Integridade – Como reconhecer nas pessoas

ter integridade

A integridade é um fundamento básico para a vida pessoal e profissional


 
Você já trabalhou com alguém que gosta de levar vantagem em tudo? Pode ser aquele que incentiva fofoca falando mal dos outros pelas costas, que empurra trabalho para o outro ou para debaixo do tapete ou ainda que cópia e cola as tarefas. Se você conhece alguém que já fez isso, saiba que isso é falta de integridade.

A integridade é uma daquelas características que a pessoa tem ou não tem. Não é possível ser “meio íntegro”. Esse atributo está relacionado diretamente a conduta ética, honra e educação. É a inteireza do que pensamos, dizemos e fazemos. É a congruência de nossas palavras e ações com relação ao mundo interno e externo. O indivíduo íntegro mantém sua conduta reta mesmo diante de situações em que poderia tirar algum proveito para si. O discurso, comprometimento e tomadas de decisões dele são orientados 100% do tempo pela ética, transparência e honestidade. Além disso, ele é alinhado com suas crenças, convicções e se destaca pelo alto grau de responsabilidade e dedicação em toda e qualquer atividade que se propõe a fazer.

Seja um líder reconhecido pela sua capacidade e integridade!
Acesse “Leader Coach” e desenvolva suas habilidades em liderança!

Parece que ser íntegro é o fundamento básico para se trabalhar em uma empresa, não é mesmo? Porém, há funcionários que não entendem bem esse conceito ou que simplesmente não tem esse atributo.

Vou trazer uma situação hipotética para você. Imagine o líder de área chama o time para apresentar uma situação problemática pela qual a empresa está passando. No fim da explicação ele pede que cada um avalie o cenário e pense em uma solução para mostrar em uma reunião no dia seguinte. Seguindo a orientação, o funcionário estuda o que está acontecendo, reflete sobre o que poderia ser alterado, escreve sua ideia em um bloquinho de anotações e deixa na mesa. Na reunião, o líder pede que cada um apresente sua ideia. Antes dele mostrar a reflexão, o colega que senta ao lado dele todos os dias, tem a ideia exatamente igual. No fim do dia, ele conversa com esse colega e descobre que ele deliberadamente fuçou nas anotações e pegou a ideia.

A situação acima parece íntegra para você? Nem um pouco! Uma pessoa ética iria pensar em algo sozinho ou pedir ajuda aos colegas, mas jamais roubar uma ideia de outra pessoa. Uma pessoa com atitudes como a do colega tem tendência a ser mais competitivo e usar da filosofia de que “os fins justificam os meios”.

Não é preciso ser um constante vigilante no seu ambiente de trabalho. Até porque é preciso se concentrar nos afazeres. Mas é interessante ficar atento aquelas pessoas em que você ainda não estabeleceu uma relação de confiança. Irei escrever mais sobre isso abaixo.

Reconhecendo alguém íntegro

Compreender a integridade de alguém e estabelecer uma relação de confiança não é um processo simples e rápido. É preciso que essa pessoa conquiste você com ações éticas e sinceras todos os dias. Somente a convivência pode criar e fortalecer esse laço. Vou indicar aqui alguns pontos que ajudam a identificar os sinais de uma pessoa íntegra. Confira:

  • Há coerência no discurso e no comportamento;
  • Ter as competências e limitações técnicas apresentadas no currículo e na entrevista;
  • Tratar com respeito e educação a todos não importando o nível hierárquico;
  • Ter comprometimento com os resultados do time e da empresa;
  • Honrar compromissos com clientes internos ou externos;
  • Ser atento e comprometido com prazos e qualidade de entrega;
  • Ser empático, ou seja, preocupar-se com o outro;
  • Ser flexível para entender possíveis alterações;
  • É transparente quando não pode comparecer ou ajudar em algo;
  • Reconhecer erros e ter a humildade para pedir desculpas;
  • Identificar quando as ações dos colegas o ajudaram a melhorar o próprio trabalho;
  • Ajudar aos colegas quando precisam;
  • Compartilhar boas ideias que irão colaborar com o grupo;
  • Manter a mesma conduta sozinho ou em público;
  • Ser claro na hora de se comunicar;
  • Conquistar objetivos profissionais e pessoais baseados no próprio esforço e mérito.

Espaço saudável para convivência

Incentivar e criar relações de confiança no ambiente de trabalho pode abrir as portas para a chegada do comprometimento, entrada de ideias novas, diferentes soluções para problemas, cooperação entre funcionários, integração entre equipe, trabalho em grupo orgânico, satisfação de todos e melhores indicadores da área e da empresa.

Avaliação na hora da contratação

É importante considerar a integridade como uma característica essencial ao contratar um funcionário. Além das qualidades técnicas, o entrevistador deve avaliar se o candidato possui conduta ética. É possível fazer essa análise questionando sobre a maneira de agir do entrevistado em outros empregos.

Não adianta nada ter um funcionário com excelentes competências, mas que não trata bem os colegas ou que é mal educado com funcionários da limpeza, por exemplo. Lembre-se de que o candidato deve ser honesto em relação às habilidades e limitações técnicas que ele possa ter. E não se esqueça de que não é possível criar integridade na personalidade de ninguém. Portanto, é preciso considerar os dois lados da balança.

Torne-se um líder extraordinário através do Coaching!
Baixe agora mesmo “Leader Coach” e desenvolva-se continuamente!

A relação da integridade e da liderança

Um líder é um funcionário que deve ter diversas competências profissionais e valores pessoais alinhados com os objetivos do setor e da empresa. E não há dúvidas de que a integridade é umas das características essenciais para esse profissional.

A entrega de resultados e desempenhos acima da média são fatores comuns atribuídos aos líderes íntegros. Esse cenário só é possível, pois eles foram capazes de criar uma relação de respeito e confiança com seus subordinados, pares, superiores e stakeholders diretos e indiretos. Essa conduta ética atua diretamente no poder de influência, persuasão, voz ativa e maior espaço para propor projetos e soluções.

Além disso, o líder tem mais facilidade para conquistar autonomia e poder exercê-la de modo que beneficie a todos da empresa. Ele também trabalha com mais efetividade, já que pode traçar a trajetória organizacional da maneira que acredita ser pertinente ao seu estado desejado, metas e objetivos.  O alinhamento entre gestão e integridade é sinônimo de crescimento acelerado e resultados maximizados!

Você tem algum exemplo de liderança que inspira você? Conte para mim nos comentários!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010