Integridade – Como reconhecer nas pessoas

ter integridade A integridade é um fundamento básico para a vida pessoal e profissional

 

Você já trabalhou com alguém que gosta de levar vantagem em tudo? Pode ser aquele que incentiva fofoca, falando mal dos outros pelas costas, que empurra trabalho para o outro ou para debaixo do tapete, ou ainda que copia e cola as tarefas e por aí vai. Se você conhece alguém que já fez isso, entre outros comportamentos no mínimo duvidosos, saiba que isso pode indicar falta de integridade nesta pessoa.

A integridade é uma característica de extrema importância para todos nós e saber identificá-la nas pessoas, seja no âmbito profissional ou no pessoal, é fundamental, pois ajuda a sempre manter por perto aquelas de conduta mais ética, que prezem sempre pela coerência, sem que, para alcançar seus objetivos, tenham que passar por cima de ninguém. 

Desenvolver o feeling neste sentido, vai te ajudar a reconhecer quem está ao lado para contribuir com o seu crescimento e sucesso e quem está apenas para se aproveitar ou tirar vantagem de você ou de qualquer outra pessoa. 

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Para te ajudar com isso, no artigo de hoje vamos falar sobre o que é integridade e suas principais características. Continue conosco nessa leitura e confira:

O que é integridade?

A integridade é uma daquelas características que a pessoa tem ou não tem. Não é possível ser “meio íntegro”. Esse atributo está relacionado diretamente à conduta ética, honra e educação. É a inteireza do que pensamos, dizemos e fazemos. É a congruência de nossas palavras e ações, com relação ao mundo interno e externo. 

O indivíduo íntegro mantém sua conduta reta, mesmo diante de situações em que poderia tirar algum proveito para si. O discurso, comprometimento e tomadas de decisões dele são orientados 100% do tempo pela ética, transparência e honestidade. Além disso, ele é alinhado com suas crenças, convicções e se destaca pelo alto grau de responsabilidade e dedicação em toda e qualquer atividade que se propõe a fazer.

Ser íntegro é fundamento básico para convivermos em sociedade e consequentemente para se trabalhar em uma empresa. Porém, há pessoas que não entendem bem esse conceito, que o ignoram,  ou que simplesmente não tem esse atributo.

Vamos trazer uma situação hipotética para você. Imagine que o líder de uma determinada área chama o time para apresentar uma situação problemática pela qual a empresa está passando. No fim da explicação ele pede que cada um avalie o cenário e pense em uma solução para mostrar em uma reunião no dia seguinte. Seguindo a orientação, o funcionário estuda o que está acontecendo, reflete sobre o que poderia ser alterado, escreve sua ideia em um bloquinho de anotações e deixa na mesa. 

Na reunião, o líder pede que cada um apresente sua ideia. Antes dele mostrar a reflexão, o colega que senta ao lado dele todos os dias, tem a ideia exatamente igual. No fim do dia, ele conversa com esse colega e descobre que ele deliberadamente mexeu nas anotações e pegou a ideia.

A situação acima parece íntegra para você? Nem um pouco! Uma pessoa ética  pensaria em algo sozinha ou pediria ajuda aos colegas, mas jamais roubaria a ideia de alguém. O que conseguimos observar é que um colaborador com esta atitude tem tendência a ser mais competitivo e usar da filosofia de que “os fins justificam os meios”.

Não é preciso ser um constante vigilante no seu ambiente de trabalho, até porque é necessário se concentrar nos afazeres. Mas é interessante ficar atento àquelas pessoas com as quais você ainda não estabeleceu uma relação de confiança, para evitar ser pego de surpresa em algum momento. 

Tipos de integridade

Após entender um pouco sobre o que é integridade, acreditamos ser necessário compartilhar com você os tipos de integridade existentes, que vão te ajudar a reconhecê-la nos mais diversos aspectos e contextos de seu dia a dia. Confira abaixo quais são eles:

Moral

O primeiro tipo de integridade sobre o qual vamos falar é a moral, que nada mais é que aquela que está diretamente ligada à dignidade de uma pessoa. Trata-se da integridade que se relaciona aos princípios de alguém, como o respeito e a honestidade. 

