaria de estar no seu lugar. Ninguém tem uma vida perfeita, mas você, com certeza, tem razões pelas quais agradecer!

7. Mantenha a mente aberta

Ser curioso e descobrir coisas novas são ações que fazem com que você se sinta mais interessado e pareça mais interessante aos olhos dos outros. Uma pessoa que sabe conversar e que tem conteúdo é muito mais rica do que uma que só possui bens materiais. Além disso, a aquisição de conhecimento nos leva a ampliar os horizontes, a combater o preconceito e a respeitar as diferenças entre os indivíduos. Isso nos leva a relacionamentos muito mais harmônicos e duradouros.

8. Relacione-se bem com as outras pessoas

Por falar em relacionamentos, é importante compreender que eles são fundamentais para uma vida feliz. Por isso, procure ampliar o seu convívio com aquelas pessoas que lhe querem bem, como os seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Da mesma maneira, saiba que você também não é obrigado a conviver com quem lhe faz mal. Saia dos relacionamentos tóxicos! Faça o possível para manter a harmonia no convívio com todos, mas entenda que, se desejar, está no seu direito de se afastar!

9. Perdoe os outros e a si mesmo

O perdão também é fonte de felicidade. Ninguém é feliz guardando rancor dos outros. Por isso, perdoe aqueles que erraram e se arrependeram. Perdoe, não porque eles merecem, mas porque você precisa de paz para ser feliz. Além disso, perdoe a si mesmo quando errar. Aceite as suas imperfeições e procure extrair delas aprendizados para fazer melhor da próxima vez. Querer ser perfeito (que, aliás, é algo impossível!) é certamente um obstáculo a quem deseja ser feliz. Seja apenas humano!

10. Conheça a Roda da Vida

O Coaching, enquanto processo de aceleração das potencialidades dos indivíduos e corporações, é uma ótima estratégia para quem quer aperfeiçoar e levar todas essas dicas para o dia a dia. Dentro das dicas para ser feliz, que são abordadas no treinamento em coaching, existe a ferramenta da Roda da Vida.

A Roda da Vida é uma técnica milenar hindu, que ajuda a pessoa a organizar e a avaliar o desenvolvimento de cada aspecto da sua existência. Geralmente, ela se divide entre assuntos como: relacionamentos, vida pessoal, vida profissional e qualidade de vida. Dentro desses assuntos, existem subgrupos, como: família, amor e vida social; saúde, desenvolvimento intelectual e equilíbrio emocional; realização, recursos financeiros e contribuição social; lazer, plenitude e espiritualidade.

Após avaliar cada um desses aspectos, o cliente, com o auxílio do seu coach, consegue enxergar melhor quais áreas estão se desenvolvendo de maneira satisfatória e quais ainda precisam de atenção para o alcance de uma vida feliz e equilibrada. Vale a pena investir no que realmente transforma a nossa existência!

E você, ser de luz, conhece alguma outra dica para ser feliz? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds