A cultura do empreendedorismo é algo bastante forte e presente na nossa sociedade. Todos os dias, pessoas com mentes criativas e inovadoras colocam em prática as suas ideias, fazem delas negócios de sucesso e se destacam no mercado. Todavia, nem todos se jogam no cenário do empreendedorismo motivados pelos próprios sonhos.
O empreendedorismo consiste em uma iniciativa de abrir um negócio e oferecer algo relevante às pessoas. As motivações por trás desse ato podem variar e, muitas vezes, são um retrato do grau de incentivo e de desenvolvimento das práticas empreendedoras em um país. Contudo, há quem empreenda por visualizar uma oportunidade de negócio e quem empreenda motivado por necessidade, por não encontrar alternativas.
Neste artigo, você vai conhecer melhor esses dois tipos de empreendedorismo, identificando as suas semelhanças e diferenças. Tenha uma boa leitura!
O empreendedorismo no Brasil
Um dos países com maior potencial criativo é o Brasil. Isso se reflete no campo empreendedor do país. Segundo uma matéria publicada na Revista Istoé, o Brasil tem 49,3 milhões de empreendedores. Desse total, cerca de 20% são mulheres e 57% são jovens entre 18 e 34 anos.
Um dado que chama a atenção na reportagem é justamente o crescimento no empreendedorismo por oportunidade — que foi de 57% para 59%. Já os empreendedores que iniciaram os seus negócios por necessidade também cresceu em 10 anos, mas segue abaixo do percentual daqueles que empreenderam pela oportunidade: 39%.
Mas qual é a diferença entre empreender por necessidade e por oportunidade? Existe algum modelo que seja melhor ou mais vantajoso do que o outro? Para saber as respostas para essas questões, continue a leitura!
Empreender por necessidade ou oportunidade: qual é o melhor?
Para que você entenda essa questão com maior profundidade, confira os próximos tópicos a fim de compreender as particularidades de cada tipo de empreendedorismo.
1. Empreendedorismo por necessidade
O empreendedor por necessidade é aquele que decide investir em um negócio próprio porque a situação em que se encontra o acabou levando a isso. Em geral, o empreendedor por necessidade é aquela pessoa que estava desempregada há certo tempo e não consegue emprego.
Pode ser também aquele profissional que ficou longe do mercado de trabalho por muitos anos e está com dificuldades para conseguir uma recolocação profissional. São essas as pessoas que encontram no empreendedorismo uma forma de obter renda e contornar os seus problemas financeiros — ou até mesmo problemas ligados à autoestima e à carreira profissional.
Esse tipo de empreendedorismo geralmente dá aos empreendedores a oportunidade de desenvolver talentos e novas habilidades, que as suas antigas carreiras não proporcionariam da mesma maneira.
Como o nome sugere, o empreendedorismo por necessidade surge quando a pessoa se vê sem outras possibilidades de garantir o seu sustento. Então, parte para uma iniciativa própria, com autonomia, para gerar renda.
Nessa modalidade, os empreendedores não têm muitos conhecimentos comerciais ou acesso a um capital expressivo para investir. Frequentemente, são indivíduos que perderam o emprego e passam por redução na sua renda familiar. Com pouca experiência profissional, encontram em um negócio próprio uma chance de ter mais estabilidade financeira e também de realização pessoal.
2. Empreendedorismo por oportunidade
O empreendedorismo por oportunidade, por sua vez, ocorre quando o empreendedor identifica uma determinada necessidade ou desejo na sociedade. Essa demanda cria a oportunidade para que esse empreendedor ofereça a solução que as pessoas pedem sob a forma de um produto ou serviço.
Em geral, esse tipo de empreendedorismo parte de uma escolha individual, em que a pessoa tem habilidades a serem exploradas em favor do mercado. São indivíduos com acesso a algum capital e com conhecimentos comerciais prévios. Empreendem de modo mais planejado e estratégico, ao contrário de quem empreende por necessidade.
Empreendedores por oportunidade são, portanto, pessoas extremamente observadoras e atentas às demandas dos mercados. Unindo as suas reservas financeiras e os seus conhecimentos, tomam a atitude ousada de superar os desafios de ter um negócio, mas fazem isso por escolha.
Esse é o caso de um indivíduo que se torna empreendedor porque detectou uma excelente oportunidade de mercado e tomou a decisão de empreender. Apesar de possuir alternativas de emprego, os empreendedores por oportunidade optam por iniciar um novo negócio justamente por conta das chances de crescimento identificadas. Em geral, esse empreendedor vê na oportunidade um momento válido para aumentar a renda ou para concretizar o desejo de independência profissional.
Semelhanças e diferenças
Naturalmente, a tendência é que os empreendedores por necessidade encontrem mais dificuldades de encontrar o sucesso do que os empreendedores por oportunidade. O acesso aos investimentos e aos estudos faz, sim, alguma diferença, mas isso também não é definitivo.
Mesmo os empreendimentos mais simples e de começo modesto podem crescer e atrair a atenção de investidores que os ajudem a tornarem-se grandes empresas.
Apesar das diferenças motivacionais, os dois tipos de empreendedor precisam ter algumas características em comum. Entre elas, podemos destacar: persistência, paciência, resiliência, pensamento em longo prazo, coragem, vontade de aprender, humildade, dinamismo, bons relacionamentos interpessoais, criatividade, foco, liderança, planejamento estratégico, entre outras competências.
O Brasil é um dos países que mais se destacam quando o assunto é empreendedorismo. São muitos os brasileiros que decidem tomar a frente de um negócio próprio. Independentemente de qual seja o perfil, por necessidade ou por oportunidade, o empreendedor é alguém que sonha e que não tem medo de trabalhar para colocar esse sonho em prática.
Dito isso, fica a pergunta: qual dos dois é o melhor? A resposta é: ambos. São duas formas comuns de empreender, sobretudo no Brasil, mas nenhuma é melhor do que a outra. A oportunidade e a necessidade são duas motivações para que o empreendedor tenha a atitude de tirar a sua ideia do papel e ter o próprio negócio.
A importância do planejamento estratégico
O que vale para ambos os casos é o planejamento estratégico, o estudo de mercado e a confiança para que o projeto seja um grande sucesso. O planejamento estratégico é importante para que a ideia ganhe forma de modo estruturado. Já estudar o mercado é necessário para que o empreendedor saiba em que condições o mercado está para “receber” o seu negócio. Assim, ao estudar o mercado, avalie:
- O cenário está favorável ao lançamento do negócio neste momento?
- Existem concorrentes? Quais?
- Como posso me diferenciar dos concorrentes?
- Que produtos e serviços posso oferecer? Por quê?
- Qual público pretendo impactar?
Além disso, a confiança é fundamental para que você venda o seu peixe. O primeiro a acreditar e comprar o negócio deve ser o seu dono — no caso, você. Acredite no seu potencial criativo e na sua capacidade de empreender!
Coaching: um grande aliado dos empreendedores brasileiros
Seja por oportunidade ou por necessidade, o fato é que empreender requer investimentos em conhecimento. Afinal, gerenciar um negócio é lidar com um sistema inteiro de questões: finanças, marketing, estratégias de vendas, produção, gestão de pessoas, área jurídica, contatos com fornecedores, entre outras coisas.
Diante disso, o coaching pode ser um poderoso aliado. Por das técnicas e ferramentas da área, você poderá desenvolver as habilidades necessárias para a gestão do seu negócio, como:
- Planejamento estratégico;
- Comunicação eficaz;
- Autoconhecimento;
- Gestão do tempo;
- Disciplina e foco;
- Gestão de pessoas;
- Administração financeira;
- Habilidades de negociação;
- Liderança;
- Empatia;
- Rapport;
- Ouvir na essência.
Para saber mais sobre essas e outras habilidades que poderão ser desenvolvidas por meio das formações em coaching, clique aqui. O IBC é a única escola de coaching do país com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade das suas formações e a eficácia da sua metodologia.
Agora, conte para nós: qual tipo de empreendedor você é? Você tem vontade de ter o seu próprio negócio e empreender? Utilize o espaço a seguir para deixar a sua opinião e experiência sobre o tema. Além do mais, espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo com todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e com quem mais possa se beneficiar dele, por meio das suas redes sociais!
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Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
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