Um dos exemplos que podemos dar com relação a este tipo vem área jurídica. Quando uma pessoa recebe diversos tipos de ofensas de outra, sentindo-se, com isso, extremamente humilhada, compreende-se que a sua integridade moral foi diretamente atingida. Por esta razão é que existem os processos de danos morais, em que a justiça age, aplicando penas, em favor de indivíduos que comprovadamente tiveram sua integridade moral abalada. 

Física

De acordo com o que o próprio nome sugere, quando falamos em integridade física, estamos falando daquela que preza justamente pela saúde e bem-estar físico de uma ou de várias pessoas. 

Quando algum de situação perigosa está para acontecer, como a queda de um avião, por exemplo, a integridade física das pessoas que estão dentro da aeronave pode ficar gravemente comprometida.

Pessoal

Tanto a integridade moral, quanto a física fazem parte deste tipo de integridade, tornando-o, assim, mais amplos do que estas primeiras que apresentamos. O conceito é tão abrangente, que trata-se até mesmo de um direito garantido pela Constituição brasileira, que diz, no artigo 5º, que no caso de uma pessoa ser torturada ou passar por alguma espécie de tratamento desumano, ela acaba por ter a sua integridade pessoal totalmente ferida.

Dados

Este é um tipo de integridade que diz respeito, principalmente, à questão da segurança da informação, ou seja, ela garante, por exemplo, o seu direito de não ter utilizadas, sem a sua devida autorização, as informações que você compartilha e fornece na internet. É por esta razão que existem e que é tão importante que você leia os famosos termos de uso, com os quais você com certeza se depara com frequência nas redes sociais e nos aplicativos que utiliza. 

Neles constam todas as informações relacionadas ao que as empresas podem ou não fazer com os seus dados, a partir do momento que você clica em aceitar os termos de uso de determinada plataforma na internet. 

Quando acontece uma situação como a que envolveu o Facebook, por exemplo, que compartilhou dados de seus usuários com um grupo de pesquisas eleitorais nos Estados Unidos, na época das últimas eleições presidenciais, entende-se que estes usuários tiveram a sua integridade de dados violada, uma vez que não autorizaram a utilização dos mesmos para este fim.

Intelectual

Seguindo adiante com a apresentação dos tipos de integridade existentes, a próxima sobre a qual vamos falar é a integridade intelectual. Trata-se, de forma básica, da liberdade que todos nós precisamos gozar, que é a de expressão e pensamento. 

Ela garante que possamos expressar nossas opiniões, dar sugestões, ter liberdade artística, bem como autonomia para formar nossos próprios pensamentos, sendo totalmente respeitados no meio em que vivemos por tudo isso. 

No trabalho

No que diz respeito à integridade no trabalho, ela se refere à forma como colaborador e empresa se comportam moralmente no dia a dia. Mais adiante vamos falar mais sobre a integridade dentro das organizações, mas basicamente ela está intimamente ligada ao que chamamos e conhecemos como ética profissional. 

Social

O último tipo de integridade é a social, que tem muita importância, para que convivamos de forma respeitosa e harmônica em sociedade. Dentro do seu conceito, as pessoas que possuem um forte senso de integridade social são aquelas que primordialmente prezam pelo bem comum, pela solidariedade e também pela justiça.

Estes indivíduos não se preocupam apenas com a sua própria integridade. Eles também agem respeitando a integridade moral, física e intelectual das pessoas que lhe cercam e da sociedade como um todo, entendendo que todos no mundo tem direito a isso. 

Em resumo são pessoas que preocupam-se com o impacto de suas ações e comportamentos na vida do outro e no mundo, de forma geral. 

Como reconhecer a integridade nas pessoas?

