Feliz Novo Ciclo. Feliz Ano Novo!

Feliz ano novo

Um Novo Ciclo está à porta, e ele traz muitos bons momentos para você.

Mais um ano chega ao fim. Este período sempre nos oferece bons momentos para estar com a família e com os amigos. É uma época para relembrar tudo o que fizemos no ano que passou. É tempo de refletir sobre como vivemos o ciclo que está se encerrando, quais foram nossas conquistas e listar os planos para o futuro. 

Com um novo ciclo cheio de oportunidades começando, é essencial pensar sobre seus desejos. Para te ajudar a estar preparado para o ano que está por vir, listamos dicas de como definir metas e objetivos. Então, que tal começar a planejar o seu novo ciclo agora mesmo? 

Feliz Novo Ciclo: trace metas e objetivos para o novo ano

O fim de ano é tempo de se alegrar por tudo o que foi feito, mas também de renovar as forças para o novo ciclo. Um novo ano é sempre uma oportunidade para crescer e vencer. Aproveite cada momento para realizar tudo aquilo que deseja e faça deste novo ciclo um período maravilhoso, repleto de aprendizados, realizações e conquistas. 

Está se preparando para esse novo ciclo, mas ainda não traçou suas metas e objetivos? Então você vai gostar de conferir a lista de dicas abaixo. Mais do que fazer listas de desejos para o novo ano, é fundamental ser realista para criar metas possíveis e se motivar a ir cada vez mais longe. Vamos começar?

1. Seja realista ao traçar suas metas

Traçar metas impossíveis de realizar é um dos principais motivos de frustração que fazem as pessoas desistirem de seus sonhos. Por isso, devemos iniciar nossa lista de dicas para planejar o novo ciclo destacando a importância de ser realista. 

Ressaltamos que ser realista não significa, necessariamente, traçar objetivos fáceis. Trata-se apenas de trabalhar com o que está dentro da realidade do momento presente. 

Por exemplo, para alguém que acabou de ser contratado por uma empresa, um ano pode ser pouco para ser promovido a um cargo executivo. Um foco mais produtivo para este ano seria o de subir alguns níveis rumo ao cargo executivo no futuro. Caso esse profissional consiga conquistar o cargo desejado antes do previsto, será incrível, mas se não conseguir não se frustrará. 

2. Trabalhe com metas em etapas

A conquista de uma grande meta não acontece de um dia para o outro. Para realizar seus anseios é fundamental trabalhar com afinco e ir vencendo uma etapa de cada vez. Então, a melhor maneira de trabalhar com as suas metas é dividi-las em partes contínuas. 

É mais ou menos como um passo a passo de como chegar a um resultado desejado. Escreva em um papel as suas metas. Abaixo de cada objetivo escreva o que é necessário para que eles se realizem. Os detalhes serão as etapas necessárias para os seus objetivos. 

3. Estabeleça metas de curto e longo prazo

Já percebeu como queremos que tudo aconteça o mais rápido possível? É importante ter ciência de que as coisas não são dessa maneira. Há objetivos que demandam mais tempo do que outros para se realizar. Depois de ter dividido as suas metas em etapas é importante organizá-las no seu tempo disponível. No caso do planejamento de um novo ciclo, um ano.

Cada passo necessário para realizar sua meta final deve ter um prazo específico. Alguns passos podem ser dados em dias enquanto outros podem levar meses. Aceite que nem tudo é tão rápido quanto você deseja e se esforce para concluir as tarefas dentro do tempo estabelecido. 

4. Assuma e mantenha o compromisso

Você tem dificuldade de realizar as metas traçadas no fim de ano? Saiba que é bem provável que isso aconteça pela falta de compromisso com o estabelecido. Os planos tendem a ser deixados de lado quando não se tem resultados imediatos. Para que suas metas possam ser alcançadas, é essencial focar na peça principal: você!

Então, nesse momento de reflexão assuma um compromisso consigo mesmo de realizar as metas e os passos de cada uma delas conforme o previamente estipulado. Uma forma de se motivar é anotar em um papel as vantagens de realizar as metas definidas. Assim mesmo as recompensas mais distantes serão mais palpáveis.

5. Esteja atento aos avanços

Entenda que os objetivos e metas são seus e de mais ninguém. Logo, o principal responsável por realizá-los é você. Não haverá ninguém para fiscalizar se você está ou não cumprindo. Essa é uma responsabilidade apenas sua.

Registre em um aplicativo ou em um planner o seu avanço e se está cumprindo dentro do período estipulado. Não se permita procrastinar, pois é bastante difícil realizar o trabalho de cinco meses em um. 

6. Caso necessário se reorganize

Preparar-se para um novo ciclo feliz inclui compreender que imprevistos irão acontecer o tempo todo. No ciclo que irá começar, é bem possível que a sua vida mude de rumo algumas vezes.

Também é possível que as coisas não aconteçam como você planejou previamente e, ainda assim, podem ser muito boas. Caso isso aconteça, esteja pronto para recomeçar, reorganizar ou traçar metas novas. 

Também é interessante que, no momento em que estiver traçando as suas metas para o novo ciclo, você tenha um plano B, C e até D. Como o fim de ano é um momento para refletir, por que você não aproveita para pensar no que fazer se o planejado não der certo? 

7. Avalie como foi seu ciclo anterior

Por fim, é bem importante que você se prepare para o novo ciclo, avaliando o que foi bom e o que foi ruim no ciclo que está se encerrando. Pode ser que durante esse momento você descubra outras metas e outras possibilidades para seu futuro. Avaliar o ciclo que está se fechando permite revisitar as suas metas passadas e reconhecer o quanto caminhou.

Olhe para a sua trajetória nesse ano que passou com carinho e generosidade. Lembre-se de que mesmo que as coisas não tenham saído como o esperado você conseguiu concluir seu ciclo. O mais importante é saber dizer a si mesmo o quanto está feliz com a pessoa que você se tornou ao longo da jornada.

Um feliz novo ciclo e um feliz ano novo para quem sabe que recomeçar é sempre importante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds