Aumento salarial: como dizer não ao funcionário do mês?

Uma das tarefas mais difíceis é falar sobre o aumento salarial não autorizado, por isso saber lidar com as pessoas é essencial para uma boa gestão dentro da empresa.

Em algum momento você já deve ter se perguntado quais são os requisitos para um funcionário conseguir um aumento salarial. Esse tipo de questionamento é bastante comum, principalmente pelo fato de esse ser um assunto de grande interesse.

As pessoas costumam se perguntar o que fazer para conseguir um aumento salarial, se existe estratégias que ajudam a conquistar um salário mais cheio e assim por diante. Mas o que as pessoas devem entender é que muitas vezes não depende somente do que o funcionário faz ou deixa de fazer. Na verdade, é a soma disso com outros fatores que somente um gestor ou o próprio empreendedor podem entender.

Um funcionário do mês, por exemplo, deve ser reconhecido e recompensado pelo seu esforço e dedicação que provavelmente devem ter rendido resultados extraordinários para a empresa. Contudo, será que para a empresa esse funcionário verdadeiramente deve receber um aumento salarial por conta disso?

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Equilíbrio

Para um funcionário conseguir um aumento salarial é necessário muito mais do que ter um bom relacionamento com os colegas, ser educado e chegar no horário certo. É preciso que ele saiba mostrar o seu valor de mercado, sua vontade de crescer dentro da organização em que trabalha, os resultados de suas atividades, e claro, mostrar sua qualidade técnica.

Muitas vezes a ambição profissional de uma pessoa não a deixa enxergar as variáveis que permitem ou não um aumento salarial. Como mencionado anteriormente, somente o gestor ou chefe poderá saber se um funcionário deve ou não receber um aumento salarial. Às vezes, o que o colaborador julga certo, pode não ser o mais apropriado para a empresa. Dessa forma, é preciso encontrar um equilíbrio.

O outro lado da moeda

Chega o momento em que a empresa (gestor, líder ou chefe) escuta todos os argumentos e motivos pelos quais um determinado colaborador acredita merecer o aumento. A empresa analisa se consegue liberar ou não o valor que foi solicitado e, em uma reunião, o colaborador é informado sobre a decisão da diretoria.

As duas partes (empresa e colaborador) precisam chegar a um consenso para ver as melhores opções para ambas as partes. É fundamental que a empresa veja, perceba e exponha sua análise em relação ao funcionário que busca o aumento salarial. O mesmo serve para o colaborador. Ele deve entender o lado da empresa, que pode ou não concordar com as pontuações dele.

Mas o que fazer quando a empresa não consegue, em um determinado momento, oferecer aumento salarial a um funcionário que possui excelentes habilidades, um comportamento impecável, uma qualidade técnica maravilhosa e que, além de tudo, merece verdadeiramente um salário justo?

É claro que o funcionário não sairá satisfeito se a resposta for curta e sem muitas explicações, como por exemplo: “no momento não podemos oferecer o valor que foi solicitado”. Ser gentil nesses momentos faz toda a diferença.

Percebendo que oferecer o que seu funcionário pede não é a melhor saída para a empresa, a diretoria pode encontrar meios de não perder essa pessoa que consegue excelentes resultados e que contribui para o crescimento da organização.

Há algumas formas mais educadas e gentis de informar ao funcionário que esse pode não ser o melhor momento para um aumento salarial.

  • Mostre a ele que a empresa reconhece, valoriza e agradece o trabalho que ele presta à organização;
  • Informe que essa pode ser uma possibilidade para um futuro não muito distante, isso pode servir de motivação para que ele continue seu trabalho com excelência;
  • Se possível, demonstre com ações e atitudes que a organização valoriza o trabalho dele. Ofereça benefícios, cursos para que ele desenvolva um crescimento pessoal e profissional;
  • Deixe claro quais são os motivos pelos quais a empresa não pode arcar com esse tipo de compromisso. Justificar a decisão negativa ajuda a fazer com que o colaborador compreenda melhor a decisão tomada.

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Sobretudo, é fundamental buscar formas de mantê-lo em uma posição confortável para que permaneça produzindo com qualidade.

Também é necessário cumprir com o que foi dito ao funcionário, ou seja, o que for combinado em reunião deve ser levado adiante. Caso contrário, pode ser que aquele colaborador excelente e que trazia grandes resultados para a empresa se torne uma pessoa desacreditada, desestimulada e passe todos esses sentimentos aos demais colegas de equipe, gerando um ambiente de trabalho menos harmonioso.

Dessa forma, fica claro que a empresa deve dar atenção aos seus funcionários, ainda que ela deixe para uma próxima oportunidade aquilo que foi solicitado. Gostou do tema abordado? Curta e compartilhe esse conteúdo nas redes socais.  

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Imagem: g-stockstudio / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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