Compreender a integridade de alguém e estabelecer uma relação de confiança não é um processo simples e rápido. É preciso que essa pessoa conquiste você com ações éticas e sinceras todos os dias. Somente a convivência pode criar e fortalecer esse laço. Vou indicar aqui alguns pontos que ajudam a identificar os sinais de uma pessoa íntegra. Confira:

  • Há coerência entre o discurso e no comportamento;
  • Demonstrar no dia a dia as competências e limitações técnicas apresentadas no currículo e na entrevista;
  • Tratar com respeito e educação a todos, não importando o nível hierárquico, cargo ou função;
  • Ter comprometimento com os resultados do time e da empresa;
  • Honrar compromissos com clientes internos ou externos;
  • Ser atento e comprometido com prazos e qualidade de entrega;
  • Ser empático, ou seja, preocupar-se com o outro;
  • Ser flexível para entender possíveis alterações;
  • É transparente quando não pode comparecer ou ajudar em algo;
  • Reconhecer erros e ter a humildade para pedir desculpas;
  • Identificar e agradecer quando as ações dos colegas o ajudaram a melhorar o próprio trabalho;
  • Ajudar aos colegas quando precisam;
  • Compartilhar boas ideias que irão colaborar com o grupo;
  • Manter a mesma conduta sozinho ou em público;
  • Ser claro na hora de se comunicar;
  • Conquistar objetivos profissionais e pessoais, baseados no próprio esforço e mérito.

Além destas existem diversas outras características, que fazem parte da personalidade de alguém que age a partir de uma conduta íntegra em seu dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional, e seja também quando está sozinho ou rodeado de outras pessoas. É isso que realmente vai mostrar, na prática, se há integridade nos comportamentos de um indivíduo ou não. 

Espaço saudável para convivência

Incentivar e criar relações de confiança no ambiente de trabalho pode abrir as portas para a chegada do comprometimento, entrada de ideias novas, diferentes soluções para problemas, cooperação entre funcionários, integração entre equipe, trabalho em grupo orgânico, satisfação de todos e melhores indicadores da área e da empresa.

Avaliação na hora da contratação

É importante considerar a integridade como uma característica essencial ao contratar um funcionário. Além das qualidades técnicas, o entrevistador deve avaliar se o candidato possui conduta ética. É possível fazer essa análise questionando sobre a maneira de agir do entrevistado em outros empregos.

Não adianta nada ter um funcionário com excelentes competências, mas que não trata bem os colegas ou que é mal educado com funcionários da limpeza, por exemplo. Lembre-se de que o candidato deve ser honesto em relação às suas habilidades e limitações técnicas. E não se esqueça de que não é possível criar integridade na personalidade de ninguém. Portanto, é preciso considerar os dois lados da balança.

Torne-se um líder extraordinário através do Coaching!
Baixe agora mesmo “Leader Coach” e desenvolva-se continuamente!

A relação entre integridade e liderança

Um líder é um funcionário que deve ter diversas competências profissionais e valores pessoais alinhados com os objetivos do setor e da empresa. E não há dúvidas de que a integridade é umas das características essenciais para esse profissional.

A entrega de resultados e desempenhos acima da média são fatores comuns atribuídos aos líderes íntegros. Esse cenário só é possível, pois eles foram capazes de criar uma relação de respeito e confiança com seus subordinados, pares, superiores e stakeholders diretos e indiretos. Essa conduta ética atua diretamente no poder de influência, persuasão, voz ativa e maior espaço para propor projetos e soluções.

Além disso, o líder tem mais facilidade para conquistar autonomia e poder de exercê-la de modo que beneficie a todos da empresa. Ele também trabalha com mais efetividade, já que pode traçar a trajetória organizacional da maneira que acredita ser pertinente ao seu estado desejado, metas e objetivos.  O alinhamento entre gestão e integridade é sinônimo de crescimento acelerado e resultados extraordinários!

E aí, gostou de entender mais sobre a integridade e suas diversas facetas? Já sabia como identificar uma pessoa íntegra em seu dia a dia? Deixe nos comentários o que você achou do texto e lembre-se de compartilhar este conteúdo, para que seus amigos também entendam como podem reconhecer as pessoas íntegras e também aquelas que não o são. 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010