Como Melhorar sua Performance Profissional

Homem em posição pronta para correr na pista

Confira uma lista de dicas para melhorar a sua performance profissional.

Todos os profissionais buscam alta performance em suas carreiras, alcançar o êxito, ter satisfação tanto no trabalho como na vida pessoal. Nesse caminho, buscar cursos de aperfeiçoamento para ampliar conhecimentos técnicos é muito importante. Porém, buscar o desenvolvimento comportamental pode contribuir, e muito, com o desempenho de um profissional.

O mercado está cada vez mais competitivo e os profissionais que desejam se destacar precisam investir em suas habilidades pessoais. No artigo a seguir listamos dicas simples de implementar na sua rotina para te ajudar a melhorar sua performance. Com pequenas mudanças você pode se tornar um profissional mais requisitado.

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

Dicas para melhorar a sua performance profissional

Para aumentar as suas chances de encontrar uma boa colocação no mercado profissional, é essencial investir na melhoria das suas habilidades. Confira a seguir dicas relevantes para melhorar a sua performance profissional e assim se tornar uma das escolhas do mercado. 

 

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

1. Organização

Parece óbvio que ser organizado é determinante para se destacar tanto na vida profissional quanto pessoal. No entanto, nem todo mundo se dá conta disso e acaba pecando nesse quesito. A rotina de boa parte das pessoas está bastante atribulada e isso pode contribuir para esse “desleixo” com a organização.

O ideal é se questionar o quanto você está conseguindo ser plenamente organizado. Os seus horários e afazeres estão organizados de forma satisfatória para o seu bom desempenho?

A dica é adotar um sistema que te ajude a se organizar, como uma agenda ou mesmo um aplicativo. Procure formas de otimizar o seu tempo de maneira a conseguir um bom desempenho tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

2. Esteja aberto a críticas construtivas

Quando ouve a palavra “crítica” você já se sente intimidado? Saiba que, para melhorar a sua performance profissional, é importante mudar esse registro. O mais indicado é estar aberto para críticas construtivas, aqueles feedbacks que apontam algo relevante a ser melhorado.

É interessante, inclusive, solicitar essas críticas para as pessoas qualificadas que o cercam. Ouça com atenção e absorva os pontos levantados por aqueles que te rodeiam. Assim, você poderá ter melhores resultados, construindo uma atuação mais proativa no mercado. 

3. Melhore sua capacidade de trabalho em equipe

Uma das bases para ser um profissional de alta performance é ter um bom desempenho em equipe. Essa é uma das qualidades mais valorizadas pelo mercado nos dias de hoje. Não há tempo a perder com individualismos e conflitos com outros membros da equipe. Observe de que forma você se relaciona com aqueles que fazem parte dos projetos.

Uma boa relação entre os membros de uma equipe é crucial para alcançar bons resultados. Para melhorar seu desempenho em grupo é válido investir na potencialização da sua capacidade de comunicação. As pessoas precisam estar abertas para debates sem focos bélicos com os demais.

4. Tenha um plano de carreira

Os profissionais devem ter um plano de carreira devidamente traçado para guiar a sua atuação. Para quem pensa que se trata de uma atribuição exclusiva das empresas é necessário alertar para a relevância de ter seu próprio planejamento. Até porque, um plano feito por você terá maior foco nos seus anseios enquanto profissional. 

Coloque seus objetivos e desejos em uma planilha para tornar mais fácil entender em que ponto você está e aonde quer chegar. Determine as suas metas e objetivos para facilitar o seu caminho até o resultado esperado, a sua ascensão no mercado. Com esse planejamento base você terá mais facilidade de escolher cursos e demais investimentos em qualificação.

5. Networking

Ter uma boa rede de contatos é importante para quem deseja se estabelecer no mercado. Devemos ressaltar que a construção dessa rede não pode ser feita de maneira artificial. Os profissionais devem procurar estreitar os laços com aqueles que passam a fazer parte da sua rede de contatos.

Busque estabelecer contato com profissionais que estejam alinhados com seus valores e forma de atuar no mercado. Em cursos e treinamentos você têm ótimas oportunidades de dar início a esses contatos que podem ajudar a alavancar a sua carreira. 

6. Tenha momentos de lazer

Para ser um profissional de alta performance é essencial ter uma vida pessoal bem estruturada. Tire momentos para se divertir e descansar dos problemas de trabalho. Isso permite manter a sua cabeça aberta para encontrar novas soluções para resolver as demandas corporativas. Dedique parte do seu tempo para realizar algum hobby, interagir com seus amigos, assistir séries e filmes, entre outros.

Essas atividades são essenciais para a sensação de renovação de energias que é o que te guiará para um desempenho sempre melhor. A performance profissional também é um reflexo da forma como você está levando sua vida pessoal.

Não ter tempo para as pessoas que você ama pode gerar um grande desgaste que se refletirá na perda do ritmo de produtividade. Então, não esqueça de cuidar bem de si mesmo. 

7. Processo de Coaching 

O Coaching é um método de desenvolvimento humano, que visa o aprimoramento de habilidades e capacidades de uma pessoa. Assim o indivíduo pode alcançar seus objetivos, tanto no âmbito pessoal como profissional. Ao adotar o Coaching como filosofia de vida, você entrará em um processo de evolução contínua, visando sempre a alta performance. O Coaching lhe auxiliará nos seguintes quesitos:

  • Definição de crenças e valores;
  • Definição de objetivos e metas;
  • Planos de ação e foco;
  • Descoberta de novas competências;
  • Aprimoramento de habilidades e capacidades;
  • Eliminação de barreiras;
  • Tomada de decisões rápidas e adequadas;
  • Melhoria nos relacionamentos;
  • Desenvolvimento de habilidades em liderança;
  • Organização;
  • Autofeedback. 

O Coaching de Carreira é também uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ascender profissionalmente. O Coach conduz o Coachee a obter uma visão mais ampla de onde está e aonde quer chegar. É a forma mais eficiente de sair do ponto A e chegar ao ponto B muito melhor do que quando começou esse processo. 

Os benefícios são inúmeros, como o desenvolvimento da comunicação, da inteligência e controle emocional. Também melhora a gestão de tempo, aumenta a motivação, potencializa relacionamentos, amplia o autoconhecimento e promove a autorreflexão.

Com essas dicas você pode melhorar a sua performance profissional. Aproveite para compartilhá-las com os seus amigos e levar a inspiração adiante!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63